Infanticídio indígena

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANJOS, Iasmim Saraiva dos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41292
Resumo: A presente monografia traz a tona alguns ensinamentos da prática cultural de homicídio envolvendo recém-nascidos nas tribos indígenas. Trata-se de um tema muito delicado, afinal serão analisados os direitos e as limitações dos povos indígenas, afinal e um lado a existência de crime contra a vida, de outro lado a defesa do direito à diversidade cultural. Embora o tema do infanticídio indígena ainda tenha carência na seara da produção científica, porém, isso não ocorre quando o assunto é Lei. A repercussão dos casos de infanticídio ganhou a atenção do legislador infraconstitucional em alguns projetos de lei. A questão central quando se debate a prática do infanticídio indígena revela-se como sendo a forma com que o Estado brasileiro deve tratar tais manifestações, ou seja, se as práticas culturais indígenas que atentam contra o direito à vida e à integridade física devem se sobrepor aos direitos humanos internacionalmente reconhecidos. Portanto este estudo coloca como questão problema: Porque o infanticídio indígena é pouco discutido, tendo tantas mortes e nada é resolvido? A problemática da prática do infanticídio indígena reside no multiculturalismo do Brasil como formador do Pluralismo Jurídico que gerou várias formas de aplicação do Direito, pois, a partir do reconhecimento da organização social dos índios e do pleno exercício de direitos culturais. O objetivo geral terá a função de analisar o aspecto cultural e penal do infanticídio indígena e sua aplicação no cotidiano. O levantamento bibliográfico foi feito através de livros, revistas eletrônicas, leis, doutrinas, monografias e artigos da internet, visto que trata da relação do Direito com a sociedade e da aplicação do mesmo na sociedade.
id Krot_325cf4cdeb9d6d718fe4e6b08928b162
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41292
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Infanticídio indígenaInfanticídio indígenaCrimeDireitos do nascituroA presente monografia traz a tona alguns ensinamentos da prática cultural de homicídio envolvendo recém-nascidos nas tribos indígenas. Trata-se de um tema muito delicado, afinal serão analisados os direitos e as limitações dos povos indígenas, afinal e um lado a existência de crime contra a vida, de outro lado a defesa do direito à diversidade cultural. Embora o tema do infanticídio indígena ainda tenha carência na seara da produção científica, porém, isso não ocorre quando o assunto é Lei. A repercussão dos casos de infanticídio ganhou a atenção do legislador infraconstitucional em alguns projetos de lei. A questão central quando se debate a prática do infanticídio indígena revela-se como sendo a forma com que o Estado brasileiro deve tratar tais manifestações, ou seja, se as práticas culturais indígenas que atentam contra o direito à vida e à integridade física devem se sobrepor aos direitos humanos internacionalmente reconhecidos. Portanto este estudo coloca como questão problema: Porque o infanticídio indígena é pouco discutido, tendo tantas mortes e nada é resolvido? A problemática da prática do infanticídio indígena reside no multiculturalismo do Brasil como formador do Pluralismo Jurídico que gerou várias formas de aplicação do Direito, pois, a partir do reconhecimento da organização social dos índios e do pleno exercício de direitos culturais. O objetivo geral terá a função de analisar o aspecto cultural e penal do infanticídio indígena e sua aplicação no cotidiano. O levantamento bibliográfico foi feito através de livros, revistas eletrônicas, leis, doutrinas, monografias e artigos da internet, visto que trata da relação do Direito com a sociedade e da aplicação do mesmo na sociedade.2022-05-24T14:27:49Z2022-05-24T14:27:49Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41292ANJOS, Iasmim Saraiva dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-24T14:27:49Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41292Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-24T14:27:49falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-24T14:27:49Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Infanticídio indígena
title Infanticídio indígena
spellingShingle Infanticídio indígena
ANJOS, Iasmim Saraiva dos
Infanticídio indígena
Crime
Direitos do nascituro
title_short Infanticídio indígena
title_full Infanticídio indígena
title_fullStr Infanticídio indígena
title_full_unstemmed Infanticídio indígena
title_sort Infanticídio indígena
author ANJOS, Iasmim Saraiva dos
author_facet ANJOS, Iasmim Saraiva dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANJOS, Iasmim Saraiva dos
dc.subject.por.fl_str_mv Infanticídio indígena
Crime
Direitos do nascituro
topic Infanticídio indígena
Crime
Direitos do nascituro
description A presente monografia traz a tona alguns ensinamentos da prática cultural de homicídio envolvendo recém-nascidos nas tribos indígenas. Trata-se de um tema muito delicado, afinal serão analisados os direitos e as limitações dos povos indígenas, afinal e um lado a existência de crime contra a vida, de outro lado a defesa do direito à diversidade cultural. Embora o tema do infanticídio indígena ainda tenha carência na seara da produção científica, porém, isso não ocorre quando o assunto é Lei. A repercussão dos casos de infanticídio ganhou a atenção do legislador infraconstitucional em alguns projetos de lei. A questão central quando se debate a prática do infanticídio indígena revela-se como sendo a forma com que o Estado brasileiro deve tratar tais manifestações, ou seja, se as práticas culturais indígenas que atentam contra o direito à vida e à integridade física devem se sobrepor aos direitos humanos internacionalmente reconhecidos. Portanto este estudo coloca como questão problema: Porque o infanticídio indígena é pouco discutido, tendo tantas mortes e nada é resolvido? A problemática da prática do infanticídio indígena reside no multiculturalismo do Brasil como formador do Pluralismo Jurídico que gerou várias formas de aplicação do Direito, pois, a partir do reconhecimento da organização social dos índios e do pleno exercício de direitos culturais. O objetivo geral terá a função de analisar o aspecto cultural e penal do infanticídio indígena e sua aplicação no cotidiano. O levantamento bibliográfico foi feito através de livros, revistas eletrônicas, leis, doutrinas, monografias e artigos da internet, visto que trata da relação do Direito com a sociedade e da aplicação do mesmo na sociedade.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-24T14:27:49Z
2022-05-24T14:27:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41292
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673002495180800