Alienação parental e suas principais consequências no convívio familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA JÚNIOR, José Adanilson Lima de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44331
Resumo: A alienação parental é fenômeno presente nas relações familiares em principal quando se trata de divórcios e separações de cunho litigioso, desse modo, passou a receber maior atenção no âmbito do Direito devido aos danos por vezes irreversíveis gerados à criança assim como aos pais. Diante desse cenário, a presente monografia teve como objetivo descrever as principais consequências da alienação parental na vida da criança e do adolescente. A revisão bibliográfica foi a metodologia utilizada, se buscou nas legislações, doutrinas e outras produções acadêmicas dos últimos dez anos a base teórica para o melhor desenvolvimento da contenda. Por todo o exposto, as literaturas estudadas apontaram que as consequências da alienação parental variam conforme a idade da vítima podendo provocar anormalidades no desenvolvimento psíquico como ansiedade, depressão, ademais, outros problemas podem surgir, como desinteresse escolar, rompantes de agressividade, irritabilidade, nervosismo excessivo, transtorno de identidade, dificuldade de adaptação ao ambiente normal, desinteresse, desatenção, sono desregulado, dores abdominais e de cabeça, além do sentimento de culpa ao perceber que foi cúmplice de injustiça ao genitor. Quanto aos adolescentes, porquanto à irritabilidade, isolamento e a desordem emocional, restou constatado que as consequências podem ir, além da depressão e outras implicações já destacadas, ao uso de drogas e álcool. Restou cristalino que a Lei n. º 12.318 de 2010 é uma ferramenta essencial no combate à prática da alienação parental em razão das inúmeras e desastrosas consequências à saúde psicológica e física da vítima, seja criança ou adolescente.
id Krot_335e6a164dc1124b0e5e690834c0403d
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44331
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Alienação parental e suas principais consequências no convívio familiarAlienação parentalLei n. º 12.318 de 2010CriançaAdolescenteConsequênciasA alienação parental é fenômeno presente nas relações familiares em principal quando se trata de divórcios e separações de cunho litigioso, desse modo, passou a receber maior atenção no âmbito do Direito devido aos danos por vezes irreversíveis gerados à criança assim como aos pais. Diante desse cenário, a presente monografia teve como objetivo descrever as principais consequências da alienação parental na vida da criança e do adolescente. A revisão bibliográfica foi a metodologia utilizada, se buscou nas legislações, doutrinas e outras produções acadêmicas dos últimos dez anos a base teórica para o melhor desenvolvimento da contenda. Por todo o exposto, as literaturas estudadas apontaram que as consequências da alienação parental variam conforme a idade da vítima podendo provocar anormalidades no desenvolvimento psíquico como ansiedade, depressão, ademais, outros problemas podem surgir, como desinteresse escolar, rompantes de agressividade, irritabilidade, nervosismo excessivo, transtorno de identidade, dificuldade de adaptação ao ambiente normal, desinteresse, desatenção, sono desregulado, dores abdominais e de cabeça, além do sentimento de culpa ao perceber que foi cúmplice de injustiça ao genitor. Quanto aos adolescentes, porquanto à irritabilidade, isolamento e a desordem emocional, restou constatado que as consequências podem ir, além da depressão e outras implicações já destacadas, ao uso de drogas e álcool. Restou cristalino que a Lei n. º 12.318 de 2010 é uma ferramenta essencial no combate à prática da alienação parental em razão das inúmeras e desastrosas consequências à saúde psicológica e física da vítima, seja criança ou adolescente.2022-07-14T13:13:16Z2022-07-14T13:13:16Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44331SOUZA JÚNIOR, José Adanilson Lima deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-14T13:13:16Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44331Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-14T13:13:16falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-14T13:13:16Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Alienação parental e suas principais consequências no convívio familiar
title Alienação parental e suas principais consequências no convívio familiar
spellingShingle Alienação parental e suas principais consequências no convívio familiar
SOUZA JÚNIOR, José Adanilson Lima de
Alienação parental
Lei n. º 12.318 de 2010
Criança
Adolescente
Consequências
title_short Alienação parental e suas principais consequências no convívio familiar
title_full Alienação parental e suas principais consequências no convívio familiar
title_fullStr Alienação parental e suas principais consequências no convívio familiar
title_full_unstemmed Alienação parental e suas principais consequências no convívio familiar
title_sort Alienação parental e suas principais consequências no convívio familiar
author SOUZA JÚNIOR, José Adanilson Lima de
author_facet SOUZA JÚNIOR, José Adanilson Lima de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA JÚNIOR, José Adanilson Lima de
dc.subject.por.fl_str_mv Alienação parental
Lei n. º 12.318 de 2010
Criança
Adolescente
Consequências
topic Alienação parental
Lei n. º 12.318 de 2010
Criança
Adolescente
Consequências
description A alienação parental é fenômeno presente nas relações familiares em principal quando se trata de divórcios e separações de cunho litigioso, desse modo, passou a receber maior atenção no âmbito do Direito devido aos danos por vezes irreversíveis gerados à criança assim como aos pais. Diante desse cenário, a presente monografia teve como objetivo descrever as principais consequências da alienação parental na vida da criança e do adolescente. A revisão bibliográfica foi a metodologia utilizada, se buscou nas legislações, doutrinas e outras produções acadêmicas dos últimos dez anos a base teórica para o melhor desenvolvimento da contenda. Por todo o exposto, as literaturas estudadas apontaram que as consequências da alienação parental variam conforme a idade da vítima podendo provocar anormalidades no desenvolvimento psíquico como ansiedade, depressão, ademais, outros problemas podem surgir, como desinteresse escolar, rompantes de agressividade, irritabilidade, nervosismo excessivo, transtorno de identidade, dificuldade de adaptação ao ambiente normal, desinteresse, desatenção, sono desregulado, dores abdominais e de cabeça, além do sentimento de culpa ao perceber que foi cúmplice de injustiça ao genitor. Quanto aos adolescentes, porquanto à irritabilidade, isolamento e a desordem emocional, restou constatado que as consequências podem ir, além da depressão e outras implicações já destacadas, ao uso de drogas e álcool. Restou cristalino que a Lei n. º 12.318 de 2010 é uma ferramenta essencial no combate à prática da alienação parental em razão das inúmeras e desastrosas consequências à saúde psicológica e física da vítima, seja criança ou adolescente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14T13:13:16Z
2022-07-14T13:13:16Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44331
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673005476282368