Ludicidade e educação: desenho na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALENCAR, Ana Paula Lugarezi de Oliveira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37251
Resumo: A importância do desenho na Educação Infantil e de que forma auxilia e pode ser estratégia de ensino para o professor com uma maneira de observar o desenvolvimento do aluno em seu estado emocional, motor e social. O objetivo desse trabalho foi mostrar diferentes significações que em muitos momentos não são observados ao olho do professor sendo o desenho livre um método pedagógico visando estimular seu conhecimento de mundo com a intervenção adequada, para tanto utilizou-se a pesquisa bibliográfica, realizada com bases em livros e artigos científicos consultados em site na internet. Considerou-se o desenho em diferentes experiências e condições de produção que marcam traços, cores e formulações gráficas na educação infantil tendo em vista que a escola tem o desafio de formar estes alunos para a vida com foco na aprendizagem é por meio justamente do contato e da exploração de diversos ambientes e materiais com ações promovidas pelo professor é através do desenho gráfico que a criança expressa seus sentimentos que irá desenvolver e construir um conhecimento das relações sociais e escolar e assim conseguindo expressar seu pensamento, diferentes experiências que muitas vezes não são faladas mas podem ser identificadas.
id Krot_2de90d5364e4fc8980a834e98b7165c5
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/37251
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Ludicidade e educação: desenho na educação infantilEducação infantilDesenhoDesenvolvimentoLinguagemAprendizagemA importância do desenho na Educação Infantil e de que forma auxilia e pode ser estratégia de ensino para o professor com uma maneira de observar o desenvolvimento do aluno em seu estado emocional, motor e social. O objetivo desse trabalho foi mostrar diferentes significações que em muitos momentos não são observados ao olho do professor sendo o desenho livre um método pedagógico visando estimular seu conhecimento de mundo com a intervenção adequada, para tanto utilizou-se a pesquisa bibliográfica, realizada com bases em livros e artigos científicos consultados em site na internet. Considerou-se o desenho em diferentes experiências e condições de produção que marcam traços, cores e formulações gráficas na educação infantil tendo em vista que a escola tem o desafio de formar estes alunos para a vida com foco na aprendizagem é por meio justamente do contato e da exploração de diversos ambientes e materiais com ações promovidas pelo professor é através do desenho gráfico que a criança expressa seus sentimentos que irá desenvolver e construir um conhecimento das relações sociais e escolar e assim conseguindo expressar seu pensamento, diferentes experiências que muitas vezes não são faladas mas podem ser identificadas.2022-03-02T17:11:47Z2022-03-02T17:11:47Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37251ALENCAR, Ana Paula Lugarezi de Oliveiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-02T18:07:07Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/37251Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-03-02T18:07:07falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-03-02T18:07:07Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Ludicidade e educação: desenho na educação infantil
title Ludicidade e educação: desenho na educação infantil
spellingShingle Ludicidade e educação: desenho na educação infantil
ALENCAR, Ana Paula Lugarezi de Oliveira
Educação infantil
Desenho
Desenvolvimento
Linguagem
Aprendizagem
title_short Ludicidade e educação: desenho na educação infantil
title_full Ludicidade e educação: desenho na educação infantil
title_fullStr Ludicidade e educação: desenho na educação infantil
title_full_unstemmed Ludicidade e educação: desenho na educação infantil
title_sort Ludicidade e educação: desenho na educação infantil
author ALENCAR, Ana Paula Lugarezi de Oliveira
author_facet ALENCAR, Ana Paula Lugarezi de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALENCAR, Ana Paula Lugarezi de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Desenho
Desenvolvimento
Linguagem
Aprendizagem
topic Educação infantil
Desenho
Desenvolvimento
Linguagem
Aprendizagem
description A importância do desenho na Educação Infantil e de que forma auxilia e pode ser estratégia de ensino para o professor com uma maneira de observar o desenvolvimento do aluno em seu estado emocional, motor e social. O objetivo desse trabalho foi mostrar diferentes significações que em muitos momentos não são observados ao olho do professor sendo o desenho livre um método pedagógico visando estimular seu conhecimento de mundo com a intervenção adequada, para tanto utilizou-se a pesquisa bibliográfica, realizada com bases em livros e artigos científicos consultados em site na internet. Considerou-se o desenho em diferentes experiências e condições de produção que marcam traços, cores e formulações gráficas na educação infantil tendo em vista que a escola tem o desafio de formar estes alunos para a vida com foco na aprendizagem é por meio justamente do contato e da exploração de diversos ambientes e materiais com ações promovidas pelo professor é através do desenho gráfico que a criança expressa seus sentimentos que irá desenvolver e construir um conhecimento das relações sociais e escolar e assim conseguindo expressar seu pensamento, diferentes experiências que muitas vezes não são faladas mas podem ser identificadas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-02T17:11:47Z
2022-03-02T17:11:47Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37251
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37251
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673019133984768