O uso da musicoterapia em apoio a psicoterapia para crianças com transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Yan José Cabral da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/61618
Resumo: O transtorno do espectro autista é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico e manifestações comportamentais, em crianças o diagnostico pode ser realizado nos primeiros anos de vida. A musicoterapia é uma das alternativas que funciona como uma técnica que vai da prática da arte até o tratamento, no contexto de psicoterapia infantil, ela auxilia no tratamento e intervenção, promovendo desenvolvimento de crianças em tratamento clínico ou no acompanhamento psicoeducacional. Muitos estudos em neurociências têm demonstrado que tanto a música instrumental quanto as canções consistem em excelentes elementos para estudo das emoções, uma vez que não somente são capazes de eliciar respostas com valência positiva e negativa, mas, também e principalmente, por estas respostas serem consistentes mesmo em indivíduos de culturas diferentes. A música pode ser utilizada no contexto de uma relação terapêutica para promover melhora da saúde bem como para subsidiar novas abordagens clínicas de tratamento de crianças com TEA.
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