Arte - educação: a importância do desenho para educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALCÂNTARA, Marcilânia Gomes.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13267
Resumo: O desenho e um meio de linguagem que possui códigos próprios, ou seja, o ato de desenhar oferece a criança a possibilidade de representar o objeto do jeito que sente e entende, e ao adulto oferece a possibilidade de compreender o mundo particular da criança. O estagio constituiu-se importante momento para compreensão do tema, através deste, teve-se a oportunidade de refletir sobre a expressão da criança através de seus desenhos. O objetivo desta pesquisa foi analisar o significado e concepção que estão por trás da pratica do desenho na educação infantil identificando ate que ponto o mesmo favorece ou limita o desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem da criança. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e fundamental "Papa Paulo V I " localizada na cidade de Sousa-Pb, tendo como sujeitos da pesquisa 5 (cinco) alunos de uma sala de pre-escolar II.A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, utilizando como instrumentos de coletas de dados entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores e alunos,observação em sala de aula, bem como as fontes orais e documentais constituídas através do estagio supervisionado em docência. A analise do material mostrou a importância e necessidade do acompanhamento do processo de desenhar pelo educador, para que o mesmo possa interpretar e compreender o desenho produzido pelo educação. O estudo ainda mostrou que o desenho vem sendo trabalhado ora como distração ou nas datas comemorativas, não havendo a valorização devida dessas amostras de expressão. Portanto, com a pesquisa conclui-se que por meio do desenho o educador e capaz de notar o nível de aprendizagem da criança, tomando por base as fases por que passa o desenho, apontadas por Luquet (1969), como também enxergar que alem de serem validos na assimilação dos conteúdos no que diz respeito ao ensino-aprendizagem, através do desenho pose-se identificar aspectos afetivos e emocionais presentes nestas amostras, sendo necessário ao educador proporcionar praticas que privilegiem esse exercício pelo fato do desenho fazer parte do processo de desenvolvimento da criança.
id UFCG_aa93601d1442a70792588079af27a614
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13267
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Arte - educação: a importância do desenho para educação infantil.Art - education: the importance of drawing for early childhood education.Ensino infantilDesenhoEnsino - aprendizagemDesenvolvimento infantilKindergartenDrawingTeaching - learningChild developmentEducação.O desenho e um meio de linguagem que possui códigos próprios, ou seja, o ato de desenhar oferece a criança a possibilidade de representar o objeto do jeito que sente e entende, e ao adulto oferece a possibilidade de compreender o mundo particular da criança. O estagio constituiu-se importante momento para compreensão do tema, através deste, teve-se a oportunidade de refletir sobre a expressão da criança através de seus desenhos. O objetivo desta pesquisa foi analisar o significado e concepção que estão por trás da pratica do desenho na educação infantil identificando ate que ponto o mesmo favorece ou limita o desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem da criança. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e fundamental "Papa Paulo V I " localizada na cidade de Sousa-Pb, tendo como sujeitos da pesquisa 5 (cinco) alunos de uma sala de pre-escolar II.A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, utilizando como instrumentos de coletas de dados entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores e alunos,observação em sala de aula, bem como as fontes orais e documentais constituídas através do estagio supervisionado em docência. A analise do material mostrou a importância e necessidade do acompanhamento do processo de desenhar pelo educador, para que o mesmo possa interpretar e compreender o desenho produzido pelo educação. O estudo ainda mostrou que o desenho vem sendo trabalhado ora como distração ou nas datas comemorativas, não havendo a valorização devida dessas amostras de expressão. Portanto, com a pesquisa conclui-se que por meio do desenho o educador e capaz de notar o nível de aprendizagem da criança, tomando por base as fases por que passa o desenho, apontadas por Luquet (1969), como também enxergar que alem de serem validos na assimilação dos conteúdos no que diz respeito ao ensino-aprendizagem, através do desenho pose-se identificar aspectos afetivos e emocionais presentes nestas amostras, sendo necessário ao educador proporcionar praticas que privilegiem esse exercício pelo fato do desenho fazer parte do processo de desenvolvimento da criança.Drawing is a language medium that has its own codes, that is, the act of drawing offers the child the possibility of representing the object the way he feels and understands, and adult offers the possibility to understand the child's private world. The internship constituted an important moment for understanding the theme, through this, we had the opportunity to reflect on the child's expression through his drawings. The goal of this research was to analyze the meaning and conception that are behind the practice of drawing in early childhood education by identifying the extent to which it favors or limits development in the child's teaching-learning process. The research was carried out at Municipal School of Infantile Education and fundamental "Papa Paulo V I" located in the city of Sousa-Pb, with 5 (five) students from a pre-school room as subjects of the research. The research was developed through a case study, using data collections semi-structured interviews with teachers and students, observation in the classroom, as well as the oral and documentary sources constituted through the internship supervised in teaching. The analysis of the material showed the importance and need for monitoring the process of drawing by the educator, so that he can interpret and understand the design produced by education. The study also showed that the design been worked either as a distraction or on commemorative dates, with no due appreciation of these expression samples. Therefore, with the research it is concluded that for through the drawing the educator is able to notice the child's level of learning, taking based on the phases that the drawing goes through, pointed out by Luquet (1969), as well as see that in addition to being valid in the assimilation of the contents with respect to the teaching-learning, through drawing one can identify affective and emotional aspects present in these samples, being necessary for the educator to provide practices that privilege this exercise because design is part of the development process of child.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Debia Suenia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263ALCÂNTARA, Marcilânia Gomes.20102020-07-13T20:02:37Z2020-07-132020-07-13T20:02:37Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13267ALCÂNTARA, Marcilânia Gomes. Arte - educação: a importância do desenho para educação infantil. 2010. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T17:37:09Zoai:localhost:riufcg/13267Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T17:37:09Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte - educação: a importância do desenho para educação infantil.
