Panorama da educação à distância no ensino de graduação em enfermagem brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbara Dias Rezende
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A2ZGRZ
Resumo: Introdução: A Educação à Distância (EAD), principalmente nos últimos cinco anos, vem gerando uma reflexão acerca dos rumos da educação na era da tecnologia digital. Diversos cursos à distância são, diariamente, criados e difundidos no mundo inteiro utilizando redes de internet e instrumentos das tecnologias da comunicação. Objetivo: Analisar o panorama da educação à distância no ensino de enfermagem brasileiro. Metodologia: Utilizou-se o método de revisão integrativa conforme Mendes; Silveira; Galvão (2008) utilizando artigos primários. A coleta de dados compreendeu artigos publicados nos últimos 5 anos, período de 2009 a 2014, a partir das bases de dados LILACS e SCIELO, sendo encontrados 4 artigos científicos que fizeram parte da amostra. Por meio dos artigos incluídos na pesquisa, foram estabelecidas duas categorias para análise, sendo a categoria A relacionada à educação à distância no ensino de enfermagem e a categoria B relacionada à educação à distância brasileira. Resultados: Ao cruzar os descritores educação à distância and enfermagem foram obtidos 1117 artigos na base de dados LILACS e 23 na base de dados SCIELO e, ao cruzar os descritores educação à distância and Brasil obteve-se 200 artigos na base de dados LILACS e 74 no SCIELO. Discussão: A Educação a Distância (EAD) se constitui enquanto uma modalidade de ensino que vem ganhando espaço diante da globalização e das inovações tecnológicas e, relacionada ao ensino de enfermagem, esta tem sido aplicada em cursos superiores e na capacitação dos profissionais de enfermagem inseridos nos diversos níveis de assistência ao paciente. Entende-se que esta modalidade de ensino tem significativa relevância visto que o indivíduo pode ser capacitado sem que seja afastado de suas atividades profissionais. No que se relaciona à incorporação da EAD no Brasil podese afirmar que as ferramentas computacionais aliadas ao ensino tem sido cada vez mais incorporadas à prática pedagógica, favorecendo o processo de inserção discente e a inclusão social. Considerações Finais: O panorama da educação à distância no ensino de enfermagem brasileiro apresenta-se em acentuada expansão e aceitação visto que esta se constitui enquanto importante ferramenta para aumento da acessibilidade diante da flexibilização de horários, além da redução de custos relacionados ao processo de formação discente. No que se relaciona à produção de conhecimentos em EAD no Brasil evidencia-se a necessidade de mais pesquisas relacionadas a esta modalidade de ensino visando promover interação entre a necessidade de expansão do acesso à educação brasileira bem como levar a reflexões e capacitações visando gerar produção integral de conhecimento.
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Por meio dos artigos incluídos na pesquisa, foram estabelecidas duas categorias para análise, sendo a categoria A relacionada à educação à distância no ensino de enfermagem e a categoria B relacionada à educação à distância brasileira. Resultados: Ao cruzar os descritores educação à distância and enfermagem foram obtidos 1117 artigos na base de dados LILACS e 23 na base de dados SCIELO e, ao cruzar os descritores educação à distância and Brasil obteve-se 200 artigos na base de dados LILACS e 74 no SCIELO. Discussão: A Educação a Distância (EAD) se constitui enquanto uma modalidade de ensino que vem ganhando espaço diante da globalização e das inovações tecnológicas e, relacionada ao ensino de enfermagem, esta tem sido aplicada em cursos superiores e na capacitação dos profissionais de enfermagem inseridos nos diversos níveis de assistência ao paciente. Entende-se que esta modalidade de ensino tem significativa relevância visto que o indivíduo pode ser capacitado sem que seja afastado de suas atividades profissionais. No que se relaciona à incorporação da EAD no Brasil podese afirmar que as ferramentas computacionais aliadas ao ensino tem sido cada vez mais incorporadas à prática pedagógica, favorecendo o processo de inserção discente e a inclusão social. Considerações Finais: O panorama da educação à distância no ensino de enfermagem brasileiro apresenta-se em acentuada expansão e aceitação visto que esta se constitui enquanto importante ferramenta para aumento da acessibilidade diante da flexibilização de horários, além da redução de custos relacionados ao processo de formação discente. No que se relaciona à produção de conhecimentos em EAD no Brasil evidencia-se a necessidade de mais pesquisas relacionadas a esta modalidade de ensino visando promover interação entre a necessidade de expansão do acesso à educação brasileira bem como levar a reflexões e capacitações visando gerar produção integral de conhecimento.Introduction: Distance Education (EAD), especially in the last five years, has generated a debate about the direction of education in the era of digital technology. Several distance learning courses are daily created and circulated worldwide using internet networks and instruments of communication technologies. Objective: To analyze the panorama of distance education in the Brazilian nursing education. Methods: We used the integrative review method as Mendes; Silveira; Galvão (2008) using primary articles. Data collection consisted of articles published in the last 5 years, from 2009 to 2014, from the LILACS and SCIELO databases, and there are 4 scientific articles that were part of the sample. Through the four articles included in the survey, were established two categories for analysis, with category A related to distance education in nursing education and category B related to distance education in Brazil. Results: When crossing the descriptors distance education and nursing were obtained in 1117 articles in LILACS and 23 in SCIELO database and, when crossing the descriptors distance education and Brazil yielded 200 articles in LILACS and 72 in SCIELO. A total of 4 items selected for the sample composition. Discussion: Distance Learning (ODL) is constituted as a teaching modality that has been gaining ground in the face of globalization and technological innovations and, related to nursing education, this has been applied in higher education and training of nurses inserted the different levels of care to the patient. It is understood that this type of education has significant importance because the individual can be trained without being away from their professional activities. As it relates to the incorporation of distance learning in Brazil can be said that the computational tools allied to education has been increasingly incorporated into teaching practice, favoring student integration process and social inclusion. Final Thoughts: The panorama of distance education in the Brazilian nursing education comes in strong expansion and seen that this constitutes acceptance as an important tool for increasing accessibility on the relaxation times, besides the reduction of costs related to the training process student. As it relates to the production of knowledge in distance education in Brazil highlights the need for more research related to this type of education to promote interaction between the need for expanding access to Brazilian education and lead to reflections and training aimed at generating full production knowledge.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação de recursos humanos em saúdeBrasilEducação à distânciaEnfermagemPanorama da educação à distância no ensino de graduação em enfermagem brasileiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALb_rbara_dias_rezende_gontijo.pdfapplication/pdf877939https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2ZGRZ/1/b_rbara_dias_rezende_gontijo.pdfdd449e04d151d7af84dfb21e1e32d76fMD51TEXTb_rbara_dias_rezende_gontijo.pdf.txtb_rbara_dias_rezende_gontijo.pdf.txtExtracted texttext/plain55794https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A2ZGRZ/2/b_rbara_dias_rezende_gontijo.pdf.txt179e7829ff65209fe6af99790d528efeMD521843/BUBD-A2ZGRZ2019-11-14 06:09:40.803oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A2ZGRZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:09:40Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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