Perdas qualitativas e quantitativas na colheita e armazenagem da soja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIMENTEL, Willian Trouva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37315
Resumo: As perdas quantitativas são assinaladas como as perdas de peso e de umidade, geradas pelos processos de respiração e busca pelo equilíbrio higroscópico, respectivamente. Já as perdas qualitativas são as perdas de sabor, odor, valor nutricional, parâmetros fisiológicos e acréscimo do risco de micotoxinas, além da desvalorização de mercado. A partir disso, se delineou o seguinte problema: quais os controles e procedimentos adequados para se prevenir as perdas quantitativas e qualitativas nas etapas de colheita e de armazenagem dos grãos da soja. O objetivo geral do trabalho foi entender o controle e os procedimentos apropriados para reduzir as perdas quantitativas e qualitativas nas fases de colheita e de estocagem dos grãos da soja. A pesquisa metodológica foi uma revisão de literatura, no qual o tema proposto foi dividido em três capítulos: no primeiro se explicou o histórico, as características e a relevância econômica da cultura da soja no Brasil; no segundo se descreveu o processo, tipos e fatores que influenciam a eficiência da colheita dos grãos da soja; no capítulo final, se abordou as ações de controle e o correto procedimento para armazenagem da soja. A soja se exibe como grande geradora de renda e emprego no agronegócio brasileiro, e buscar a diminuição de suas perdas em seu processo produtivo é fundamental para a consolidação do Brasil como um dos grandes produtores mundiais dessa oleaginosa.
id Krot_3fd2beaa0e46057cf87854921051f794
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/37315
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Perdas qualitativas e quantitativas na colheita e armazenagem da sojaArmazenagemColheitaPerdas da sojaAs perdas quantitativas são assinaladas como as perdas de peso e de umidade, geradas pelos processos de respiração e busca pelo equilíbrio higroscópico, respectivamente. Já as perdas qualitativas são as perdas de sabor, odor, valor nutricional, parâmetros fisiológicos e acréscimo do risco de micotoxinas, além da desvalorização de mercado. A partir disso, se delineou o seguinte problema: quais os controles e procedimentos adequados para se prevenir as perdas quantitativas e qualitativas nas etapas de colheita e de armazenagem dos grãos da soja. O objetivo geral do trabalho foi entender o controle e os procedimentos apropriados para reduzir as perdas quantitativas e qualitativas nas fases de colheita e de estocagem dos grãos da soja. A pesquisa metodológica foi uma revisão de literatura, no qual o tema proposto foi dividido em três capítulos: no primeiro se explicou o histórico, as características e a relevância econômica da cultura da soja no Brasil; no segundo se descreveu o processo, tipos e fatores que influenciam a eficiência da colheita dos grãos da soja; no capítulo final, se abordou as ações de controle e o correto procedimento para armazenagem da soja. A soja se exibe como grande geradora de renda e emprego no agronegócio brasileiro, e buscar a diminuição de suas perdas em seu processo produtivo é fundamental para a consolidação do Brasil como um dos grandes produtores mundiais dessa oleaginosa.2022-03-03T17:46:17Z2022-03-03T17:46:17Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37315PIMENTEL, Willian Trouvaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-03T17:51:56Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/37315Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-03-03T17:51:56falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-03-03T17:51:56Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Perdas qualitativas e quantitativas na colheita e armazenagem da soja
title Perdas qualitativas e quantitativas na colheita e armazenagem da soja
spellingShingle Perdas qualitativas e quantitativas na colheita e armazenagem da soja
PIMENTEL, Willian Trouva
Armazenagem
Colheita
Perdas da soja
title_short Perdas qualitativas e quantitativas na colheita e armazenagem da soja
title_full Perdas qualitativas e quantitativas na colheita e armazenagem da soja
title_fullStr Perdas qualitativas e quantitativas na colheita e armazenagem da soja
title_full_unstemmed Perdas qualitativas e quantitativas na colheita e armazenagem da soja
title_sort Perdas qualitativas e quantitativas na colheita e armazenagem da soja
author PIMENTEL, Willian Trouva
author_facet PIMENTEL, Willian Trouva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PIMENTEL, Willian Trouva
dc.subject.por.fl_str_mv Armazenagem
Colheita
Perdas da soja
topic Armazenagem
Colheita
Perdas da soja
description As perdas quantitativas são assinaladas como as perdas de peso e de umidade, geradas pelos processos de respiração e busca pelo equilíbrio higroscópico, respectivamente. Já as perdas qualitativas são as perdas de sabor, odor, valor nutricional, parâmetros fisiológicos e acréscimo do risco de micotoxinas, além da desvalorização de mercado. A partir disso, se delineou o seguinte problema: quais os controles e procedimentos adequados para se prevenir as perdas quantitativas e qualitativas nas etapas de colheita e de armazenagem dos grãos da soja. O objetivo geral do trabalho foi entender o controle e os procedimentos apropriados para reduzir as perdas quantitativas e qualitativas nas fases de colheita e de estocagem dos grãos da soja. A pesquisa metodológica foi uma revisão de literatura, no qual o tema proposto foi dividido em três capítulos: no primeiro se explicou o histórico, as características e a relevância econômica da cultura da soja no Brasil; no segundo se descreveu o processo, tipos e fatores que influenciam a eficiência da colheita dos grãos da soja; no capítulo final, se abordou as ações de controle e o correto procedimento para armazenagem da soja. A soja se exibe como grande geradora de renda e emprego no agronegócio brasileiro, e buscar a diminuição de suas perdas em seu processo produtivo é fundamental para a consolidação do Brasil como um dos grandes produtores mundiais dessa oleaginosa.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-03T17:46:17Z
2022-03-03T17:46:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37315
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/37315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672963833135104