O Uso de Laboratorios virtuais nas aulas de circuito elétrico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Maria das Gracas da Silva Nunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
Texto Completo: https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8402
Resumo: incluindo os recursos tecnológicos no ensino. Uma problemática recorrente nas escolas, tanto públicas quanto privadas é a falta de laboratórios físicos para que aulas experimentais sejam implementadas ao cotidiano escolar. Isso acontece pelos altos custos para montar e manter esses laboratórios, bem como, a falta de preparação de alguns profissionais. Com a utilização do simulador virtual PhET nas aulas de circuito elétrico os alunos puderam associar a teoria e a prática de conceitos como: corrente elétrica, circuito em série e em paralelo, de forma concreta, interativa e dinâmica, facilitando o entendimento e potencializando a aprendizagem. Foi utilizada a metodologia da sala de aula invertida, onde o material era disponibilizado com antecedência, facilitando as discussões e as deixando mais participativa na sala de aula. Observamos que o uso de laboratórios virtuais possibilita maior entendimento do conteúdo, além de tornar o discente um agente ativo na aprendizagem já que agora eles realizam os experimentos e não mais só assistem o professor
id UFER_948757bce115474799e4d0ce006bb376
oai_identifier_str oai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8402
network_acronym_str UFER
network_name_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository_id_str
spelling O Uso de Laboratorios virtuais nas aulas de circuito elétricoCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICALaboratórios VirtuaisEscolaFísicaincluindo os recursos tecnológicos no ensino. Uma problemática recorrente nas escolas, tanto públicas quanto privadas é a falta de laboratórios físicos para que aulas experimentais sejam implementadas ao cotidiano escolar. Isso acontece pelos altos custos para montar e manter esses laboratórios, bem como, a falta de preparação de alguns profissionais. Com a utilização do simulador virtual PhET nas aulas de circuito elétrico os alunos puderam associar a teoria e a prática de conceitos como: corrente elétrica, circuito em série e em paralelo, de forma concreta, interativa e dinâmica, facilitando o entendimento e potencializando a aprendizagem. Foi utilizada a metodologia da sala de aula invertida, onde o material era disponibilizado com antecedência, facilitando as discussões e as deixando mais participativa na sala de aula. Observamos que o uso de laboratórios virtuais possibilita maior entendimento do conteúdo, além de tornar o discente um agente ativo na aprendizagem já que agora eles realizam os experimentos e não mais só assistem o professor12 p.BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Jusciane da Costa eSilva, Jusciane da Costa eSouza, Lázaro Luis de LimaOliveira, Erlania Lima dePereira, Maria das Gracas da Silva Nunes2023-01-20T11:47:34Z2023-01-20T11:47:34Z2022-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfPEREIRA, Maria das Gracas da Silva Nunes. O Uso de Laboratorios virtuais nas aulas de circuito elétrico. 2022. 12 f. TCC (Graduação em Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8402MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:39:33Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8402Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:39:33Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Uso de Laboratorios virtuais nas aulas de circuito elétrico
title O Uso de Laboratorios virtuais nas aulas de circuito elétrico
spellingShingle O Uso de Laboratorios virtuais nas aulas de circuito elétrico
Pereira, Maria das Gracas da Silva Nunes
CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Laboratórios Virtuais
Escola
Física
title_short O Uso de Laboratorios virtuais nas aulas de circuito elétrico
title_full O Uso de Laboratorios virtuais nas aulas de circuito elétrico
title_fullStr O Uso de Laboratorios virtuais nas aulas de circuito elétrico
title_full_unstemmed O Uso de Laboratorios virtuais nas aulas de circuito elétrico
title_sort O Uso de Laboratorios virtuais nas aulas de circuito elétrico
author Pereira, Maria das Gracas da Silva Nunes
author_facet Pereira, Maria das Gracas da Silva Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Jusciane da Costa e
Silva, Jusciane da Costa e
Souza, Lázaro Luis de Lima
Oliveira, Erlania Lima de
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Maria das Gracas da Silva Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Laboratórios Virtuais
Escola
Física
topic CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA
Laboratórios Virtuais
Escola
Física
description incluindo os recursos tecnológicos no ensino. Uma problemática recorrente nas escolas, tanto públicas quanto privadas é a falta de laboratórios físicos para que aulas experimentais sejam implementadas ao cotidiano escolar. Isso acontece pelos altos custos para montar e manter esses laboratórios, bem como, a falta de preparação de alguns profissionais. Com a utilização do simulador virtual PhET nas aulas de circuito elétrico os alunos puderam associar a teoria e a prática de conceitos como: corrente elétrica, circuito em série e em paralelo, de forma concreta, interativa e dinâmica, facilitando o entendimento e potencializando a aprendizagem. Foi utilizada a metodologia da sala de aula invertida, onde o material era disponibilizado com antecedência, facilitando as discussões e as deixando mais participativa na sala de aula. Observamos que o uso de laboratórios virtuais possibilita maior entendimento do conteúdo, além de tornar o discente um agente ativo na aprendizagem já que agora eles realizam os experimentos e não mais só assistem o professor
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-13
2023-01-20T11:47:34Z
2023-01-20T11:47:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, Maria das Gracas da Silva Nunes. O Uso de Laboratorios virtuais nas aulas de circuito elétrico. 2022. 12 f. TCC (Graduação em Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8402
identifier_str_mv PEREIRA, Maria das Gracas da Silva Nunes. O Uso de Laboratorios virtuais nas aulas de circuito elétrico. 2022. 12 f. TCC (Graduação em Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.
url https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8402
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv UFERSA
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv pdf
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Mossoró
dc.publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
publisher.none.fl_str_mv Brasil
Centro de Ciências Exatas e Naturais - CCEN
UFERSA
Universidade Federal Rural do Semi-Árido
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron:UFERSA
instname_str Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
instacron_str UFERSA
institution UFERSA
reponame_str Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
collection Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.br
_version_ 1809747471826419712