A inclusão de crianças no âmbito escolar com Transtorno do Espectro Autista e atuação do psicólogo escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36227 |
Resumo: | O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio neurológico causado por um desenvolvimento atípico que causa manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, o seu diagnóstico ocorre de a partir de observações da criança, entrevista com os pais e aplicação de instrumentos específicos. O psicólogo desenvolve um papel importante no diagnostico do Transtorno do Espectro Autista, ele auxilia o individuo a enfrentar e a administrar os desafios associados ao autismo. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o que é transtorno do espectro autista, a importância do psicólogo no âmbito educacional , quais suas contribuições e efetividade do mesmo, com base no material publicado através de pesquisas bibliográfica, como artigos científicos, livros e trabalhos publicados nos últimos dez anos, direcionado para o Transtorno do Espectro Autista do reconhecimento à inclusão no âmbito educacional, com ênfase a inclusão no âmbito escolar, a importância do psicólogo no contexto escolar e a sua eficácia. |
id |
Krot_269896ce1b20417213ee2a59bb665f6a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36227 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
MORAIS, Barbara Antonio de2022-02-10T14:26:57Z2022-02-10T14:26:57Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36227O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio neurológico causado por um desenvolvimento atípico que causa manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, o seu diagnóstico ocorre de a partir de observações da criança, entrevista com os pais e aplicação de instrumentos específicos. O psicólogo desenvolve um papel importante no diagnostico do Transtorno do Espectro Autista, ele auxilia o individuo a enfrentar e a administrar os desafios associados ao autismo. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o que é transtorno do espectro autista, a importância do psicólogo no âmbito educacional , quais suas contribuições e efetividade do mesmo, com base no material publicado através de pesquisas bibliográfica, como artigos científicos, livros e trabalhos publicados nos últimos dez anos, direcionado para o Transtorno do Espectro Autista do reconhecimento à inclusão no âmbito educacional, com ênfase a inclusão no âmbito escolar, a importância do psicólogo no contexto escolar e a sua eficácia.AutismoInclusãoPsicólogoA inclusão de crianças no âmbito escolar com Transtorno do Espectro Autista e atuação do psicólogo escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALBARBARA_ANTONIO_DE_MORAIS.pdfBARBARA_ANTONIO_DE_MORAIS.pdfapplication/pdf610503https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36227/1/BARBARA_ANTONIO_DE_MORAIS.pdf3b166577bee8ce81023d6bf2a73feb98MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36227/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/362272022-02-10 14:39:07.776oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36227Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-10T17:39:07falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-10T17:39:07Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A inclusão de crianças no âmbito escolar com Transtorno do Espectro Autista e atuação do psicólogo escolar |
title |
A inclusão de crianças no âmbito escolar com Transtorno do Espectro Autista e atuação do psicólogo escolar |
spellingShingle |
A inclusão de crianças no âmbito escolar com Transtorno do Espectro Autista e atuação do psicólogo escolar MORAIS, Barbara Antonio de Autismo Inclusão Psicólogo |
title_short |
A inclusão de crianças no âmbito escolar com Transtorno do Espectro Autista e atuação do psicólogo escolar |
title_full |
A inclusão de crianças no âmbito escolar com Transtorno do Espectro Autista e atuação do psicólogo escolar |
title_fullStr |
A inclusão de crianças no âmbito escolar com Transtorno do Espectro Autista e atuação do psicólogo escolar |
title_full_unstemmed |
A inclusão de crianças no âmbito escolar com Transtorno do Espectro Autista e atuação do psicólogo escolar |
title_sort |
A inclusão de crianças no âmbito escolar com Transtorno do Espectro Autista e atuação do psicólogo escolar |
author |
MORAIS, Barbara Antonio de |
author_facet |
MORAIS, Barbara Antonio de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORAIS, Barbara Antonio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Inclusão Psicólogo |
topic |
Autismo Inclusão Psicólogo |
description |
O Transtorno do Espectro Autista é um distúrbio neurológico causado por um desenvolvimento atípico que causa manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, o seu diagnóstico ocorre de a partir de observações da criança, entrevista com os pais e aplicação de instrumentos específicos. O psicólogo desenvolve um papel importante no diagnostico do Transtorno do Espectro Autista, ele auxilia o individuo a enfrentar e a administrar os desafios associados ao autismo. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o que é transtorno do espectro autista, a importância do psicólogo no âmbito educacional , quais suas contribuições e efetividade do mesmo, com base no material publicado através de pesquisas bibliográfica, como artigos científicos, livros e trabalhos publicados nos últimos dez anos, direcionado para o Transtorno do Espectro Autista do reconhecimento à inclusão no âmbito educacional, com ênfase a inclusão no âmbito escolar, a importância do psicólogo no contexto escolar e a sua eficácia. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-10T14:26:57Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-10T14:26:57Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36227 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36227 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36227/1/BARBARA_ANTONIO_DE_MORAIS.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36227/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3b166577bee8ce81023d6bf2a73feb98 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460209232379904 |