ESCOLA COMO ESPAÇO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO DE CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS PARA O ENSINO: A CONSTITUIÇÃO DE UM GRUPO QUE ESTUDA O CURRÍCULO E INVESTIGA A PRÓPRIA PRÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MIRANDA, MIRTES DE SOUZA
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32031
Resumo: Esta pesquisa teve o propósito de investigar o desenvolvimento profissional de um grupo de professores que se reúne na própria escola para estudar números, operações e seu ensino. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida ao longo de três anos. Para tanto, constituiu-se um grupo de estudos com 15 professores que lecionavam matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental no interior de uma escola pública do estado de São Paulo. Esta investigação fundamenta-se em teorias que versam tanto sobre a reflexão e a prática docente quanto sobre o conhecimento e o desenvolvimento profissional docente. Por se tratar de um grupo com características colaborativas, os objetos de conhecimentos matemáticos e as estratégias didáticas estudadas foram delineados pelo coletivo a partir de suas necessidades. Durante as sessões de estudos, tratou-se a respeito do papel da avaliação, da utilização dos jogos e da literatura infantil, especialmente quando se procedia o ensino da temática números. O grupo priorizou ações que favorecessem: o contato com pesquisas da área, as vivências de situações próximas a que os professores encontrariam em sala, as experiências com a utilização de diferentes recursos metodológicos, a análise de protocolos de alunos e o planejamento e a observação de aulas. Em todas as ações desenvolvidas, o foco foi promover aprofundamento dos conhecimentos profissionais a respeito do ensino da matemática e reflexão sobre a prática, favorecendo, assim, o desenvolvimento profissional docente. Observou-se que os participantes do grupo, durante esse processo, ampliaram seu saber profissional e ganharam maior autonomia a partir das reflexões e dos estudos; com isso, aproximaram suas práticas dos conhecimentos científicos que sustentam o fazer pedagógico mais consciente. Os educadores demonstraram maior confiança para discutir sobre matemática e abriram as portas da sala de aula para a pesquisa. Evidenciou-se a percepção, por parte dos participantes, acerca do próprio desenvolvimento profissional e da importância em favorecer espaços na escola para a realização de estudos sistemáticos e contínuos sobre a matemática e seu ensino.
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