TDAH: a visão da TCC na vida adulta
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50956 |
Resumo: | O transtorno de Déficit de atenção-hiperatividade (TDAH) é caracterizado por sintomas de desatenção e hiperatividade impulsividade desde a infância, apresentando dificuldades de organização, sustentação da atenção e memória, baixa motivação e considerável inquietação. Os adultos com TDAH costumam apresentar um padrão de comportamento evitativo motivado pelos sintomas do TDAH, sendo desenvolvido um viés negativo sobre as próprias capacidades. Este trabalho tem como objetivo levantar as intervenções mais utilizadas em terapia cognitivo comportamental para tratamento e diagnostico do TDAH em adultos. A metodologia utilizada nesta pesquisa está amparada em técnicas e métodos de pesquisa bibliográfica qualitativa. As intervenções mais citadas em TCC são: Psicoeducação, reestruturação cognitiva, estratégias de enfrentamento, motivação, solução de problemas, manejo das emoções e treino de habilidades sociais. Esse problema pode persistir no adulto e, além de ser negligenciado em crianças e jovens, é ainda mais no adulto. No entanto, profissionais de outras áreas têm trabalhado de forma sistemática para compreender melhor o TDAH, bem como para desenvolver alternativas de diagnóstico e tratamento. A relevância desse estudo se aplica na medida em que se observa o impacto do TDAH na vida do sujeito, principalmente do não tratado, as dificuldades e desafios que levam na vida adulta, as técnicas na psicoterapia, o tratamento utilizado e mais eficaz. |
id |
Krot_5602fee7a2568306c8e04a3225ae081e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/50956 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
TDAH: a visão da TCC na vida adultaTDAHAdultosTratamentoDiagnósticoTCCO transtorno de Déficit de atenção-hiperatividade (TDAH) é caracterizado por sintomas de desatenção e hiperatividade impulsividade desde a infância, apresentando dificuldades de organização, sustentação da atenção e memória, baixa motivação e considerável inquietação. Os adultos com TDAH costumam apresentar um padrão de comportamento evitativo motivado pelos sintomas do TDAH, sendo desenvolvido um viés negativo sobre as próprias capacidades. Este trabalho tem como objetivo levantar as intervenções mais utilizadas em terapia cognitivo comportamental para tratamento e diagnostico do TDAH em adultos. A metodologia utilizada nesta pesquisa está amparada em técnicas e métodos de pesquisa bibliográfica qualitativa. As intervenções mais citadas em TCC são: Psicoeducação, reestruturação cognitiva, estratégias de enfrentamento, motivação, solução de problemas, manejo das emoções e treino de habilidades sociais. Esse problema pode persistir no adulto e, além de ser negligenciado em crianças e jovens, é ainda mais no adulto. No entanto, profissionais de outras áreas têm trabalhado de forma sistemática para compreender melhor o TDAH, bem como para desenvolver alternativas de diagnóstico e tratamento. A relevância desse estudo se aplica na medida em que se observa o impacto do TDAH na vida do sujeito, principalmente do não tratado, as dificuldades e desafios que levam na vida adulta, as técnicas na psicoterapia, o tratamento utilizado e mais eficaz.2023-04-03T14:03:00Z2023-04-03T14:03:00Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50956DINIZ, Mayara Fernanda Costaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-03T14:03:00Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/50956Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-04-03T14:03falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-04-03T14:03Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TDAH: a visão da TCC na vida adulta |
title |
TDAH: a visão da TCC na vida adulta |
spellingShingle |
TDAH: a visão da TCC na vida adulta DINIZ, Mayara Fernanda Costa TDAH Adultos Tratamento Diagnóstico TCC |
title_short |
TDAH: a visão da TCC na vida adulta |
title_full |
TDAH: a visão da TCC na vida adulta |
title_fullStr |
TDAH: a visão da TCC na vida adulta |
title_full_unstemmed |
TDAH: a visão da TCC na vida adulta |
title_sort |
TDAH: a visão da TCC na vida adulta |
author |
DINIZ, Mayara Fernanda Costa |
author_facet |
DINIZ, Mayara Fernanda Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DINIZ, Mayara Fernanda Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TDAH Adultos Tratamento Diagnóstico TCC |
topic |
TDAH Adultos Tratamento Diagnóstico TCC |
description |
O transtorno de Déficit de atenção-hiperatividade (TDAH) é caracterizado por sintomas de desatenção e hiperatividade impulsividade desde a infância, apresentando dificuldades de organização, sustentação da atenção e memória, baixa motivação e considerável inquietação. Os adultos com TDAH costumam apresentar um padrão de comportamento evitativo motivado pelos sintomas do TDAH, sendo desenvolvido um viés negativo sobre as próprias capacidades. Este trabalho tem como objetivo levantar as intervenções mais utilizadas em terapia cognitivo comportamental para tratamento e diagnostico do TDAH em adultos. A metodologia utilizada nesta pesquisa está amparada em técnicas e métodos de pesquisa bibliográfica qualitativa. As intervenções mais citadas em TCC são: Psicoeducação, reestruturação cognitiva, estratégias de enfrentamento, motivação, solução de problemas, manejo das emoções e treino de habilidades sociais. Esse problema pode persistir no adulto e, além de ser negligenciado em crianças e jovens, é ainda mais no adulto. No entanto, profissionais de outras áreas têm trabalhado de forma sistemática para compreender melhor o TDAH, bem como para desenvolver alternativas de diagnóstico e tratamento. A relevância desse estudo se aplica na medida em que se observa o impacto do TDAH na vida do sujeito, principalmente do não tratado, as dificuldades e desafios que levam na vida adulta, as técnicas na psicoterapia, o tratamento utilizado e mais eficaz. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2023-04-03T14:03:00Z 2023-04-03T14:03:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50956 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50956 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672921992855552 |