Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir do conceito de transferência e discurso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariotto, Rosa Maria Marini
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educar em Revista
Texto Completo: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49816
Resumo: Partindo da suposição de que a relação pedagógica está implícita na relação humana, a educação se desenvolve muito mais pelo laço que se estabelece do que pelo conhecimento adquirido que expressamos ao outro. Deste modo, este artigo pretende investigar algumas contribuições que pode a psicanálise oferecer ao campo da educação, circunscrevendo primeiramente a temática da transferência no sentido de refletir sobre o laço professor-aluno para, em seguida, apresentar o conceito proposto por Lacan de discurso e suas modalidades, articulando-o com o fato de que nos laços estabelecidos entre a educação, as ciências, os educadores e os educandos, o discurso faz giro; nunca permanece numa única modalidade discursiva, interferindo na aprendizagem.
id UFPR-4_e7e21d01c338c6f4f23770556743dac6
oai_identifier_str oai:revistas.ufpr.br:article/49816
network_acronym_str UFPR-4
network_name_str Educar em Revista
repository_id_str
spelling Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir do conceito de transferência e discursoEducaçãoEducação; Aprendizagem; Psicanálise; Transferência e discursoEducaçãoPartindo da suposição de que a relação pedagógica está implícita na relação humana, a educação se desenvolve muito mais pelo laço que se estabelece do que pelo conhecimento adquirido que expressamos ao outro. Deste modo, este artigo pretende investigar algumas contribuições que pode a psicanálise oferecer ao campo da educação, circunscrevendo primeiramente a temática da transferência no sentido de refletir sobre o laço professor-aluno para, em seguida, apresentar o conceito proposto por Lacan de discurso e suas modalidades, articulando-o com o fato de que nos laços estabelecidos entre a educação, as ciências, os educadores e os educandos, o discurso faz giro; nunca permanece numa única modalidade discursiva, interferindo na aprendizagem.UFPRMariotto, Rosa Maria Marini2017-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49816Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 35-48Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 35-48Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 35-481984-04110104-4060reponame:Educar em Revistainstname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)instacron:UFPRporhttps://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49816/32174https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49816/32732Direitos autorais 2017 Educar em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-01T20:17:38Zoai:revistas.ufpr.br:article/49816Revistahttps://revistas.ufpr.br/educarPUBhttps://revistas.ufpr.br/educar/oaieducar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br0104-40601984-0411opendoar:2019-07-01T20:17:38Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)false
dc.title.none.fl_str_mv Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir do conceito de transferência e discurso
title Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir do conceito de transferência e discurso
spellingShingle Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir do conceito de transferência e discurso
Mariotto, Rosa Maria Marini
Educação
Educação; Aprendizagem; Psicanálise; Transferência e discurso
Educação
title_short Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir do conceito de transferência e discurso
title_full Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir do conceito de transferência e discurso
title_fullStr Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir do conceito de transferência e discurso
title_full_unstemmed Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir do conceito de transferência e discurso
title_sort Algumas contribuições da psicanálise à educação a partir do conceito de transferência e discurso
author Mariotto, Rosa Maria Marini
author_facet Mariotto, Rosa Maria Marini
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariotto, Rosa Maria Marini
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação; Aprendizagem; Psicanálise; Transferência e discurso
Educação
topic Educação
Educação; Aprendizagem; Psicanálise; Transferência e discurso
Educação
description Partindo da suposição de que a relação pedagógica está implícita na relação humana, a educação se desenvolve muito mais pelo laço que se estabelece do que pelo conhecimento adquirido que expressamos ao outro. Deste modo, este artigo pretende investigar algumas contribuições que pode a psicanálise oferecer ao campo da educação, circunscrevendo primeiramente a temática da transferência no sentido de refletir sobre o laço professor-aluno para, em seguida, apresentar o conceito proposto por Lacan de discurso e suas modalidades, articulando-o com o fato de que nos laços estabelecidos entre a educação, as ciências, os educadores e os educandos, o discurso faz giro; nunca permanece numa única modalidade discursiva, interferindo na aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-09
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49816
url https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49816
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49816/32174
https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/49816/32732
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2017 Educar em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFPR
publisher.none.fl_str_mv UFPR
dc.source.none.fl_str_mv Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 35-48
Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 35-48
Educar em Revista; v. 33, n. 64 (2017); p. 35-48
1984-0411
0104-4060
reponame:Educar em Revista
instname:Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron:UFPR
instname_str Universidade Federal do Paraná (UFPR)
instacron_str UFPR
institution UFPR
reponame_str Educar em Revista
collection Educar em Revista
repository.name.fl_str_mv Educar em Revista - Universidade Federal do Paraná (UFPR)
repository.mail.fl_str_mv educar.ufpr2016@gmail.com||educar@ufpr.br
_version_ 1799711895998955520