Inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino / Inclusion of the deaf student in the regular education network

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Preato, Dânlei de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Romário Santos, Schmitt, Vanize Adriana, Druzian, Queila Barbosa Alves, Soares, Roseli Maria de Jesus
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17559
Resumo: O presente artigo elucida a inclusão do aluno surdo no ensino regular, concordando com a importância desse direito, e assim, de forma sucinta destaca as bases legais que asseguram essa modalidade, define o que é a inclusão, as dificuldades enfrentadas pelo aluno surdo e ou com surdez nesse processo, expõe-se também o papel do professor e da escola, qual a real importância do intérprete de libras no processo de ensino e aprendizagem deste aluno, e aborda-se de maneira contextual o atendimento educacional especializado complementar, pontuando o objetivo desse serviço aos discentes incluídos. A pesquisa foi realizada através de levantamentos de revisão bibliográfica onde se utilizou de artigos científicos, livros e resumos online. Torna-se considerável nos dias atuais, defender que a educação é um direito de todos, e que o mesmo está assegurado na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 preocupando-se não só garantir o ingresso, mas estruturar de forma que o aluno surdo permaneça e tenha sucesso nesse percurso escolar, nos diferentes níveis de ensino ao qual deseja cursar, buscando compreender os principais acontecimentos da trajetória da comunidade surda, bem como, as bases legais e suportes necessários à inclusão do aluno surdo e/ou com surdez no ensino regular. É preciso que a escola se comprometa com a inclusão plena do surdo, compreendendo que para isto, o respeito à língua de sinais como língua natural e sua inclusão nos currículos é um dos principais movimentos neste sentido.
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