TDAH: a visão da TCC na vida adulta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DINIZ, Mayara Fernanda Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50956
Resumo: O transtorno de Déficit de atenção-hiperatividade (TDAH) é caracterizado por sintomas de desatenção e hiperatividade impulsividade desde a infância, apresentando dificuldades de organização, sustentação da atenção e memória, baixa motivação e considerável inquietação. Os adultos com TDAH costumam apresentar um padrão de comportamento evitativo motivado pelos sintomas do TDAH, sendo desenvolvido um viés negativo sobre as próprias capacidades. Este trabalho tem como objetivo levantar as intervenções mais utilizadas em terapia cognitivo comportamental para tratamento e diagnostico do TDAH em adultos. A metodologia utilizada nesta pesquisa está amparada em técnicas e métodos de pesquisa bibliográfica qualitativa. As intervenções mais citadas em TCC são: Psicoeducação, reestruturação cognitiva, estratégias de enfrentamento, motivação, solução de problemas, manejo das emoções e treino de habilidades sociais. Esse problema pode persistir no adulto e, além de ser negligenciado em crianças e jovens, é ainda mais no adulto. No entanto, profissionais de outras áreas têm trabalhado de forma sistemática para compreender melhor o TDAH, bem como para desenvolver alternativas de diagnóstico e tratamento. A relevância desse estudo se aplica na medida em que se observa o impacto do TDAH na vida do sujeito, principalmente do não tratado, as dificuldades e desafios que levam na vida adulta, as técnicas na psicoterapia, o tratamento utilizado e mais eficaz.
id Krot_5602fee7a2568306c8e04a3225ae081e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/50956
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling TDAH: a visão da TCC na vida adultaTDAHAdultosTratamentoDiagnósticoTCCO transtorno de Déficit de atenção-hiperatividade (TDAH) é caracterizado por sintomas de desatenção e hiperatividade impulsividade desde a infância, apresentando dificuldades de organização, sustentação da atenção e memória, baixa motivação e considerável inquietação. Os adultos com TDAH costumam apresentar um padrão de comportamento evitativo motivado pelos sintomas do TDAH, sendo desenvolvido um viés negativo sobre as próprias capacidades. Este trabalho tem como objetivo levantar as intervenções mais utilizadas em terapia cognitivo comportamental para tratamento e diagnostico do TDAH em adultos. A metodologia utilizada nesta pesquisa está amparada em técnicas e métodos de pesquisa bibliográfica qualitativa. As intervenções mais citadas em TCC são: Psicoeducação, reestruturação cognitiva, estratégias de enfrentamento, motivação, solução de problemas, manejo das emoções e treino de habilidades sociais. Esse problema pode persistir no adulto e, além de ser negligenciado em crianças e jovens, é ainda mais no adulto. No entanto, profissionais de outras áreas têm trabalhado de forma sistemática para compreender melhor o TDAH, bem como para desenvolver alternativas de diagnóstico e tratamento. A relevância desse estudo se aplica na medida em que se observa o impacto do TDAH na vida do sujeito, principalmente do não tratado, as dificuldades e desafios que levam na vida adulta, as técnicas na psicoterapia, o tratamento utilizado e mais eficaz.2023-04-03T14:03:00Z2023-04-03T14:03:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50956DINIZ, Mayara Fernanda Costaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-03T14:03:00Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/50956Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-04-03T14:03falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-04-03T14:03Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv TDAH: a visão da TCC na vida adulta
title TDAH: a visão da TCC na vida adulta
spellingShingle TDAH: a visão da TCC na vida adulta
DINIZ, Mayara Fernanda Costa
TDAH
Adultos
Tratamento
Diagnóstico
TCC
title_short TDAH: a visão da TCC na vida adulta
title_full TDAH: a visão da TCC na vida adulta
title_fullStr TDAH: a visão da TCC na vida adulta
title_full_unstemmed TDAH: a visão da TCC na vida adulta
title_sort TDAH: a visão da TCC na vida adulta
author DINIZ, Mayara Fernanda Costa
author_facet DINIZ, Mayara Fernanda Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DINIZ, Mayara Fernanda Costa
dc.subject.por.fl_str_mv TDAH
Adultos
Tratamento
Diagnóstico
TCC
topic TDAH
Adultos
Tratamento
Diagnóstico
TCC
description O transtorno de Déficit de atenção-hiperatividade (TDAH) é caracterizado por sintomas de desatenção e hiperatividade impulsividade desde a infância, apresentando dificuldades de organização, sustentação da atenção e memória, baixa motivação e considerável inquietação. Os adultos com TDAH costumam apresentar um padrão de comportamento evitativo motivado pelos sintomas do TDAH, sendo desenvolvido um viés negativo sobre as próprias capacidades. Este trabalho tem como objetivo levantar as intervenções mais utilizadas em terapia cognitivo comportamental para tratamento e diagnostico do TDAH em adultos. A metodologia utilizada nesta pesquisa está amparada em técnicas e métodos de pesquisa bibliográfica qualitativa. As intervenções mais citadas em TCC são: Psicoeducação, reestruturação cognitiva, estratégias de enfrentamento, motivação, solução de problemas, manejo das emoções e treino de habilidades sociais. Esse problema pode persistir no adulto e, além de ser negligenciado em crianças e jovens, é ainda mais no adulto. No entanto, profissionais de outras áreas têm trabalhado de forma sistemática para compreender melhor o TDAH, bem como para desenvolver alternativas de diagnóstico e tratamento. A relevância desse estudo se aplica na medida em que se observa o impacto do TDAH na vida do sujeito, principalmente do não tratado, as dificuldades e desafios que levam na vida adulta, as técnicas na psicoterapia, o tratamento utilizado e mais eficaz.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-03T14:03:00Z
2023-04-03T14:03:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50956
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50956
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672921992855552