Educação inclusiva: perspectivas e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39672 |
Resumo: | O presente artigo pretende demonstrar uma reflexão a respeito da inclusão escolar de alunos portadores de necessidades especiais, apresentando fatos e transformações ocorridas com o passar dos anos, suas conquistas e projetos futuros que poderão ser desenvolvidos ao longo do tempo para o aprimoramento das circunstâncias ainda mal resolvidas. Dissociado na história e no papel do professor dentro da inclusão escolar desses alunos, pode-se perceber que apesar de muitos esforços, a educação inclusiva ainda não é um sonho concretizado em todos os ângulos, pois há muito a se lutar para chegarmos a uma educação digna, justa, igualitária e livre de qualquer preconceito. É preciso saber de que forma o sistema de ensino poderá beneficiar as pessoas com necessidades especiais, levando em conta suas especificidades e não suas limitações e deficiências, buscando a autonomia e liberdade dos mesmos na conquista da inclusão de verdade. Desta forma, a inclusão escolar acabará sendo, cada vez mais, uma parte do cotidiano das pessoas, passando a ser vista com naturalidade aos olhos de todos. |
id |
Krot_5149bd39d876a08ffda26b2a7cb308ae |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39672 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva: perspectivas e desafiosEducação inclusivaEducação especialDiferençasO presente artigo pretende demonstrar uma reflexão a respeito da inclusão escolar de alunos portadores de necessidades especiais, apresentando fatos e transformações ocorridas com o passar dos anos, suas conquistas e projetos futuros que poderão ser desenvolvidos ao longo do tempo para o aprimoramento das circunstâncias ainda mal resolvidas. Dissociado na história e no papel do professor dentro da inclusão escolar desses alunos, pode-se perceber que apesar de muitos esforços, a educação inclusiva ainda não é um sonho concretizado em todos os ângulos, pois há muito a se lutar para chegarmos a uma educação digna, justa, igualitária e livre de qualquer preconceito. É preciso saber de que forma o sistema de ensino poderá beneficiar as pessoas com necessidades especiais, levando em conta suas especificidades e não suas limitações e deficiências, buscando a autonomia e liberdade dos mesmos na conquista da inclusão de verdade. Desta forma, a inclusão escolar acabará sendo, cada vez mais, uma parte do cotidiano das pessoas, passando a ser vista com naturalidade aos olhos de todos.2022-04-14T19:58:06Z2022-04-14T19:58:06Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39672SANTOS, Graciane Vieira dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-14T19:58:06Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39672Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-04-14T19:58:06falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-04-14T19:58:06Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva: perspectivas e desafios |
title |
Educação inclusiva: perspectivas e desafios |
spellingShingle |
Educação inclusiva: perspectivas e desafios SANTOS, Graciane Vieira dos Educação inclusiva Educação especial Diferenças |
title_short |
Educação inclusiva: perspectivas e desafios |
title_full |
Educação inclusiva: perspectivas e desafios |
title_fullStr |
Educação inclusiva: perspectivas e desafios |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva: perspectivas e desafios |
title_sort |
Educação inclusiva: perspectivas e desafios |
author |
SANTOS, Graciane Vieira dos |
author_facet |
SANTOS, Graciane Vieira dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Graciane Vieira dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação inclusiva Educação especial Diferenças |
topic |
Educação inclusiva Educação especial Diferenças |
description |
O presente artigo pretende demonstrar uma reflexão a respeito da inclusão escolar de alunos portadores de necessidades especiais, apresentando fatos e transformações ocorridas com o passar dos anos, suas conquistas e projetos futuros que poderão ser desenvolvidos ao longo do tempo para o aprimoramento das circunstâncias ainda mal resolvidas. Dissociado na história e no papel do professor dentro da inclusão escolar desses alunos, pode-se perceber que apesar de muitos esforços, a educação inclusiva ainda não é um sonho concretizado em todos os ângulos, pois há muito a se lutar para chegarmos a uma educação digna, justa, igualitária e livre de qualquer preconceito. É preciso saber de que forma o sistema de ensino poderá beneficiar as pessoas com necessidades especiais, levando em conta suas especificidades e não suas limitações e deficiências, buscando a autonomia e liberdade dos mesmos na conquista da inclusão de verdade. Desta forma, a inclusão escolar acabará sendo, cada vez mais, uma parte do cotidiano das pessoas, passando a ser vista com naturalidade aos olhos de todos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-04-14T19:58:06Z 2022-04-14T19:58:06Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39672 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672897230733312 |