A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIMENTA, Mayara Silvia Leme
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43410
Resumo: Pretende-se trazer, por meio desta pesquisa, uma compreensão acerca do processo de evolução do desenvolvimento da coordenação motora, bem como o entendimento de sua importância durante a aquisição da escrita e o processo de alfabetização, e as múltiplas formas de estímulos à motricidade. Esse trabalho poderá oferecer possibilidades de reflexão sobre a essencialidade do trabalho com a psicomotricidade nos anos iniciais. Para que a escrita seja adquirida de forma concisa, é essencial que a habilidade motora esteja bem desenvolvida. Atualmente, muitas crianças enfrentam algumas dificuldades na fase inicial do contato com a escrita, bem como profissionais que a acompanham. Muitas vezes, essas habilidades já deveriam ter sido trabalhadas anteriormente, deparando-se com uma defasagem, o que acarreta lentidão ao ingresso do indivíduo no mundo da escrita e alfabetização. Por meio deste, o objetivo geral foi baseado em compreender a importância do papel do professor frente ao desenvolvimento psicomotor da criança e sua relação com a aquisição da escrita. Neste trabalho, o tipo de pesquisa realizado foi a revisão bibliográfica. Foram utilizados nessa pesquisa os principais autores: Vygotsky (1996), Oliveira (1992), Fávero (2004), Paulo Freire (1996), Piaget (2012) e Luria (1998). Foram utilizadas como fontes secundárias de busca documentos, sites de banco de dados, monografias, livros e artigos.
id Krot_26fb9a7062abfe88e9ce739b0ed523cc
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43410
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetizaçãoDesenvolvimento motorCoordenação motoraMotricidadeEscritaAlfabetizaçãoPretende-se trazer, por meio desta pesquisa, uma compreensão acerca do processo de evolução do desenvolvimento da coordenação motora, bem como o entendimento de sua importância durante a aquisição da escrita e o processo de alfabetização, e as múltiplas formas de estímulos à motricidade. Esse trabalho poderá oferecer possibilidades de reflexão sobre a essencialidade do trabalho com a psicomotricidade nos anos iniciais. Para que a escrita seja adquirida de forma concisa, é essencial que a habilidade motora esteja bem desenvolvida. Atualmente, muitas crianças enfrentam algumas dificuldades na fase inicial do contato com a escrita, bem como profissionais que a acompanham. Muitas vezes, essas habilidades já deveriam ter sido trabalhadas anteriormente, deparando-se com uma defasagem, o que acarreta lentidão ao ingresso do indivíduo no mundo da escrita e alfabetização. Por meio deste, o objetivo geral foi baseado em compreender a importância do papel do professor frente ao desenvolvimento psicomotor da criança e sua relação com a aquisição da escrita. Neste trabalho, o tipo de pesquisa realizado foi a revisão bibliográfica. Foram utilizados nessa pesquisa os principais autores: Vygotsky (1996), Oliveira (1992), Fávero (2004), Paulo Freire (1996), Piaget (2012) e Luria (1998). Foram utilizadas como fontes secundárias de busca documentos, sites de banco de dados, monografias, livros e artigos.2022-07-01T17:19:14Z2022-07-01T17:19:14Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43410PIMENTA, Mayara Silvia Lemeporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-01T17:19:14Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43410Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-01T17:19:14falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-01T17:19:14Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetização
title A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetização
spellingShingle A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetização
PIMENTA, Mayara Silvia Leme
Desenvolvimento motor
Coordenação motora
Motricidade
Escrita
Alfabetização
title_short A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetização
title_full A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetização
title_fullStr A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetização
title_full_unstemmed A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetização
title_sort A importância do desenvolvimento da coordenação motora para a aquisição da escrita no processo de alfabetização
author PIMENTA, Mayara Silvia Leme
author_facet PIMENTA, Mayara Silvia Leme
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PIMENTA, Mayara Silvia Leme
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento motor
Coordenação motora
Motricidade
Escrita
Alfabetização
topic Desenvolvimento motor
Coordenação motora
Motricidade
Escrita
Alfabetização
description Pretende-se trazer, por meio desta pesquisa, uma compreensão acerca do processo de evolução do desenvolvimento da coordenação motora, bem como o entendimento de sua importância durante a aquisição da escrita e o processo de alfabetização, e as múltiplas formas de estímulos à motricidade. Esse trabalho poderá oferecer possibilidades de reflexão sobre a essencialidade do trabalho com a psicomotricidade nos anos iniciais. Para que a escrita seja adquirida de forma concisa, é essencial que a habilidade motora esteja bem desenvolvida. Atualmente, muitas crianças enfrentam algumas dificuldades na fase inicial do contato com a escrita, bem como profissionais que a acompanham. Muitas vezes, essas habilidades já deveriam ter sido trabalhadas anteriormente, deparando-se com uma defasagem, o que acarreta lentidão ao ingresso do indivíduo no mundo da escrita e alfabetização. Por meio deste, o objetivo geral foi baseado em compreender a importância do papel do professor frente ao desenvolvimento psicomotor da criança e sua relação com a aquisição da escrita. Neste trabalho, o tipo de pesquisa realizado foi a revisão bibliográfica. Foram utilizados nessa pesquisa os principais autores: Vygotsky (1996), Oliveira (1992), Fávero (2004), Paulo Freire (1996), Piaget (2012) e Luria (1998). Foram utilizadas como fontes secundárias de busca documentos, sites de banco de dados, monografias, livros e artigos.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-07-01T17:19:14Z
2022-07-01T17:19:14Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43410
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43410
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672925846372352