A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43410 |
Resumo: | Pretende-se trazer, por meio desta pesquisa, uma compreensão acerca do processo de evolução do desenvolvimento da coordenação motora, bem como o entendimento de sua importância durante a aquisição da escrita e o processo de alfabetização, e as múltiplas formas de estímulos à motricidade. Esse trabalho poderá oferecer possibilidades de reflexão sobre a essencialidade do trabalho com a psicomotricidade nos anos iniciais. Para que a escrita seja adquirida de forma concisa, é essencial que a habilidade motora esteja bem desenvolvida. Atualmente, muitas crianças enfrentam algumas dificuldades na fase inicial do contato com a escrita, bem como profissionais que a acompanham. Muitas vezes, essas habilidades já deveriam ter sido trabalhadas anteriormente, deparando-se com uma defasagem, o que acarreta lentidão ao ingresso do indivíduo no mundo da escrita e alfabetização. Por meio deste, o objetivo geral foi baseado em compreender a importância do papel do professor frente ao desenvolvimento psicomotor da criança e sua relação com a aquisição da escrita. Neste trabalho, o tipo de pesquisa realizado foi a revisão bibliográfica. Foram utilizados nessa pesquisa os principais autores: Vygotsky (1996), Oliveira (1992), Fávero (2004), Paulo Freire (1996), Piaget (2012) e Luria (1998). Foram utilizadas como fontes secundárias de busca documentos, sites de banco de dados, monografias, livros e artigos. |
id |
Krot_26fb9a7062abfe88e9ce739b0ed523cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43410 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetizaçãoDesenvolvimento motorCoordenação motoraMotricidadeEscritaAlfabetizaçãoPretende-se trazer, por meio desta pesquisa, uma compreensão acerca do processo de evolução do desenvolvimento da coordenação motora, bem como o entendimento de sua importância durante a aquisição da escrita e o processo de alfabetização, e as múltiplas formas de estímulos à motricidade. Esse trabalho poderá oferecer possibilidades de reflexão sobre a essencialidade do trabalho com a psicomotricidade nos anos iniciais. Para que a escrita seja adquirida de forma concisa, é essencial que a habilidade motora esteja bem desenvolvida. Atualmente, muitas crianças enfrentam algumas dificuldades na fase inicial do contato com a escrita, bem como profissionais que a acompanham. Muitas vezes, essas habilidades já deveriam ter sido trabalhadas anteriormente, deparando-se com uma defasagem, o que acarreta lentidão ao ingresso do indivíduo no mundo da escrita e alfabetização. Por meio deste, o objetivo geral foi baseado em compreender a importância do papel do professor frente ao desenvolvimento psicomotor da criança e sua relação com a aquisição da escrita. Neste trabalho, o tipo de pesquisa realizado foi a revisão bibliográfica. Foram utilizados nessa pesquisa os principais autores: Vygotsky (1996), Oliveira (1992), Fávero (2004), Paulo Freire (1996), Piaget (2012) e Luria (1998). Foram utilizadas como fontes secundárias de busca documentos, sites de banco de dados, monografias, livros e artigos.2022-07-01T17:19:14Z2022-07-01T17:19:14Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43410PIMENTA, Mayara Silvia Lemeporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-01T17:19:14Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43410Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-01T17:19:14falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-01T17:19:14Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetização |
title |
A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetização |
spellingShingle |
A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetização PIMENTA, Mayara Silvia Leme Desenvolvimento motor Coordenação motora Motricidade Escrita Alfabetização |
title_short |
A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetização |
title_full |
A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetização |
title_fullStr |
A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetização |
title_sort |
A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetização |
author |
PIMENTA, Mayara Silvia Leme |
author_facet |
PIMENTA, Mayara Silvia Leme |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PIMENTA, Mayara Silvia Leme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento motor Coordenação motora Motricidade Escrita Alfabetização |
topic |
Desenvolvimento motor Coordenação motora Motricidade Escrita Alfabetização |
description |
Pretende-se trazer, por meio desta pesquisa, uma compreensão acerca do processo de evolução do desenvolvimento da coordenação motora, bem como o entendimento de sua importância durante a aquisição da escrita e o processo de alfabetização, e as múltiplas formas de estímulos à motricidade. Esse trabalho poderá oferecer possibilidades de reflexão sobre a essencialidade do trabalho com a psicomotricidade nos anos iniciais. Para que a escrita seja adquirida de forma concisa, é essencial que a habilidade motora esteja bem desenvolvida. Atualmente, muitas crianças enfrentam algumas dificuldades na fase inicial do contato com a escrita, bem como profissionais que a acompanham. Muitas vezes, essas habilidades já deveriam ter sido trabalhadas anteriormente, deparando-se com uma defasagem, o que acarreta lentidão ao ingresso do indivíduo no mundo da escrita e alfabetização. Por meio deste, o objetivo geral foi baseado em compreender a importância do papel do professor frente ao desenvolvimento psicomotor da criança e sua relação com a aquisição da escrita. Neste trabalho, o tipo de pesquisa realizado foi a revisão bibliográfica. Foram utilizados nessa pesquisa os principais autores: Vygotsky (1996), Oliveira (1992), Fávero (2004), Paulo Freire (1996), Piaget (2012) e Luria (1998). Foram utilizadas como fontes secundárias de busca documentos, sites de banco de dados, monografias, livros e artigos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2022-07-01T17:19:14Z 2022-07-01T17:19:14Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43410 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43410 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672925846372352 |