MELHORIA DA QUALIDADE NA EAD COM LABORATÓRIOS VIRTUAIS NO ENSINO DAS ENGENHARIAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SELEME, ROBSON
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: PAULA, ALESSANDRA DE, KOPEGINSKI, ADRIANA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34783
Resumo: O fator primordial no ensino de qualquer curso de engenharia é a utilização de laboratórios, que, na maioria dos cursos, e por exigência dos órgãos da Educação, devem ser presenciais. Com o advento da internet e com os avanços tecnológicos, tem-se todas as condições de transformar laboratórios presenciais em laboratórios virtuais, possibilitando economia e ampliação do número de vagas de cursos de engenharia. A educação a distância já é uma realidade em todo o mundo e no Brasil no campo da Educação e das Ciências Sociais, começando a ampliar-se para outras áreas, como para a área de saúde, através do curso de Farmácia, inclusive com a adoção de laboratórios de práticas. O artigo realiza a discussão sobre a possibilidade da utilização da EaD no ensino superior de engenharia, incluindo a adoção de laboratórios virtuais. Realiza pesquisa conclusiva indicando que laboratórios desta natureza já existem, estes são apresentados e, não são impeditivos para a aprovação de cursos a distância. Conclui-se afirmando que a melhoria na qualidade do ensino da engenharia ministrado por meio do sistema de Ensino à Distância (EaD) passa pela utilização e a aplicação dos laboratórios virtuais.
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