Contribuições da Terapia Cognitiva Comportamental para o desenvolvimento da pessoa com TEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOGUEIRA, Marília Aparecida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58520
Resumo: Segundo a Associação Norte Americana de Psicologia, o TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por déficits nas habilidades sociais e de linguagem, definido como espectral por apresentar uma variedade de características. Encontrado em crianças, jovens e adultos, em todo o mundo, de todas as classes sociais, que além de apresentar características próprias, tem comorbidades e geram adoecimento, além de representar barreiras ao desenvolvimento global da Pessoa com TEA, há um custo muito alto à dinâmica familiar dessas pessoas, devido aos altos custos dos tratamentos e à necessidade do ajuste diário da rotina na proporção de sua melhor qualidade de vida. Pesquisas têm sido realizadas envolvendo os diversos atores das esferas públicas e privadas, das áreas de atuação na saúde, na educação, na legislação para que conjuntamente sejam elaboradas ações, projetos e leis, que fomentem a investigação diuturna histórica e contextual do TEA, para a construção do conhecimento, métodos e práticas que se traduzam em melhores condições para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dessas pessoas. Como a Psicologia, compõe o grupo de atores da saúde que atuam nas intervenções junto à pessoa com TEA, conhecer o transtorno e formas de tratamento tornou-se um desafio a ser investigado. A partir de então, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com a metodologia qualitativa, em caráter descritivo referenciando estudos anteriores por meio escrito e digital como livros, artigos e revistas científicos publicados nos últimos dez anos, da rede virtual mundial Scielo, Pepsic, e também em sites de instituições de saúde, afim de apresentar ao leitor, como a Psicologia, a partir da teoria e prática da TCC, pode contribuir no desenvolvimento da pessoa com TEA. No primeiro capítulo, foi realizada uma revisão geral sobre o transtorno do Espectro Autista (TEA) e suas características. Já no segundo, apresentou-se as características da TCC, e relatos de pesquisa e prática. Por fim, o terceiro e último capítulo traz os registros das contribuições da TCC nos comportamentos e características da pessoa com TEA, que poderão instigar reflexões acerca dessa prática, que poderão instigar reflexões acerca dessa prática, auxiliando no desenvolvimento de estratégias mais eficazes e no planejamento efetivo do processo terapêutico. Os estudos mostraram que a TCC, por sua característica psicoeducacional, é efetiva no desenvolvimento da pessoa com TEA, a partir de ações que permitam a construção, melhora, eliminação, adaptação e manutenção de comportamentos e características e ainda no controle das comorbidades que decorrem do transtorno, traduzindo-se em maior autonomia e melhor qualidade de vida da pessoa e de seus familiares.
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