Do silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dornelles, Luana Liz Eichelberger
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIJUI
Texto Completo: http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4309
Resumo: O presente trabalho parte de uma pesquisa bibliográfica a partir de autores clássicos e contemporâneos, a qual pretende demonstrar de que forma a música pode contribuir no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, principalmente, no que tange à comunicação. Para tanto, inicialmente buscou-se estudar a história do autismo, com base nos estudos científicos e contribuições da Psicanálise para este tema. À luz da literatura, o autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, denominado Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um distúrbio de desenvolvimento complexo, com etiologias múltiplas e graus variados de severidade, que revela problemas sérios na interação social, na comunicação e no comportamento, que é bastante limitado e de natureza repetitiva e estereotipada. Assim sendo, visou-se refletir sobre as dificuldades vividas por essas crianças e suas famílias, trazendo a música como uma ferramenta que pode fomentar as potencialidades desses sujeitos em diversas áreas, como: romper com os padrões de isolamento e abandono social, contribuindo para o desenvolvimento socioemocional; facilitar a comunicação verbal e não-verbal; reduzir os comportamentos consequentes de problemas de percepção e funcionamento motor, melhorando o desenvolvimento nessas áreas. Conclui-se com o presente estudo que o entendimento do autismo vem se modificando ao longo do tempo, e que a experiência criativa com a música poderá criar alterações na vida do sujeito, permitindo que alguns comportamentos permanentes se modifiquem dentro do modelo terapêutico e, que essa mudança seja diferida para outras situações da vida pessoal do sujeito autista.
id UNIJ_c028a7c49e4d11fa1fab877d21a766ba
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/4309
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisDo silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista2017-07-2620162017-07-26T22:01:58Z2017-07-26T22:01:58ZO presente trabalho parte de uma pesquisa bibliográfica a partir de autores clássicos e contemporâneos, a qual pretende demonstrar de que forma a música pode contribuir no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, principalmente, no que tange à comunicação. Para tanto, inicialmente buscou-se estudar a história do autismo, com base nos estudos científicos e contribuições da Psicanálise para este tema. À luz da literatura, o autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, denominado Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um distúrbio de desenvolvimento complexo, com etiologias múltiplas e graus variados de severidade, que revela problemas sérios na interação social, na comunicação e no comportamento, que é bastante limitado e de natureza repetitiva e estereotipada. Assim sendo, visou-se refletir sobre as dificuldades vividas por essas crianças e suas famílias, trazendo a música como uma ferramenta que pode fomentar as potencialidades desses sujeitos em diversas áreas, como: romper com os padrões de isolamento e abandono social, contribuindo para o desenvolvimento socioemocional; facilitar a comunicação verbal e não-verbal; reduzir os comportamentos consequentes de problemas de percepção e funcionamento motor, melhorando o desenvolvimento nessas áreas. Conclui-se com o presente estudo que o entendimento do autismo vem se modificando ao longo do tempo, e que a experiência criativa com a música poderá criar alterações na vida do sujeito, permitindo que alguns comportamentos permanentes se modifiquem dentro do modelo terapêutico e, que essa mudança seja diferida para outras situações da vida pessoal do sujeito autista.56 f.Ciências HumanasPsicologiaTranstorno do Espectro AutistaMúsicaMusicoterapia.http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4309DMD_hdl_123456789/4309Dornelles, Luana Liz Eichelbergerporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessLuana%20Liz%20Eichelberger%20Dornelles.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4309/1/Luana%20Liz%20Eichelberger%20Dornelles.pdfapplication/pdf570964http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/4309/1/Luana%20Liz%20Eichelberger%20Dornelles.pdfd58984e526e19a6005b59a5fd640c58aMD5123456789_4309_12019-01-21T12:45:24Zmail@mail.com -
dc.title.none.fl_str_mv Do silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista
title Do silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista
spellingShingle Do silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista
Dornelles, Luana Liz Eichelberger
Ciências Humanas
Psicologia
Transtorno do Espectro Autista
Música
Musicoterapia.
title_short Do silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista
title_full Do silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista
title_fullStr Do silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista
title_full_unstemmed Do silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista
title_sort Do silêncio ao som: a musicoterapia no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista
author Dornelles, Luana Liz Eichelberger
author_facet Dornelles, Luana Liz Eichelberger
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dornelles, Luana Liz Eichelberger
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências Humanas
Psicologia
Transtorno do Espectro Autista
Música
Musicoterapia.
topic Ciências Humanas
Psicologia
Transtorno do Espectro Autista
Música
Musicoterapia.
