Do silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIJUI |
Texto Completo: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4309 |
Resumo: | O presente trabalho parte de uma pesquisa bibliográfica a partir de autores clássicos e contemporâneos, a qual pretende demonstrar de que forma a música pode contribuir no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, principalmente, no que tange à comunicação. Para tanto, inicialmente buscou-se estudar a história do autismo, com base nos estudos científicos e contribuições da Psicanálise para este tema. À luz da literatura, o autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, denominado Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um distúrbio de desenvolvimento complexo, com etiologias múltiplas e graus variados de severidade, que revela problemas sérios na interação social, na comunicação e no comportamento, que é bastante limitado e de natureza repetitiva e estereotipada. Assim sendo, visou-se refletir sobre as dificuldades vividas por essas crianças e suas famílias, trazendo a música como uma ferramenta que pode fomentar as potencialidades desses sujeitos em diversas áreas, como: romper com os padrões de isolamento e abandono social, contribuindo para o desenvolvimento socioemocional; facilitar a comunicação verbal e não-verbal; reduzir os comportamentos consequentes de problemas de percepção e funcionamento motor, melhorando o desenvolvimento nessas áreas. Conclui-se com o presente estudo que o entendimento do autismo vem se modificando ao longo do tempo, e que a experiência criativa com a música poderá criar alterações na vida do sujeito, permitindo que alguns comportamentos permanentes se modifiquem dentro do modelo terapêutico e, que essa mudança seja diferida para outras situações da vida pessoal do sujeito autista. |
id |
UNIJ_c028a7c49e4d11fa1fab877d21a766ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4309 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDo silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista2017-07-2620162017-07-26T22:01:58Z2017-07-26T22:01:58ZO presente trabalho parte de uma pesquisa bibliográfica a partir de autores clássicos e contemporâneos, a qual pretende demonstrar de que forma a música pode contribuir no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, principalmente, no que tange à comunicação. Para tanto, inicialmente buscou-se estudar a história do autismo, com base nos estudos científicos e contribuições da Psicanálise para este tema. À luz da literatura, o autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, denominado Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um distúrbio de desenvolvimento complexo, com etiologias múltiplas e graus variados de severidade, que revela problemas sérios na interação social, na comunicação e no comportamento, que é bastante limitado e de natureza repetitiva e estereotipada. Assim sendo, visou-se refletir sobre as dificuldades vividas por essas crianças e suas famílias, trazendo a música como uma ferramenta que pode fomentar as potencialidades desses sujeitos em diversas áreas, como: romper com os padrões de isolamento e abandono social, contribuindo para o desenvolvimento socioemocional; facilitar a comunicação verbal e não-verbal; reduzir os comportamentos consequentes de problemas de percepção e funcionamento motor, melhorando o desenvolvimento nessas áreas. Conclui-se com o presente estudo que o entendimento do autismo vem se modificando ao longo do tempo, e que a experiência criativa com a música poderá criar alterações na vida do sujeito, permitindo que alguns comportamentos permanentes se modifiquem dentro do modelo terapêutico e, que essa mudança seja diferida para outras situações da vida pessoal do sujeito autista.56 f.Ciências HumanasPsicologiaTranstorno do Espectro AutistaMúsicaMusicoterapia.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4309DMD_hdl_123456789/4309Dornelles, Luana Liz Eichelbergerporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuana%20Liz%20Eichelberger%20Dornelles.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4309/1/Luana%20Liz%20Eichelberger%20Dornelles.pdfapplication/pdf570964http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4309/1/Luana%20Liz%20Eichelberger%20Dornelles.pdfd58984e526e19a6005b59a5fd640c58aMD5123456789_4309_12019-01-21T12:45:24Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
Do silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista |
title |
Do silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista |
spellingShingle |
Do silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista Dornelles, Luana Liz Eichelberger Ciências Humanas Psicologia Transtorno do Espectro Autista Música Musicoterapia. |
title_short |
Do silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista |
title_full |
Do silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista |
title_fullStr |
Do silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista |
title_full_unstemmed |
Do silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista |
title_sort |
Do silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista |
author |
Dornelles, Luana Liz Eichelberger |
author_facet |
Dornelles, Luana Liz Eichelberger |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dornelles, Luana Liz Eichelberger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Psicologia Transtorno do Espectro Autista Música Musicoterapia. |
topic |
Ciências Humanas Psicologia Transtorno do Espectro Autista Música Musicoterapia. |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
O presente trabalho parte de uma pesquisa bibliográfica a partir de autores clássicos e contemporâneos, a qual pretende demonstrar de que forma a música pode contribuir no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, principalmente, no que tange à comunicação. Para tanto, inicialmente buscou-se estudar a história do autismo, com base nos estudos científicos e contribuições da Psicanálise para este tema. À luz da literatura, o autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, denominado Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um distúrbio de desenvolvimento complexo, com etiologias múltiplas e graus variados de severidade, que revela problemas sérios na interação social, na comunicação e no comportamento, que é bastante limitado e de natureza repetitiva e estereotipada. Assim sendo, visou-se refletir sobre as dificuldades vividas por essas crianças e suas famílias, trazendo a música como uma ferramenta que pode fomentar as potencialidades desses sujeitos em diversas áreas, como: romper com os padrões de isolamento e abandono social, contribuindo para o desenvolvimento socioemocional; facilitar a comunicação verbal e não-verbal; reduzir os comportamentos consequentes de problemas de percepção e funcionamento motor, melhorando o desenvolvimento nessas áreas. Conclui-se com o presente estudo que o entendimento do autismo vem se modificando ao longo do tempo, e que a experiência criativa com a música poderá criar alterações na vida do sujeito, permitindo que alguns comportamentos permanentes se modifiquem dentro do modelo terapêutico e, que essa mudança seja diferida para outras situações da vida pessoal do sujeito autista. 56 f. |
description |
O presente trabalho parte de uma pesquisa bibliográfica a partir de autores clássicos e contemporâneos, a qual pretende demonstrar de que forma a música pode contribuir no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, principalmente, no que tange à comunicação. Para tanto, inicialmente buscou-se estudar a história do autismo, com base nos estudos científicos e contribuições da Psicanálise para este tema. À luz da literatura, o autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, denominado Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um distúrbio de desenvolvimento complexo, com etiologias múltiplas e graus variados de severidade, que revela problemas sérios na interação social, na comunicação e no comportamento, que é bastante limitado e de natureza repetitiva e estereotipada. Assim sendo, visou-se refletir sobre as dificuldades vividas por essas crianças e suas famílias, trazendo a música como uma ferramenta que pode fomentar as potencialidades desses sujeitos em diversas áreas, como: romper com os padrões de isolamento e abandono social, contribuindo para o desenvolvimento socioemocional; facilitar a comunicação verbal e não-verbal; reduzir os comportamentos consequentes de problemas de percepção e funcionamento motor, melhorando o desenvolvimento nessas áreas. Conclui-se com o presente estudo que o entendimento do autismo vem se modificando ao longo do tempo, e que a experiência criativa com a música poderá criar alterações na vida do sujeito, permitindo que alguns comportamentos permanentes se modifiquem dentro do modelo terapêutico e, que essa mudança seja diferida para outras situações da vida pessoal do sujeito autista. |
publishDate |
2016 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2016 2017-07-26T22:01:58Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-26 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-07-26T22:01:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4309 DMD_hdl_123456789/4309 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4309 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/4309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623415993326895104 |