O princípio da celeridade processual e o papel do advogado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MATOS, Mariana Flores de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62890
Resumo: O Princípio da Celeridade Processual está positivado na Constituição Federal, em seu inciso LXXVIII, do art. 5º, sendo introduzido pela Emenda Constitucional nº 45 de 2004, o qual assegura a todos, no âmbito judicial e administrativo, a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação. O objetivo geral do presente trabalho foi traçar um panorama entre o princípio da celeridade processual e o papel do advogado na justiça brasileira. Para tanto, utilizou-se como metodologia a Revisão Bibliográfica, buscando como fonte de pesquisa livros, artigos científicos e dissertações. Vislumbrou-se que, de um lado tem-se a necessidade de acelerar o processo, para trazer à parte uma efetiva prestação jurisdicional, enquanto do outro depara-se com o rigor dos atos processuais e a sua indispensabilidade, integrando ainda a esses fatores, a conduta do advogado, os quais possuem prerrogativas, deveres e obrigações. Em que pese o judiciário dispor, hoje em dia, de diversas ferramentas que facilitam a proposição e acompanhamento do processo judicial, é necessário que o advogado desenvolva habilidades para utilizá-las, já que isso pode imprimir maior celeridade aos feitos. Necessária também uma mudança de comportamento, dentro da nova dinâmica, principalmente no que tange às inovações ligadas à celeridade processual. Os profissionais da advocacia, necessariamente, precisam buscar maneiras de aprimorar o conhecimento e manter sempre o trabalho desenvolvido de forma decorosa e eficiente.
id Krot_439d1dc6d436dd0c5a2e1cad20f4ca99
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62890
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling O princípio da celeridade processual e o papel do advogadoCeleridade processualAdvogadoConduta profissionalAndamento processualO Princípio da Celeridade Processual está positivado na Constituição Federal, em seu inciso LXXVIII, do art. 5º, sendo introduzido pela Emenda Constitucional nº 45 de 2004, o qual assegura a todos, no âmbito judicial e administrativo, a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação. O objetivo geral do presente trabalho foi traçar um panorama entre o princípio da celeridade processual e o papel do advogado na justiça brasileira. Para tanto, utilizou-se como metodologia a Revisão Bibliográfica, buscando como fonte de pesquisa livros, artigos científicos e dissertações. Vislumbrou-se que, de um lado tem-se a necessidade de acelerar o processo, para trazer à parte uma efetiva prestação jurisdicional, enquanto do outro depara-se com o rigor dos atos processuais e a sua indispensabilidade, integrando ainda a esses fatores, a conduta do advogado, os quais possuem prerrogativas, deveres e obrigações. Em que pese o judiciário dispor, hoje em dia, de diversas ferramentas que facilitam a proposição e acompanhamento do processo judicial, é necessário que o advogado desenvolva habilidades para utilizá-las, já que isso pode imprimir maior celeridade aos feitos. Necessária também uma mudança de comportamento, dentro da nova dinâmica, principalmente no que tange às inovações ligadas à celeridade processual. Os profissionais da advocacia, necessariamente, precisam buscar maneiras de aprimorar o conhecimento e manter sempre o trabalho desenvolvido de forma decorosa e eficiente.2023-09-08T14:36:22Z2023-09-08T14:36:22Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62890MATOS, Mariana Flores deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-08T14:36:22Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62890Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-08T14:36:22falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-08T14:36:22Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv O princípio da celeridade processual e o papel do advogado
title O princípio da celeridade processual e o papel do advogado
spellingShingle O princípio da celeridade processual e o papel do advogado
MATOS, Mariana Flores de
Celeridade processual
Advogado
Conduta profissional
Andamento processual
title_short O princípio da celeridade processual e o papel do advogado
title_full O princípio da celeridade processual e o papel do advogado
title_fullStr O princípio da celeridade processual e o papel do advogado
title_full_unstemmed O princípio da celeridade processual e o papel do advogado
title_sort O princípio da celeridade processual e o papel do advogado
author MATOS, Mariana Flores de
author_facet MATOS, Mariana Flores de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MATOS, Mariana Flores de
dc.subject.por.fl_str_mv Celeridade processual
Advogado
Conduta profissional
Andamento processual
topic Celeridade processual
Advogado
Conduta profissional
Andamento processual
description O Princípio da Celeridade Processual está positivado na Constituição Federal, em seu inciso LXXVIII, do art. 5º, sendo introduzido pela Emenda Constitucional nº 45 de 2004, o qual assegura a todos, no âmbito judicial e administrativo, a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação. O objetivo geral do presente trabalho foi traçar um panorama entre o princípio da celeridade processual e o papel do advogado na justiça brasileira. Para tanto, utilizou-se como metodologia a Revisão Bibliográfica, buscando como fonte de pesquisa livros, artigos científicos e dissertações. Vislumbrou-se que, de um lado tem-se a necessidade de acelerar o processo, para trazer à parte uma efetiva prestação jurisdicional, enquanto do outro depara-se com o rigor dos atos processuais e a sua indispensabilidade, integrando ainda a esses fatores, a conduta do advogado, os quais possuem prerrogativas, deveres e obrigações. Em que pese o judiciário dispor, hoje em dia, de diversas ferramentas que facilitam a proposição e acompanhamento do processo judicial, é necessário que o advogado desenvolva habilidades para utilizá-las, já que isso pode imprimir maior celeridade aos feitos. Necessária também uma mudança de comportamento, dentro da nova dinâmica, principalmente no que tange às inovações ligadas à celeridade processual. Os profissionais da advocacia, necessariamente, precisam buscar maneiras de aprimorar o conhecimento e manter sempre o trabalho desenvolvido de forma decorosa e eficiente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-08T14:36:22Z
2023-09-08T14:36:22Z
2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62890
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673021733404672