A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65639 |
Resumo: | A importância dessa pesquisa está em mostrar a relevância das metodologias ativas, através do uso de jogos, brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil no que tange a atuação dos professores de educação infantil, pois estas metodologias de ensino contrapõem o ensino o ensino tradicional passivo, ou seja, o tipo de ensino em que o aluno apenas absorve o conhecimento sem fazer parte dele ou de sua construção do conhecimento infantil. Na educação infantil, a criança através do cuidar e educar, próprios dessa etapa aprende a conhecer o corpo, ganhando equilíbrio e domínio de seus movimentos, podendo ser trabalhado pelo professor do berçário a pré-escola. Conhecimento de maneira prazerosa para o aluno, transformando a relação professor x aluno em uma troca diária, onde o professor se apresenta como mediador do professor e o aluno como agente ativo no processo de construção desse aprendizado. A utilização de metodologias ativas em ambiente educacional requer a adoção pelo professor de uma postura investigativa. A presente pesquisa foi elaborada de acordo com a metodologia pesquisa bibliográfica explicativa, pois, visa explorar a importância da ludicidade na utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras pedagógicas na educação infantil, seguindo as teorias interacionistas de Vygotsky que estabelece a construção do conhecimento por meio da troca da criança com seu meio social e demais indivíduos inseridos nele. A pesquisa buscou abordar sobre a valorização do papel do professor enquanto mediador desse processo em uma perspectiva lúdica, de maneira a apresentar a criança como protagonista de seu aprendizado, buscou se utilizar artigos acadêmicos, livros didáticos e pesquisas de renomados autores que apresentam um repertório investigativo pautado na colaboração da criança como protagonista de seu aprendizado e na aplicação da ludicidade como metodologia ativa para o desenvolvimento em espaço da educação infantil. |
id |
Krot_4015246dde17a3af9ba8342b90d0a481 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65639 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantilBrinquedos e brincadeirasEducação infantilJogosLudicidadeA importância dessa pesquisa está em mostrar a relevância das metodologias ativas, através do uso de jogos, brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil no que tange a atuação dos professores de educação infantil, pois estas metodologias de ensino contrapõem o ensino o ensino tradicional passivo, ou seja, o tipo de ensino em que o aluno apenas absorve o conhecimento sem fazer parte dele ou de sua construção do conhecimento infantil. Na educação infantil, a criança através do cuidar e educar, próprios dessa etapa aprende a conhecer o corpo, ganhando equilíbrio e domínio de seus movimentos, podendo ser trabalhado pelo professor do berçário a pré-escola. Conhecimento de maneira prazerosa para o aluno, transformando a relação professor x aluno em uma troca diária, onde o professor se apresenta como mediador do professor e o aluno como agente ativo no processo de construção desse aprendizado. A utilização de metodologias ativas em ambiente educacional requer a adoção pelo professor de uma postura investigativa. A presente pesquisa foi elaborada de acordo com a metodologia pesquisa bibliográfica explicativa, pois, visa explorar a importância da ludicidade na utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras pedagógicas na educação infantil, seguindo as teorias interacionistas de Vygotsky que estabelece a construção do conhecimento por meio da troca da criança com seu meio social e demais indivíduos inseridos nele. A pesquisa buscou abordar sobre a valorização do papel do professor enquanto mediador desse processo em uma perspectiva lúdica, de maneira a apresentar a criança como protagonista de seu aprendizado, buscou se utilizar artigos acadêmicos, livros didáticos e pesquisas de renomados autores que apresentam um repertório investigativo pautado na colaboração da criança como protagonista de seu aprendizado e na aplicação da ludicidade como metodologia ativa para o desenvolvimento em espaço da educação infantil.2023-11-06T19:04:56Z2023-11-06T19:04:56Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65639SANTOS, Gabrielle Duarte dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-06T19:04:56Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65639Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-06T19:04:56falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-06T19:04:56Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil |
title |
A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil |
spellingShingle |
A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil SANTOS, Gabrielle Duarte dos Brinquedos e brincadeiras Educação infantil Jogos Ludicidade |
title_short |
A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil |
title_full |
A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil |
title_fullStr |
A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil |
title_sort |
A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil |
author |
SANTOS, Gabrielle Duarte dos |
author_facet |
SANTOS, Gabrielle Duarte dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Gabrielle Duarte dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brinquedos e brincadeiras Educação infantil Jogos Ludicidade |
topic |
Brinquedos e brincadeiras Educação infantil Jogos Ludicidade |
description |
A importância dessa pesquisa está em mostrar a relevância das metodologias ativas, através do uso de jogos, brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil no que tange a atuação dos professores de educação infantil, pois estas metodologias de ensino contrapõem o ensino o ensino tradicional passivo, ou seja, o tipo de ensino em que o aluno apenas absorve o conhecimento sem fazer parte dele ou de sua construção do conhecimento infantil. Na educação infantil, a criança através do cuidar e educar, próprios dessa etapa aprende a conhecer o corpo, ganhando equilíbrio e domínio de seus movimentos, podendo ser trabalhado pelo professor do berçário a pré-escola. Conhecimento de maneira prazerosa para o aluno, transformando a relação professor x aluno em uma troca diária, onde o professor se apresenta como mediador do professor e o aluno como agente ativo no processo de construção desse aprendizado. A utilização de metodologias ativas em ambiente educacional requer a adoção pelo professor de uma postura investigativa. A presente pesquisa foi elaborada de acordo com a metodologia pesquisa bibliográfica explicativa, pois, visa explorar a importância da ludicidade na utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras pedagógicas na educação infantil, seguindo as teorias interacionistas de Vygotsky que estabelece a construção do conhecimento por meio da troca da criança com seu meio social e demais indivíduos inseridos nele. A pesquisa buscou abordar sobre a valorização do papel do professor enquanto mediador desse processo em uma perspectiva lúdica, de maneira a apresentar a criança como protagonista de seu aprendizado, buscou se utilizar artigos acadêmicos, livros didáticos e pesquisas de renomados autores que apresentam um repertório investigativo pautado na colaboração da criança como protagonista de seu aprendizado e na aplicação da ludicidade como metodologia ativa para o desenvolvimento em espaço da educação infantil. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-11-06T19:04:56Z 2023-11-06T19:04:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65639 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65639 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672909959397376 |