A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Gabrielle Duarte dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65639
Resumo: A importância dessa pesquisa está em mostrar a relevância das metodologias ativas, através do uso de jogos, brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil no que tange a atuação dos professores de educação infantil, pois estas metodologias de ensino contrapõem o ensino o ensino tradicional passivo, ou seja, o tipo de ensino em que o aluno apenas absorve o conhecimento sem fazer parte dele ou de sua construção do conhecimento infantil. Na educação infantil, a criança através do cuidar e educar, próprios dessa etapa aprende a conhecer o corpo, ganhando equilíbrio e domínio de seus movimentos, podendo ser trabalhado pelo professor do berçário a pré-escola. Conhecimento de maneira prazerosa para o aluno, transformando a relação professor x aluno em uma troca diária, onde o professor se apresenta como mediador do professor e o aluno como agente ativo no processo de construção desse aprendizado. A utilização de metodologias ativas em ambiente educacional requer a adoção pelo professor de uma postura investigativa. A presente pesquisa foi elaborada de acordo com a metodologia pesquisa bibliográfica explicativa, pois, visa explorar a importância da ludicidade na utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras pedagógicas na educação infantil, seguindo as teorias interacionistas de Vygotsky que estabelece a construção do conhecimento por meio da troca da criança com seu meio social e demais indivíduos inseridos nele. A pesquisa buscou abordar sobre a valorização do papel do professor enquanto mediador desse processo em uma perspectiva lúdica, de maneira a apresentar a criança como protagonista de seu aprendizado, buscou se utilizar artigos acadêmicos, livros didáticos e pesquisas de renomados autores que apresentam um repertório investigativo pautado na colaboração da criança como protagonista de seu aprendizado e na aplicação da ludicidade como metodologia ativa para o desenvolvimento em espaço da educação infantil.
id Krot_4015246dde17a3af9ba8342b90d0a481
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65639
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantilBrinquedos e brincadeirasEducação infantilJogosLudicidadeA importância dessa pesquisa está em mostrar a relevância das metodologias ativas, através do uso de jogos, brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil no que tange a atuação dos professores de educação infantil, pois estas metodologias de ensino contrapõem o ensino o ensino tradicional passivo, ou seja, o tipo de ensino em que o aluno apenas absorve o conhecimento sem fazer parte dele ou de sua construção do conhecimento infantil. Na educação infantil, a criança através do cuidar e educar, próprios dessa etapa aprende a conhecer o corpo, ganhando equilíbrio e domínio de seus movimentos, podendo ser trabalhado pelo professor do berçário a pré-escola. Conhecimento de maneira prazerosa para o aluno, transformando a relação professor x aluno em uma troca diária, onde o professor se apresenta como mediador do professor e o aluno como agente ativo no processo de construção desse aprendizado. A utilização de metodologias ativas em ambiente educacional requer a adoção pelo professor de uma postura investigativa. A presente pesquisa foi elaborada de acordo com a metodologia pesquisa bibliográfica explicativa, pois, visa explorar a importância da ludicidade na utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras pedagógicas na educação infantil, seguindo as teorias interacionistas de Vygotsky que estabelece a construção do conhecimento por meio da troca da criança com seu meio social e demais indivíduos inseridos nele. A pesquisa buscou abordar sobre a valorização do papel do professor enquanto mediador desse processo em uma perspectiva lúdica, de maneira a apresentar a criança como protagonista de seu aprendizado, buscou se utilizar artigos acadêmicos, livros didáticos e pesquisas de renomados autores que apresentam um repertório investigativo pautado na colaboração da criança como protagonista de seu aprendizado e na aplicação da ludicidade como metodologia ativa para o desenvolvimento em espaço da educação infantil.2023-11-06T19:04:56Z2023-11-06T19:04:56Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65639SANTOS, Gabrielle Duarte dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-06T19:04:56Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65639Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-06T19:04:56falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-06T19:04:56Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil
title A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil
spellingShingle A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil
SANTOS, Gabrielle Duarte dos
Brinquedos e brincadeiras
Educação infantil
Jogos
Ludicidade
title_short A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil
title_full A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil
title_fullStr A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil
title_full_unstemmed A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil
title_sort A ludicidade e educação: a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na educação infantil
author SANTOS, Gabrielle Duarte dos
author_facet SANTOS, Gabrielle Duarte dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Gabrielle Duarte dos
dc.subject.por.fl_str_mv Brinquedos e brincadeiras
Educação infantil
Jogos
Ludicidade
topic Brinquedos e brincadeiras
Educação infantil
Jogos
Ludicidade
description A importância dessa pesquisa está em mostrar a relevância das metodologias ativas, através do uso de jogos, brinquedos e brincadeiras na Educação Infantil no que tange a atuação dos professores de educação infantil, pois estas metodologias de ensino contrapõem o ensino o ensino tradicional passivo, ou seja, o tipo de ensino em que o aluno apenas absorve o conhecimento sem fazer parte dele ou de sua construção do conhecimento infantil. Na educação infantil, a criança através do cuidar e educar, próprios dessa etapa aprende a conhecer o corpo, ganhando equilíbrio e domínio de seus movimentos, podendo ser trabalhado pelo professor do berçário a pré-escola. Conhecimento de maneira prazerosa para o aluno, transformando a relação professor x aluno em uma troca diária, onde o professor se apresenta como mediador do professor e o aluno como agente ativo no processo de construção desse aprendizado. A utilização de metodologias ativas em ambiente educacional requer a adoção pelo professor de uma postura investigativa. A presente pesquisa foi elaborada de acordo com a metodologia pesquisa bibliográfica explicativa, pois, visa explorar a importância da ludicidade na utilização de jogos, brinquedos e brincadeiras pedagógicas na educação infantil, seguindo as teorias interacionistas de Vygotsky que estabelece a construção do conhecimento por meio da troca da criança com seu meio social e demais indivíduos inseridos nele. A pesquisa buscou abordar sobre a valorização do papel do professor enquanto mediador desse processo em uma perspectiva lúdica, de maneira a apresentar a criança como protagonista de seu aprendizado, buscou se utilizar artigos acadêmicos, livros didáticos e pesquisas de renomados autores que apresentam um repertório investigativo pautado na colaboração da criança como protagonista de seu aprendizado e na aplicação da ludicidade como metodologia ativa para o desenvolvimento em espaço da educação infantil.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-11-06T19:04:56Z
2023-11-06T19:04:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65639
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65639
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672909959397376