Atividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45500 |
Resumo: | Esta pesquisa traz uma discussão sobre a Educação Inclusiva e o processo de ensino e aprendizagem, apontando a ludicidade como um recurso eficiente para a prática pedagógica dirigida aos alunos com necessidades especiais, pois a inclusão ainda tem representado um grande desafio para muitos educadores. Dessa forma, é preciso buscar meios para que esses alunos se desenvolvam integralmente. Neste sentido, a ludicidade tem sido uma alternativa metodológica muito eficiente, capaz de promover o desenvolvimento de diversas habilidades. Diante disso, traçou-se neste estudo o seguinte objetivo geral: Discutir sobre a importância das atividades lúdicas para a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais atendidos no ensino regular. Quanto aos específicos: Compreender a ludicidade enquanto estratégia de aprendizagem; Discutir sobre o processo de inclusão escolar; Perceber a importância da ludicidade como ferramenta de auxílio para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno com necessidades educativas especiais. Para a elaboração do estudo foi utilizada a pesquisa bibliográfica, pautada na exposição e explicação de ideias, considerando diversos teóricos que abordam a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem, dentre eles citam-se: Freire (2011); Piaget (1972), Vygotisky (2008) e Vygotisky e Luria (1996), Kishimoto (2009);Ausubel (1982); Negrine (2014), cujas obras trazem apontamentos de grande importância para as discussões realizadas durante a pesquisa. |
id |
Krot_3de365c50939dd43718d61887fd1aaa6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45500 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
MAILHO, Juliana2022-08-11T18:32:34Z2022-08-11T18:32:34Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45500Esta pesquisa traz uma discussão sobre a Educação Inclusiva e o processo de ensino e aprendizagem, apontando a ludicidade como um recurso eficiente para a prática pedagógica dirigida aos alunos com necessidades especiais, pois a inclusão ainda tem representado um grande desafio para muitos educadores. Dessa forma, é preciso buscar meios para que esses alunos se desenvolvam integralmente. Neste sentido, a ludicidade tem sido uma alternativa metodológica muito eficiente, capaz de promover o desenvolvimento de diversas habilidades. Diante disso, traçou-se neste estudo o seguinte objetivo geral: Discutir sobre a importância das atividades lúdicas para a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais atendidos no ensino regular. Quanto aos específicos: Compreender a ludicidade enquanto estratégia de aprendizagem; Discutir sobre o processo de inclusão escolar; Perceber a importância da ludicidade como ferramenta de auxílio para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno com necessidades educativas especiais. Para a elaboração do estudo foi utilizada a pesquisa bibliográfica, pautada na exposição e explicação de ideias, considerando diversos teóricos que abordam a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem, dentre eles citam-se: Freire (2011); Piaget (1972), Vygotisky (2008) e Vygotisky e Luria (1996), Kishimoto (2009);Ausubel (1982); Negrine (2014), cujas obras trazem apontamentos de grande importância para as discussões realizadas durante a pesquisa.InclusãoNecessidade especialMetodologiaAlunoAprendizagemAtividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJULIANA+MAILHO.pdfJULIANA+MAILHO.pdfapplication/pdf583714https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45500/1/JULIANA%2bMAILHO.pdff3c9baa6ecb1c08e029c8016a79c59eaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45500/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/455002022-08-11 15:32:34.115oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45500Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T18:32:34falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T18:32:34Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Atividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental |
title |
Atividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental |
spellingShingle |
Atividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental MAILHO, Juliana Inclusão Necessidade especial Metodologia Aluno Aprendizagem |
title_short |
Atividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full |
Atividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Atividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Atividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental |
title_sort |
Atividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental |
author |
MAILHO, Juliana |
author_facet |
MAILHO, Juliana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MAILHO, Juliana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Necessidade especial Metodologia Aluno Aprendizagem |
topic |
Inclusão Necessidade especial Metodologia Aluno Aprendizagem |
description |
Esta pesquisa traz uma discussão sobre a Educação Inclusiva e o processo de ensino e aprendizagem, apontando a ludicidade como um recurso eficiente para a prática pedagógica dirigida aos alunos com necessidades especiais, pois a inclusão ainda tem representado um grande desafio para muitos educadores. Dessa forma, é preciso buscar meios para que esses alunos se desenvolvam integralmente. Neste sentido, a ludicidade tem sido uma alternativa metodológica muito eficiente, capaz de promover o desenvolvimento de diversas habilidades. Diante disso, traçou-se neste estudo o seguinte objetivo geral: Discutir sobre a importância das atividades lúdicas para a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais atendidos no ensino regular. Quanto aos específicos: Compreender a ludicidade enquanto estratégia de aprendizagem; Discutir sobre o processo de inclusão escolar; Perceber a importância da ludicidade como ferramenta de auxílio para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno com necessidades educativas especiais. Para a elaboração do estudo foi utilizada a pesquisa bibliográfica, pautada na exposição e explicação de ideias, considerando diversos teóricos que abordam a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem, dentre eles citam-se: Freire (2011); Piaget (1972), Vygotisky (2008) e Vygotisky e Luria (1996), Kishimoto (2009);Ausubel (1982); Negrine (2014), cujas obras trazem apontamentos de grande importância para as discussões realizadas durante a pesquisa. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-11T18:32:34Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-11T18:32:34Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45500 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45500/1/JULIANA%2bMAILHO.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45500/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f3c9baa6ecb1c08e029c8016a79c59ea 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1826076389117263872 |