Psicanálise e educação: a transferência como conceito chave para a prática docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53721 |
Resumo: | A Psicanálise trouxe o campo da Educação para perto de suas observações ao longo da jornada de Freud, seguida adiante por Lacan, porém, nos tempos atuais, que pedem novos olhares para os sujeitos em formação, a psicanálise pode voltar a contribuir sobremaneira com a prática educativa promovendo o conhecimento acerca da estrutura e constituição psíquica dos sujeitos e a compreensão do inconsciente como conteúdos do campo subjetivo que podem servir aos educadores e educandos. Nesse sentido, o presente trabalho, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, enfoca como o fenômeno da transferência, mola propulsora da prática analítica, sai do consultório e se instala na sala de aula, evidenciando existir na relação professor e aluno um arcabouço de manifestações subjetivas constituintes de uma linguagem complexa, onde desejos, repetições, modalidades de gozo e a própria palavra, quando considerados pelos educadores, podem transformar o processo de ensino-aprendizagem e a própria estrutura dos sujeitos dessa relação. |
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