Grupo de pesquisa colaborativo e desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais no que se refere ao trabalho com o espaço e suas relações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Plaza, Elaine Matheus
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Curi, Edda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
Texto Completo: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2087
Resumo: A presente pesquisa teve como propósito identificar as ações desenvolvidas por um Grupo de Pesquisa Colaborativo e como essas ações contribuíram para o crescimento profissional das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental no estudo do tema matemático sobre o Espaço e suas relações. A pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolveu-se pela metodologia do estudo de caso que abarcou como estratégia a revisão bibliográfica, a observação participante, a análise documental e a pesquisa de campo realizada nas dependências da Universidade Cruzeiro do Sul, durante os encontros do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Crenças e Práticas de Professores que ensinam Matemática (CCPPM). Dentre as ações desenvolvidas pelo Grupo destacaram-se: a análise de documentos oficiais, a construção coletiva de sequências de ensino, a socialização de práticas docentes, a análise dos protocolos de alunos e, em especial, os estudos teóricos. No decorrer destas ações foram coletadas informações utilizando como instrumentos de pesquisa as notas de campo da pesquisadora, transcrição das gravações em áudio, os registros das memórias das professoras, os relatórios de prática de sala de aula e um questionário fechado para delinear o perfil das professoras dos anos iniciais. A análise dos dados possibilitou compreender a relevância dos estudos teóricos para o aprofundamento, a ampliação e a aquisição dos conhecimentos matemáticos em questão. Permitiu, também, identificar nas reflexões teórico-práticas, indícios de mudanças nas práticas de sala de aula das referidas professoras. Ao final, foi possível concluir que as ações colaborativas desenvolvidas nesse Grupo de Pesquisa, por suas características e especificidades, foram catalisadoras do desenvolvimento profissional docente.  
id UCS-4_42823b43d25343dc2b6b1edf5a2c3090
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2087
network_acronym_str UCS-4
network_name_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository_id_str
spelling Grupo de pesquisa colaborativo e desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais no que se refere ao trabalho com o espaço e suas relaçõesDesenvolvimento Profissional DocenteGrupo de Pesquisa ColaborativoEspaço e suas RelaçõesEnsino e AprendizagemA presente pesquisa teve como propósito identificar as ações desenvolvidas por um Grupo de Pesquisa Colaborativo e como essas ações contribuíram para o crescimento profissional das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental no estudo do tema matemático sobre o Espaço e suas relações. A pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolveu-se pela metodologia do estudo de caso que abarcou como estratégia a revisão bibliográfica, a observação participante, a análise documental e a pesquisa de campo realizada nas dependências da Universidade Cruzeiro do Sul, durante os encontros do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Crenças e Práticas de Professores que ensinam Matemática (CCPPM). Dentre as ações desenvolvidas pelo Grupo destacaram-se: a análise de documentos oficiais, a construção coletiva de sequências de ensino, a socialização de práticas docentes, a análise dos protocolos de alunos e, em especial, os estudos teóricos. No decorrer destas ações foram coletadas informações utilizando como instrumentos de pesquisa as notas de campo da pesquisadora, transcrição das gravações em áudio, os registros das memórias das professoras, os relatórios de prática de sala de aula e um questionário fechado para delinear o perfil das professoras dos anos iniciais. A análise dos dados possibilitou compreender a relevância dos estudos teóricos para o aprofundamento, a ampliação e a aquisição dos conhecimentos matemáticos em questão. Permitiu, também, identificar nas reflexões teórico-práticas, indícios de mudanças nas práticas de sala de aula das referidas professoras. Ao final, foi possível concluir que as ações colaborativas desenvolvidas nesse Grupo de Pesquisa, por suas características e especificidades, foram catalisadoras do desenvolvimento profissional docente.  Editora Cruzeiro do Sul2018-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/208710.26843/rencima.v9i6.2087Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 542179-426X10.26843/rencima.v9i6reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMainstname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2087/1076https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessPlaza, Elaine MatheusCuri, Edda2023-04-21T00:59:33Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2087Revistahttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/indexPRIhttps://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/oai||rencima@cruzeirodosul.edu.br2179-426X2179-426Xopendoar:2023-04-21T00:59:33Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv Grupo de pesquisa colaborativo e desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais no que se refere ao trabalho com o espaço e suas relações
