A inclusão escolar da criança com transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIGUEIREDO, Priscila Looze
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53625
Resumo: Este trabalho consiste em apresentar características sobre portadores do espectro autista e fazer a conexão do tema com o papel importante da escola no desenvolvimento social, moral e cognitivo das crianças, e, por essa razão, tendo em vista, o crescente número de crianças com o diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro Autista), discorrer sobre como essas crianças estão sendo inseridas no ambiente escolar. Assim, o transtorno do espectro autista sendo considerado como um transtorno do neurodesenvolvimento; uma condição caracterizada por alterações nas áreas da comunicação, interação social e de comportamento, estabelece-se que os principais sintomas desse transtorno são a dificuldade de fala, movimentos repetitivos e estereotipados e repertório restrito e, por esta razão, a sociedade e a comunidade acadêmica deve trazer a discussão, sob a ótica também da psicologia, de forma pontual e específica, a realidade negligenciada de seus direitos, a ausência de profissionais capacitados, o preconceito, a lacuna no acolhimento e na inclusão escolar destes pequenos cidadãos em sociedade, compreendendo o processo de inclusão escolar da criança diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista, conceituando-o, contextualizando o Sistema Educacional infantil no Brasil e discorrendo sobre o processo de inclusão escolar . Para a conclusão do trabalho foi utilizada a metodologia quantitativa, mediante revisão de literatura, com a realização de pesquisa bibliográfica; configurando uma pesquisa de caráter qualitativo. Os referenciais teóricos que serviram de base nesta pesquisa foram livros e artigos consultados nos bancos de dados online, como as plataformas Scielo, Google Acadêmico e Pepsic. Buscaram-se também materiais publicados nos últimos 10 (dez) anos e, como principais autores, tem-se: Eugênio Cunha e Leo Kanner. Por fim, usou-se a metodologia descritiva; mediante investigação e descrição das características do transtorno do espectro autista e de crianças portadoras em seus ambientes educacionais e pré educacionais, explorando como ocorre o processo da inclusão escolar.
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