Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Célia Regina Azevedo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51298
Resumo: A educação de surdos no Brasil é um tema importante e que merece discussões, que busquem mais recursos de acessibilidade para esta comunidade. Os surdos são uma comunidade compostas de cultura própria, linguagem própria e que compreende aspectos educacionais, que atualmente, são resultado de muita luta por reconhecimento e inclusão na sociedade. Por considerar esse paradigma, é notável a importância da realização de intervenções para que os surdos cheguem o mais perto possível dos padrões desejáveis da sociedade. O problema desse trabalho é: Quais as dificuldades da criança surda na inclusão escolar? O objetivo geral deste trabalho é compreender as dificuldades enfrentadas por alunos surdos no processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas de ensino regular. A metodologia empregada nesse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica reunida por meio de pesquisas monográficas, artigos, revistas, periódicos e livros relacionados ao tema. Como resultado deste trabalho, pode-se afirmar que diversos são os desafios e limitações para educação de pessoas surdas no Brasil, desde formação de docentes, falta de acessibilidade escolar, despreparo institucional, ausência de intérpretes nas escolas e entre outros problemas que tornam a inclusão de pessoas surdas difícil na sociedade. Por esse motivo ferramentas são desenvolvidas para garantir o acesso de surdos, sendo que essas ferramentas envolvem questões sociais, culturais, linguísticas, políticas, curriculares e entre outras atividades que auxiliam na educação da comunidade.
id Krot_543d033d9e866b9cac531ef9f2b43782
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51298
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regularEducação regularInclusãoSurdez e tecnologia.A educação de surdos no Brasil é um tema importante e que merece discussões, que busquem mais recursos de acessibilidade para esta comunidade. Os surdos são uma comunidade compostas de cultura própria, linguagem própria e que compreende aspectos educacionais, que atualmente, são resultado de muita luta por reconhecimento e inclusão na sociedade. Por considerar esse paradigma, é notável a importância da realização de intervenções para que os surdos cheguem o mais perto possível dos padrões desejáveis da sociedade. O problema desse trabalho é: Quais as dificuldades da criança surda na inclusão escolar? O objetivo geral deste trabalho é compreender as dificuldades enfrentadas por alunos surdos no processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas de ensino regular. A metodologia empregada nesse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica reunida por meio de pesquisas monográficas, artigos, revistas, periódicos e livros relacionados ao tema. Como resultado deste trabalho, pode-se afirmar que diversos são os desafios e limitações para educação de pessoas surdas no Brasil, desde formação de docentes, falta de acessibilidade escolar, despreparo institucional, ausência de intérpretes nas escolas e entre outros problemas que tornam a inclusão de pessoas surdas difícil na sociedade. Por esse motivo ferramentas são desenvolvidas para garantir o acesso de surdos, sendo que essas ferramentas envolvem questões sociais, culturais, linguísticas, políticas, curriculares e entre outras atividades que auxiliam na educação da comunidade.2023-04-06T13:34:10Z2023-04-06T13:34:10Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51298PEREIRA, Célia Regina Azevedoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-25T18:41:02Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51298Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-25T18:41:02falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-25T18:41:02Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular
title Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular
spellingShingle Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular
PEREIRA, Célia Regina Azevedo
Educação regular
Inclusão
Surdez e tecnologia.
title_short Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular
title_full Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular
title_fullStr Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular
title_full_unstemmed Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular
title_sort Educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem: inclusão de crianças surdas nas escolas públicas de ensino regular
author PEREIRA, Célia Regina Azevedo
author_facet PEREIRA, Célia Regina Azevedo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Célia Regina Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Educação regular
Inclusão
Surdez e tecnologia.
topic Educação regular
Inclusão
Surdez e tecnologia.
description A educação de surdos no Brasil é um tema importante e que merece discussões, que busquem mais recursos de acessibilidade para esta comunidade. Os surdos são uma comunidade compostas de cultura própria, linguagem própria e que compreende aspectos educacionais, que atualmente, são resultado de muita luta por reconhecimento e inclusão na sociedade. Por considerar esse paradigma, é notável a importância da realização de intervenções para que os surdos cheguem o mais perto possível dos padrões desejáveis da sociedade. O problema desse trabalho é: Quais as dificuldades da criança surda na inclusão escolar? O objetivo geral deste trabalho é compreender as dificuldades enfrentadas por alunos surdos no processo de ensino e aprendizagem em escolas públicas de ensino regular. A metodologia empregada nesse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica reunida por meio de pesquisas monográficas, artigos, revistas, periódicos e livros relacionados ao tema. Como resultado deste trabalho, pode-se afirmar que diversos são os desafios e limitações para educação de pessoas surdas no Brasil, desde formação de docentes, falta de acessibilidade escolar, despreparo institucional, ausência de intérpretes nas escolas e entre outros problemas que tornam a inclusão de pessoas surdas difícil na sociedade. Por esse motivo ferramentas são desenvolvidas para garantir o acesso de surdos, sendo que essas ferramentas envolvem questões sociais, culturais, linguísticas, políticas, curriculares e entre outras atividades que auxiliam na educação da comunidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-06T13:34:10Z
2023-04-06T13:34:10Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51298
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672910416576512