O uso da musicoterapia em apoio a psicoterapia para crianças com transtorno do espectro autista
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61618 |
Resumo: | O transtorno do espectro autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico e manifestações comportamentais, em crianças o diagnostico pode ser realizado nos primeiros anos de vida. A musicoterapia é uma das alternativas que funciona como uma técnica que vai da prática da arte até o tratamento, no contexto de psicoterapia infantil, ela auxilia no tratamento e intervenção, promovendo desenvolvimento de crianças em tratamento clínico ou no acompanhamento psicoeducacional. Muitos estudos em neurociências têm demonstrado que tanto a música instrumental quanto as canções consistem em excelentes elementos para estudo das emoções, uma vez que não somente são capazes de eliciar respostas com valência positiva e negativa, mas, também e principalmente, por estas respostas serem consistentes mesmo em indivíduos de culturas diferentes. A música pode ser utilizada no contexto de uma relação terapêutica para promover melhora da saúde bem como para subsidiar novas abordagens clínicas de tratamento de crianças com TEA. |
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