Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51298 |
Resumo: | A educação de surdos no Brasil é um tema importante e que merece discussões, que busquem mais recursos de acessibilidade para esta comunidade. Os surdos são uma comunidade compostas de cultura própria, linguagem própria e que compreende aspectos educacionais, que atualmente, são resultado de muita luta por reconhecimento e inclusão na sociedade. Por considerar esse paradigma, é notável a importância da realização de intervenções para que os surdos cheguem o mais perto possível dos padrões desejáveis da sociedade. O problema desse trabalho é: Quais as dificuldades da criança surda na inclusão escolar? O objetivo geral deste trabalho é compreender as dificuldades enfrentadas por alunos surdos no processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas de ensino regular. A metodologia empregada nesse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica reunida por meio de pesquisas monográficas, artigos, revistas, periódicos e livros relacionados ao tema. Como resultado deste trabalho, pode-se afirmar que diversos são os desafios e limitações para educação de pessoas surdas no Brasil, desde formação de docentes, falta de acessibilidade escolar, despreparo institucional, ausência de intérpretes nas escolas e entre outros problemas que tornam a inclusão de pessoas surdas difícil na sociedade. Por esse motivo ferramentas são desenvolvidas para garantir o acesso de surdos, sendo que essas ferramentas envolvem questões sociais, culturais, linguísticas, políticas, curriculares e entre outras atividades que auxiliam na educação da comunidade. |
id |
Krot_543d033d9e866b9cac531ef9f2b43782 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51298 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regularEducação regularInclusãoSurdez e tecnologia.A educação de surdos no Brasil é um tema importante e que merece discussões, que busquem mais recursos de acessibilidade para esta comunidade. Os surdos são uma comunidade compostas de cultura própria, linguagem própria e que compreende aspectos educacionais, que atualmente, são resultado de muita luta por reconhecimento e inclusão na sociedade. Por considerar esse paradigma, é notável a importância da realização de intervenções para que os surdos cheguem o mais perto possível dos padrões desejáveis da sociedade. O problema desse trabalho é: Quais as dificuldades da criança surda na inclusão escolar? O objetivo geral deste trabalho é compreender as dificuldades enfrentadas por alunos surdos no processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas de ensino regular. A metodologia empregada nesse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica reunida por meio de pesquisas monográficas, artigos, revistas, periódicos e livros relacionados ao tema. Como resultado deste trabalho, pode-se afirmar que diversos são os desafios e limitações para educação de pessoas surdas no Brasil, desde formação de docentes, falta de acessibilidade escolar, despreparo institucional, ausência de intérpretes nas escolas e entre outros problemas que tornam a inclusão de pessoas surdas difícil na sociedade. Por esse motivo ferramentas são desenvolvidas para garantir o acesso de surdos, sendo que essas ferramentas envolvem questões sociais, culturais, linguísticas, políticas, curriculares e entre outras atividades que auxiliam na educação da comunidade.2023-04-06T13:34:10Z2023-04-06T13:34:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51298PEREIRA, Célia Regina Azevedoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-25T18:41:02Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51298Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-25T18:41:02falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-25T18:41:02Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular |
title |
Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular |
spellingShingle |
Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular PEREIRA, Célia Regina Azevedo Educação regular Inclusão Surdez e tecnologia. |
title_short |
Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular |
title_full |
Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular |
title_fullStr |
Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular |
title_full_unstemmed |
Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular |
title_sort |
Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular |
author |
PEREIRA, Célia Regina Azevedo |
author_facet |
PEREIRA, Célia Regina Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Célia Regina Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação regular Inclusão Surdez e tecnologia. |
topic |
Educação regular Inclusão Surdez e tecnologia. |
description |
A educação de surdos no Brasil é um tema importante e que merece discussões, que busquem mais recursos de acessibilidade para esta comunidade. Os surdos são uma comunidade compostas de cultura própria, linguagem própria e que compreende aspectos educacionais, que atualmente, são resultado de muita luta por reconhecimento e inclusão na sociedade. Por considerar esse paradigma, é notável a importância da realização de intervenções para que os surdos cheguem o mais perto possível dos padrões desejáveis da sociedade. O problema desse trabalho é: Quais as dificuldades da criança surda na inclusão escolar? O objetivo geral deste trabalho é compreender as dificuldades enfrentadas por alunos surdos no processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas de ensino regular. A metodologia empregada nesse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica reunida por meio de pesquisas monográficas, artigos, revistas, periódicos e livros relacionados ao tema. Como resultado deste trabalho, pode-se afirmar que diversos são os desafios e limitações para educação de pessoas surdas no Brasil, desde formação de docentes, falta de acessibilidade escolar, despreparo institucional, ausência de intérpretes nas escolas e entre outros problemas que tornam a inclusão de pessoas surdas difícil na sociedade. Por esse motivo ferramentas são desenvolvidas para garantir o acesso de surdos, sendo que essas ferramentas envolvem questões sociais, culturais, linguísticas, políticas, curriculares e entre outras atividades que auxiliam na educação da comunidade. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-04-06T13:34:10Z 2023-04-06T13:34:10Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51298 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51298 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672910416576512 |