Art - education: the importance of drawing for early childhood education.
title Arte - educação: a importância do desenho para educação infantil.
spellingShingle Arte - educação: a importância do desenho para educação infantil.
ALCÂNTARA, Marcilânia Gomes.
Ensino infantil
Desenho
Ensino - aprendizagem
Desenvolvimento infantil
Kindergarten
Drawing
Teaching - learning
Child development
Educação.
title_short Arte - educação: a importância do desenho para educação infantil.
title_full Arte - educação: a importância do desenho para educação infantil.
title_fullStr Arte - educação: a importância do desenho para educação infantil.
title_full_unstemmed Arte - educação: a importância do desenho para educação infantil.
title_sort Arte - educação: a importância do desenho para educação infantil.
author ALCÂNTARA, Marcilânia Gomes.
author_facet ALCÂNTARA, Marcilânia Gomes.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Debia Suenia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
dc.contributor.author.fl_str_mv ALCÂNTARA, Marcilânia Gomes.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino infantil
Desenho
Ensino - aprendizagem
Desenvolvimento infantil
Kindergarten
Drawing
Teaching - learning
Child development
Educação.
topic Ensino infantil
Desenho
Ensino - aprendizagem
Desenvolvimento infantil
Kindergarten
Drawing
Teaching - learning
Child development
Educação.
description O desenho e um meio de linguagem que possui códigos próprios, ou seja, o ato de desenhar oferece a criança a possibilidade de representar o objeto do jeito que sente e entende, e ao adulto oferece a possibilidade de compreender o mundo particular da criança. O estagio constituiu-se importante momento para compreensão do tema, através deste, teve-se a oportunidade de refletir sobre a expressão da criança através de seus desenhos. O objetivo desta pesquisa foi analisar o significado e concepção que estão por trás da pratica do desenho na educação infantil identificando ate que ponto o mesmo favorece ou limita o desenvolvimento no processo de ensino-aprendizagem da criança. A pesquisa foi realizada na Escola Municipal de Ensino Infantil e fundamental "Papa Paulo V I " localizada na cidade de Sousa-Pb, tendo como sujeitos da pesquisa 5 (cinco) alunos de uma sala de pre-escolar II.A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudo de caso, utilizando como instrumentos de coletas de dados entrevistas semi-estruturadas realizadas com professores e alunos,observação em sala de aula, bem como as fontes orais e documentais constituídas através do estagio supervisionado em docência. A analise do material mostrou a importância e necessidade do acompanhamento do processo de desenhar pelo educador, para que o mesmo possa interpretar e compreender o desenho produzido pelo educação. O estudo ainda mostrou que o desenho vem sendo trabalhado ora como distração ou nas datas comemorativas, não havendo a valorização devida dessas amostras de expressão. Portanto, com a pesquisa conclui-se que por meio do desenho o educador e capaz de notar o nível de aprendizagem da criança, tomando por base as fases por que passa o desenho, apontadas por Luquet (1969), como também enxergar que alem de serem validos na assimilação dos conteúdos no que diz respeito ao ensino-aprendizagem, através do desenho pose-se identificar aspectos afetivos e emocionais presentes nestas amostras, sendo necessário ao educador proporcionar praticas que privilegiem esse exercício pelo fato do desenho fazer parte do processo de desenvolvimento da criança.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2020-07-13T20:02:37Z
2020-07-13
2020-07-13T20:02:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13267
ALCÂNTARA, Marcilânia Gomes. Arte - educação: a importância do desenho para educação infantil. 2010. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13267
identifier_str_mv ALCÂNTARA, Marcilânia Gomes. Arte - educação: a importância do desenho para educação infantil. 2010. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744446671028224