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv O presente trabalho parte de uma pesquisa bibliográfica a partir de autores clássicos e contemporâneos, a qual pretende demonstrar de que forma a música pode contribuir no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, principalmente, no que tange à comunicação. Para tanto, inicialmente buscou-se estudar a história do autismo, com base nos estudos científicos e contribuições da Psicanálise para este tema. À luz da literatura, o autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, denominado Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um distúrbio de desenvolvimento complexo, com etiologias múltiplas e graus variados de severidade, que revela problemas sérios na interação social, na comunicação e no comportamento, que é bastante limitado e de natureza repetitiva e estereotipada. Assim sendo, visou-se refletir sobre as dificuldades vividas por essas crianças e suas famílias, trazendo a música como uma ferramenta que pode fomentar as potencialidades desses sujeitos em diversas áreas, como: romper com os padrões de isolamento e abandono social, contribuindo para o desenvolvimento socioemocional; facilitar a comunicação verbal e não-verbal; reduzir os comportamentos consequentes de problemas de percepção e funcionamento motor, melhorando o desenvolvimento nessas áreas. Conclui-se com o presente estudo que o entendimento do autismo vem se modificando ao longo do tempo, e que a experiência criativa com a música poderá criar alterações na vida do sujeito, permitindo que alguns comportamentos permanentes se modifiquem dentro do modelo terapêutico e, que essa mudança seja diferida para outras situações da vida pessoal do sujeito autista.
56 f.
description O presente trabalho parte de uma pesquisa bibliográfica a partir de autores clássicos e contemporâneos, a qual pretende demonstrar de que forma a música pode contribuir no tratamento de crianças com Transtorno do Espectro Autista, principalmente, no que tange à comunicação. Para tanto, inicialmente buscou-se estudar a história do autismo, com base nos estudos científicos e contribuições da Psicanálise para este tema. À luz da literatura, o autismo é um termo geral usado para descrever um grupo de transtornos de desenvolvimento do cérebro, denominado Transtorno do Espectro Autista. Trata-se de um distúrbio de desenvolvimento complexo, com etiologias múltiplas e graus variados de severidade, que revela problemas sérios na interação social, na comunicação e no comportamento, que é bastante limitado e de natureza repetitiva e estereotipada. Assim sendo, visou-se refletir sobre as dificuldades vividas por essas crianças e suas famílias, trazendo a música como uma ferramenta que pode fomentar as potencialidades desses sujeitos em diversas áreas, como: romper com os padrões de isolamento e abandono social, contribuindo para o desenvolvimento socioemocional; facilitar a comunicação verbal e não-verbal; reduzir os comportamentos consequentes de problemas de percepção e funcionamento motor, melhorando o desenvolvimento nessas áreas. Conclui-se com o presente estudo que o entendimento do autismo vem se modificando ao longo do tempo, e que a experiência criativa com a música poderá criar alterações na vida do sujeito, permitindo que alguns comportamentos permanentes se modifiquem dentro do modelo terapêutico e, que essa mudança seja diferida para outras situações da vida pessoal do sujeito autista.
publishDate 2016
dc.date.available.fl_str_mv 2016
2017-07-26T22:01:58Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-07-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-26T22:01:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
status_str publishedVersion
format bachelorThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4309
DMD_hdl_123456789/4309
url http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4309
identifier_str_mv DMD_hdl_123456789/4309
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.bitstream.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron:UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1623415993326895104