Atividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MAILHO, Juliana
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45500
Resumo: Esta pesquisa traz uma discussão sobre a Educação Inclusiva e o processo de ensino e aprendizagem, apontando a ludicidade como um recurso eficiente para a prática pedagógica dirigida aos alunos com necessidades especiais, pois a inclusão ainda tem representado um grande desafio para muitos educadores. Dessa forma, é preciso buscar meios para que esses alunos se desenvolvam integralmente. Neste sentido, a ludicidade tem sido uma alternativa metodológica muito eficiente, capaz de promover o desenvolvimento de diversas habilidades. Diante disso, traçou-se neste estudo o seguinte objetivo geral: Discutir sobre a importância das atividades lúdicas para a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais atendidos no ensino regular. Quanto aos específicos: Compreender a ludicidade enquanto estratégia de aprendizagem; Discutir sobre o processo de inclusão escolar; Perceber a importância da ludicidade como ferramenta de auxílio para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno com necessidades educativas especiais. Para a elaboração do estudo foi utilizada a pesquisa bibliográfica, pautada na exposição e explicação de ideias, considerando diversos teóricos que abordam a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem, dentre eles citam-se: Freire (2011); Piaget (1972), Vygotisky (2008) e Vygotisky e Luria (1996), Kishimoto (2009);Ausubel (1982); Negrine (2014), cujas obras trazem apontamentos de grande importância para as discussões realizadas durante a pesquisa.
id Krot_3de365c50939dd43718d61887fd1aaa6
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45500
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling MAILHO, Juliana2022-08-11T18:32:34Z2022-08-11T18:32:34Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45500Esta pesquisa traz uma discussão sobre a Educação Inclusiva e o processo de ensino e aprendizagem, apontando a ludicidade como um recurso eficiente para a prática pedagógica dirigida aos alunos com necessidades especiais, pois a inclusão ainda tem representado um grande desafio para muitos educadores. Dessa forma, é preciso buscar meios para que esses alunos se desenvolvam integralmente. Neste sentido, a ludicidade tem sido uma alternativa metodológica muito eficiente, capaz de promover o desenvolvimento de diversas habilidades. Diante disso, traçou-se neste estudo o seguinte objetivo geral: Discutir sobre a importância das atividades lúdicas para a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais atendidos no ensino regular. Quanto aos específicos: Compreender a ludicidade enquanto estratégia de aprendizagem; Discutir sobre o processo de inclusão escolar; Perceber a importância da ludicidade como ferramenta de auxílio para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno com necessidades educativas especiais. Para a elaboração do estudo foi utilizada a pesquisa bibliográfica, pautada na exposição e explicação de ideias, considerando diversos teóricos que abordam a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem, dentre eles citam-se: Freire (2011); Piaget (1972), Vygotisky (2008) e Vygotisky e Luria (1996), Kishimoto (2009);Ausubel (1982); Negrine (2014), cujas obras trazem apontamentos de grande importância para as discussões realizadas durante a pesquisa.InclusãoNecessidade especialMetodologiaAlunoAprendizagemAtividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamentalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJULIANA+MAILHO.pdfJULIANA+MAILHO.pdfapplication/pdf583714https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45500/1/JULIANA%2bMAILHO.pdff3c9baa6ecb1c08e029c8016a79c59eaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45500/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/455002022-08-11 15:32:34.115oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45500Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T18:32:34falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T18:32:34Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Atividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental
title Atividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental
spellingShingle Atividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental
MAILHO, Juliana
Inclusão
Necessidade especial
Metodologia
Aluno
Aprendizagem
title_short Atividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full Atividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental
title_fullStr Atividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental
title_full_unstemmed Atividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental
title_sort Atividades lúdicas: uma alternativa metodológica para a aprendizagem dos alunos com necessidades educativas especiais nas séries iniciais do ensino fundamental
author MAILHO, Juliana
author_facet MAILHO, Juliana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MAILHO, Juliana
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Necessidade especial
Metodologia
Aluno
Aprendizagem
topic Inclusão
Necessidade especial
Metodologia
Aluno
Aprendizagem
description Esta pesquisa traz uma discussão sobre a Educação Inclusiva e o processo de ensino e aprendizagem, apontando a ludicidade como um recurso eficiente para a prática pedagógica dirigida aos alunos com necessidades especiais, pois a inclusão ainda tem representado um grande desafio para muitos educadores. Dessa forma, é preciso buscar meios para que esses alunos se desenvolvam integralmente. Neste sentido, a ludicidade tem sido uma alternativa metodológica muito eficiente, capaz de promover o desenvolvimento de diversas habilidades. Diante disso, traçou-se neste estudo o seguinte objetivo geral: Discutir sobre a importância das atividades lúdicas para a aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais atendidos no ensino regular. Quanto aos específicos: Compreender a ludicidade enquanto estratégia de aprendizagem; Discutir sobre o processo de inclusão escolar; Perceber a importância da ludicidade como ferramenta de auxílio para a aprendizagem e desenvolvimento do aluno com necessidades educativas especiais. Para a elaboração do estudo foi utilizada a pesquisa bibliográfica, pautada na exposição e explicação de ideias, considerando diversos teóricos que abordam a importância do lúdico no processo de ensino e aprendizagem, dentre eles citam-se: Freire (2011); Piaget (1972), Vygotisky (2008) e Vygotisky e Luria (1996), Kishimoto (2009);Ausubel (1982); Negrine (2014), cujas obras trazem apontamentos de grande importância para as discussões realizadas durante a pesquisa.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-11T18:32:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-11T18:32:34Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45500
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45500/1/JULIANA%2bMAILHO.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45500/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f3c9baa6ecb1c08e029c8016a79c59ea
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1826076389117263872