Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
Texto Completo: | https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5487 |
Resumo: | Esta pesquisa que tem como tema Educação em tempo de pandemia da covid-19: o programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, é resultado de minha participação no programa em questão, e tem como objetivo relatar as contribuições que os bolsistas do PIBID levaram/trouxeram para as práticas de ensino através das experiências de iniciação à docência, reuniões, estudos, planejamentos, atividades e aprendizados desenvolvidos remotamente nas escolas selecionadas pelo programa, sendo ela documental e teórica, com abordagem qualitativa. Pretende-se através deste trabalho mostrar os percursos que os bolsistas do PIBID, Edital 02/2020, do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, do campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no período compreendido entre 17 de novembro de 2020 a 30 de abril de 2022, enfrentaram durante o ensino remoto com crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, mostrando os desafios, as contribuições e aprendizagens, levando em conta a importância do uso das TICs como construto desse processo. |
id |
UNEB-8_f5081f9b36ea34003bc2b3c07b8033aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5487 |
network_acronym_str |
UNEB-8 |
network_name_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBIDEducation in times of the Covid-19 pandemic: The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program-PIBIDPIBIDIniciação à docênciaTIC 'sPandemiaEnsino remotoEsta pesquisa que tem como tema Educação em tempo de pandemia da covid-19: o programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, é resultado de minha participação no programa em questão, e tem como objetivo relatar as contribuições que os bolsistas do PIBID levaram/trouxeram para as práticas de ensino através das experiências de iniciação à docência, reuniões, estudos, planejamentos, atividades e aprendizados desenvolvidos remotamente nas escolas selecionadas pelo programa, sendo ela documental e teórica, com abordagem qualitativa. Pretende-se através deste trabalho mostrar os percursos que os bolsistas do PIBID, Edital 02/2020, do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, do campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no período compreendido entre 17 de novembro de 2020 a 30 de abril de 2022, enfrentaram durante o ensino remoto com crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, mostrando os desafios, as contribuições e aprendizagens, levando em conta a importância do uso das TICs como construto desse processo.This research, which has as its theme Education in times of the Covid-19 pandemic: the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program – PIBID, is the result of my participation in the program in question, and aims to report the contributions that PIBID scholarship holders made for teaching practices through teaching initiation experiences, meetings, studies, planning, activities and learning developed remotely in the schools selected by the program, being documentary and theoretical, with a qualitative approach. The aim of this work is to show the paths that PIBID scholarship holders, Notice 02/2020, of the Pedagogy course of the Department of Human Sciences, of campus III, of the State University of Bahia (UNEB), in the period between 17 November 2020 to April 30, 2022, faced during remote teaching with children from Early Childhood Education and Elementary School I, showing the challenges, contributions and learning, taking into account the importance of using ICTs as a construct of this process.UNEBMartins, Josemar da SilvaLima, Iva Autina CavalcanteSilva, Francisco de AssisLima, Roberta Pereira de2024-06-05T20:02:56Z2024-06-05T20:02:56Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5487porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-06T03:00:47Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5487Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-06T03:00:47Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID Education in times of the Covid-19 pandemic: The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program-PIBID |
title |
Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID |
spellingShingle |
Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID Lima, Roberta Pereira de PIBID Iniciação à docência TIC 's Pandemia Ensino remoto |
title_short |
Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID |
title_full |
Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID |
title_fullStr |
Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID |
title_full_unstemmed |
Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID |
title_sort |
Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID |
author |
Lima, Roberta Pereira de |
author_facet |
Lima, Roberta Pereira de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Josemar da Silva Lima, Iva Autina Cavalcante Silva, Francisco de Assis |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Roberta Pereira de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID Iniciação à docência TIC 's Pandemia Ensino remoto |
topic |
PIBID Iniciação à docência TIC 's Pandemia Ensino remoto |
description |
Esta pesquisa que tem como tema Educação em tempo de pandemia da covid-19: o programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, é resultado de minha participação no programa em questão, e tem como objetivo relatar as contribuições que os bolsistas do PIBID levaram/trouxeram para as práticas de ensino através das experiências de iniciação à docência, reuniões, estudos, planejamentos, atividades e aprendizados desenvolvidos remotamente nas escolas selecionadas pelo programa, sendo ela documental e teórica, com abordagem qualitativa. Pretende-se através deste trabalho mostrar os percursos que os bolsistas do PIBID, Edital 02/2020, do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, do campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no período compreendido entre 17 de novembro de 2020 a 30 de abril de 2022, enfrentaram durante o ensino remoto com crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, mostrando os desafios, as contribuições e aprendizagens, levando em conta a importância do uso das TICs como construto desse processo. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 2024-06-05T20:02:56Z 2024-06-05T20:02:56Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5487 |
url |
https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5487 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
publisher.none.fl_str_mv |
UNEB |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB) instacron:UNEB |
instname_str |
Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
instacron_str |
UNEB |
institution |
UNEB |
reponame_str |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
collection |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB |
repository.name.fl_str_mv |
Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br |
_version_ |
1802131150378893312 |