Inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino / Inclusion of the deaf student in the regular education network
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17559 |
Resumo: | O presente artigo elucida a inclusão do aluno surdo no ensino regular, concordando com a importância desse direito, e assim, de forma sucinta destaca as bases legais que asseguram essa modalidade, define o que é a inclusão, as dificuldades enfrentadas pelo aluno surdo e ou com surdez nesse processo, expõe-se também o papel do professor e da escola, qual a real importância do intérprete de libras no processo de ensino e aprendizagem deste aluno, e aborda-se de maneira contextual o atendimento educacional especializado complementar, pontuando o objetivo desse serviço aos discentes incluídos. A pesquisa foi realizada através de levantamentos de revisão bibliográfica onde se utilizou de artigos científicos, livros e resumos online. Torna-se considerável nos dias atuais, defender que a educação é um direito de todos, e que o mesmo está assegurado na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 preocupando-se não só garantir o ingresso, mas estruturar de forma que o aluno surdo permaneça e tenha sucesso nesse percurso escolar, nos diferentes níveis de ensino ao qual deseja cursar, buscando compreender os principais acontecimentos da trajetória da comunidade surda, bem como, as bases legais e suportes necessários à inclusão do aluno surdo e/ou com surdez no ensino regular. É preciso que a escola se comprometa com a inclusão plena do surdo, compreendendo que para isto, o respeito à língua de sinais como língua natural e sua inclusão nos currículos é um dos principais movimentos neste sentido. |
id |
VERACRUZ-0_9facc2c79c3e8da1e86d9b67d7d5434b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17559 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
Inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino / Inclusion of the deaf student in the regular education networkEnsino RegularInclusão escolarSurdo/surdezO presente artigo elucida a inclusão do aluno surdo no ensino regular, concordando com a importância desse direito, e assim, de forma sucinta destaca as bases legais que asseguram essa modalidade, define o que é a inclusão, as dificuldades enfrentadas pelo aluno surdo e ou com surdez nesse processo, expõe-se também o papel do professor e da escola, qual a real importância do intérprete de libras no processo de ensino e aprendizagem deste aluno, e aborda-se de maneira contextual o atendimento educacional especializado complementar, pontuando o objetivo desse serviço aos discentes incluídos. A pesquisa foi realizada através de levantamentos de revisão bibliográfica onde se utilizou de artigos científicos, livros e resumos online. Torna-se considerável nos dias atuais, defender que a educação é um direito de todos, e que o mesmo está assegurado na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 preocupando-se não só garantir o ingresso, mas estruturar de forma que o aluno surdo permaneça e tenha sucesso nesse percurso escolar, nos diferentes níveis de ensino ao qual deseja cursar, buscando compreender os principais acontecimentos da trajetória da comunidade surda, bem como, as bases legais e suportes necessários à inclusão do aluno surdo e/ou com surdez no ensino regular. É preciso que a escola se comprometa com a inclusão plena do surdo, compreendendo que para isto, o respeito à língua de sinais como língua natural e sua inclusão nos currículos é um dos principais movimentos neste sentido.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-10-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/1755910.34117/bjdv6n9-722Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 73692-73705Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 73692-73705Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 73692-737052525-876110.34117/bjdv.v6i9reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17559/14248Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessPreato, Dânlei de OliveiraSilva, Romário SantosSchmitt, Vanize AdrianaDruzian, Queila Barbosa AlvesSoares, Roseli Maria de Jesus2020-10-14T16:32:23Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/17559Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:10:06.596470Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino / Inclusion of the deaf student in the regular education network |
title |
Inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino / Inclusion of the deaf student in the regular education network |
spellingShingle |
Inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino / Inclusion of the deaf student in the regular education network Preato, Dânlei de Oliveira Ensino Regular Inclusão escolar Surdo/surdez |
title_short |
Inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino / Inclusion of the deaf student in the regular education network |
title_full |
Inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino / Inclusion of the deaf student in the regular education network |
title_fullStr |
Inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino / Inclusion of the deaf student in the regular education network |
title_full_unstemmed |
Inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino / Inclusion of the deaf student in the regular education network |
title_sort |
Inclusão do aluno surdo na rede regular de ensino / Inclusion of the deaf student in the regular education network |
author |
Preato, Dânlei de Oliveira |
author_facet |
Preato, Dânlei de Oliveira Silva, Romário Santos Schmitt, Vanize Adriana Druzian, Queila Barbosa Alves Soares, Roseli Maria de Jesus |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Romário Santos Schmitt, Vanize Adriana Druzian, Queila Barbosa Alves Soares, Roseli Maria de Jesus |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Preato, Dânlei de Oliveira Silva, Romário Santos Schmitt, Vanize Adriana Druzian, Queila Barbosa Alves Soares, Roseli Maria de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Regular Inclusão escolar Surdo/surdez |
topic |
Ensino Regular Inclusão escolar Surdo/surdez |
description |
O presente artigo elucida a inclusão do aluno surdo no ensino regular, concordando com a importância desse direito, e assim, de forma sucinta destaca as bases legais que asseguram essa modalidade, define o que é a inclusão, as dificuldades enfrentadas pelo aluno surdo e ou com surdez nesse processo, expõe-se também o papel do professor e da escola, qual a real importância do intérprete de libras no processo de ensino e aprendizagem deste aluno, e aborda-se de maneira contextual o atendimento educacional especializado complementar, pontuando o objetivo desse serviço aos discentes incluídos. A pesquisa foi realizada através de levantamentos de revisão bibliográfica onde se utilizou de artigos científicos, livros e resumos online. Torna-se considerável nos dias atuais, defender que a educação é um direito de todos, e que o mesmo está assegurado na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 preocupando-se não só garantir o ingresso, mas estruturar de forma que o aluno surdo permaneça e tenha sucesso nesse percurso escolar, nos diferentes níveis de ensino ao qual deseja cursar, buscando compreender os principais acontecimentos da trajetória da comunidade surda, bem como, as bases legais e suportes necessários à inclusão do aluno surdo e/ou com surdez no ensino regular. É preciso que a escola se comprometa com a inclusão plena do surdo, compreendendo que para isto, o respeito à língua de sinais como língua natural e sua inclusão nos currículos é um dos principais movimentos neste sentido. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17559 10.34117/bjdv6n9-722 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17559 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n9-722 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/17559/14248 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 9 (2020); 73692-73705 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 9 (2020); 73692-73705 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 9 (2020); 73692-73705 2525-8761 10.34117/bjdv.v6i9 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645482029744128 |