O Uso de Laboratorios virtuais nas aulas de circuito elétrico
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) |
Texto Completo: | https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8402 |
Resumo: | incluindo os recursos tecnológicos no ensino. Uma problemática recorrente nas escolas, tanto públicas quanto privadas é a falta de laboratórios físicos para que aulas experimentais sejam implementadas ao cotidiano escolar. Isso acontece pelos altos custos para montar e manter esses laboratórios, bem como, a falta de preparação de alguns profissionais. Com a utilização do simulador virtual PhET nas aulas de circuito elétrico os alunos puderam associar a teoria e a prática de conceitos como: corrente elétrica, circuito em série e em paralelo, de forma concreta, interativa e dinâmica, facilitando o entendimento e potencializando a aprendizagem. Foi utilizada a metodologia da sala de aula invertida, onde o material era disponibilizado com antecedência, facilitando as discussões e as deixando mais participativa na sala de aula. Observamos que o uso de laboratórios virtuais possibilita maior entendimento do conteúdo, além de tornar o discente um agente ativo na aprendizagem já que agora eles realizam os experimentos e não mais só assistem o professor |
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O Uso de Laboratorios virtuais nas aulas de circuito elétricoCIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICALaboratórios VirtuaisEscolaFísicaincluindo os recursos tecnológicos no ensino. Uma problemática recorrente nas escolas, tanto públicas quanto privadas é a falta de laboratórios físicos para que aulas experimentais sejam implementadas ao cotidiano escolar. Isso acontece pelos altos custos para montar e manter esses laboratórios, bem como, a falta de preparação de alguns profissionais. Com a utilização do simulador virtual PhET nas aulas de circuito elétrico os alunos puderam associar a teoria e a prática de conceitos como: corrente elétrica, circuito em série e em paralelo, de forma concreta, interativa e dinâmica, facilitando o entendimento e potencializando a aprendizagem. Foi utilizada a metodologia da sala de aula invertida, onde o material era disponibilizado com antecedência, facilitando as discussões e as deixando mais participativa na sala de aula. Observamos que o uso de laboratórios virtuais possibilita maior entendimento do conteúdo, além de tornar o discente um agente ativo na aprendizagem já que agora eles realizam os experimentos e não mais só assistem o professor12 p.BrasilCentro de Ciências Exatas e Naturais - CCENUFERSAUniversidade Federal Rural do Semi-ÁridoSilva, Jusciane da Costa eSilva, Jusciane da Costa eSouza, Lázaro Luis de LimaOliveira, Erlania Lima dePereira, Maria das Gracas da Silva Nunes2023-01-20T11:47:34Z2023-01-20T11:47:34Z2022-06-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesispdfapplication/pdfPEREIRA, Maria das Gracas da Silva Nunes. O Uso de Laboratorios virtuais nas aulas de circuito elétrico. 2022. 12 f. TCC (Graduação em Computação) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró, 2022.https://repositorio.ufersa.edu.br/handle/prefix/8402MossoróUFERSACC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU)instname:Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)instacron:UFERSA2024-01-03T04:39:33Zoai:repositorio.ufersa.edu.br:prefix/8402Repositório Institucionalhttps://repositorio.ufersa.edu.br/PUBhttps://repositorio.ufersa.edu.br/server/oai/requestrepositorio@ufersa.edu.br || admrepositorio@ufersa.edu.bropendoar:2024-01-03T04:39:33Repositório Digital da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (RDU) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)false |
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