title Grupo de pesquisa colaborativo e desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais no que se refere ao trabalho com o espaço e suas relações
spellingShingle Grupo de pesquisa colaborativo e desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais no que se refere ao trabalho com o espaço e suas relações
Plaza, Elaine Matheus
Desenvolvimento Profissional Docente
Grupo de Pesquisa Colaborativo
Espaço e suas Relações
Ensino e Aprendizagem
title_short Grupo de pesquisa colaborativo e desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais no que se refere ao trabalho com o espaço e suas relações
title_full Grupo de pesquisa colaborativo e desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais no que se refere ao trabalho com o espaço e suas relações
title_fullStr Grupo de pesquisa colaborativo e desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais no que se refere ao trabalho com o espaço e suas relações
title_full_unstemmed Grupo de pesquisa colaborativo e desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais no que se refere ao trabalho com o espaço e suas relações
title_sort Grupo de pesquisa colaborativo e desenvolvimento profissional de professores dos anos iniciais no que se refere ao trabalho com o espaço e suas relações
author Plaza, Elaine Matheus
author_facet Plaza, Elaine Matheus
Curi, Edda
author_role author
author2 Curi, Edda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Plaza, Elaine Matheus
Curi, Edda
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento Profissional Docente
Grupo de Pesquisa Colaborativo
Espaço e suas Relações
Ensino e Aprendizagem
topic Desenvolvimento Profissional Docente
Grupo de Pesquisa Colaborativo
Espaço e suas Relações
Ensino e Aprendizagem
description A presente pesquisa teve como propósito identificar as ações desenvolvidas por um Grupo de Pesquisa Colaborativo e como essas ações contribuíram para o crescimento profissional das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental no estudo do tema matemático sobre o Espaço e suas relações. A pesquisa, de cunho qualitativo, desenvolveu-se pela metodologia do estudo de caso que abarcou como estratégia a revisão bibliográfica, a observação participante, a análise documental e a pesquisa de campo realizada nas dependências da Universidade Cruzeiro do Sul, durante os encontros do Grupo de Pesquisa Conhecimento, Crenças e Práticas de Professores que ensinam Matemática (CCPPM). Dentre as ações desenvolvidas pelo Grupo destacaram-se: a análise de documentos oficiais, a construção coletiva de sequências de ensino, a socialização de práticas docentes, a análise dos protocolos de alunos e, em especial, os estudos teóricos. No decorrer destas ações foram coletadas informações utilizando como instrumentos de pesquisa as notas de campo da pesquisadora, transcrição das gravações em áudio, os registros das memórias das professoras, os relatórios de prática de sala de aula e um questionário fechado para delinear o perfil das professoras dos anos iniciais. A análise dos dados possibilitou compreender a relevância dos estudos teóricos para o aprofundamento, a ampliação e a aquisição dos conhecimentos matemáticos em questão. Permitiu, também, identificar nas reflexões teórico-práticas, indícios de mudanças nas práticas de sala de aula das referidas professoras. Ao final, foi possível concluir que as ações colaborativas desenvolvidas nesse Grupo de Pesquisa, por suas características e especificidades, foram catalisadoras do desenvolvimento profissional docente.  
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2087
10.26843/rencima.v9i6.2087
url https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2087
identifier_str_mv 10.26843/rencima.v9i6.2087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2087/1076
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
publisher.none.fl_str_mv Editora Cruzeiro do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática; v. 9 n. 6 (2018): dez.; 54
2179-426X
10.26843/rencima.v9i6
reponame:Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
collection Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa
repository.name.fl_str_mv Revista de Ensino de Ciências e Matemática - REnCiMa - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv ||rencima@cruzeirodosul.edu.br
_version_ 1799306130812305408