ELABORAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO OBJETO DE APRENDIZAGEM VIRTUAL PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DARCO, CLAUDIA
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: FERRARA, CARLA MARIA MALUF, MOTTA, RAQUEL ACCIARITO
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34754
Resumo: Ao refletir sobre o processo ensino-aprendizagem na graduação em enfermagem, pressupõe-se que ainda há necessidade de criar metodologias mais criativas e interativas, para que os aprendizes passem a ser atores de seu próprio aprendizado e não apenas mero espectadores, permitindo o exercício das competências necessárias para a tomada de decisão e habilidade a fim de executarem com maior segurança a prática apreendida. Uma das ferramentas utilizadas para atingir esses objetivos são os objetos de aprendizagem interativos (OAi). Este estudo trata-se de um relato de experiência de docentes das disciplinas de procedimentos privativos de enfermagem e de Ensino a Distância (EAD), do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição privada, sobre as fases de desenvolvimento de OAi: concepção, elaboração e produção do objeto para o ensino na graduação de enfermagem. A metodologia utilizada foi a INTERA, que permitiu a sistematização da construção seguindo as fases de Contextualização – Requisitos – Design - Desenvolvimento- Testes e Qualidade – Disponibilização. A construção de repositórios interoperáveis de objetos educacionais online permitirá o desenvolvimento de sistemas de aprendizagem adaptativos capazes de criar conteúdo para os aprendizes, situações de aprendizagem, com recursos de alta qualidade, que poderão ser identificados e reutilizados nas suas atividades em sala de aula ou em cursos on-line. Conclui-se que a associação de métodos interativos online utilizado de forma racional durante as disciplinas, associados a execução prática dos procedimentos em laboratório, irá otimizar o tempo disponível para a repetição das técnicas, trazendo maior segurança ao discente na execução do procedimento, permitindo identificação dos pontos críticos, atenção e prevenção para possíveis complicações, porém a construção de um OAi não é tarefa fácil, exige tempo e uma equipe multiprofissional especializada.
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Este estudo trata-se de um relato de experiência de docentes das disciplinas de procedimentos privativos de enfermagem e de Ensino a Distância (EAD), do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição privada, sobre as fases de desenvolvimento de OAi: concepção, elaboração e produção do objeto para o ensino na graduação de enfermagem. A metodologia utilizada foi a INTERA, que permitiu a sistematização da construção seguindo as fases de Contextualização – Requisitos – Design - Desenvolvimento- Testes e Qualidade – Disponibilização. A construção de repositórios interoperáveis de objetos educacionais online permitirá o desenvolvimento de sistemas de aprendizagem adaptativos capazes de criar conteúdo para os aprendizes, situações de aprendizagem, com recursos de alta qualidade, que poderão ser identificados e reutilizados nas suas atividades em sala de aula ou em cursos on-line. 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