Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Roberta Pereira de
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
Texto Completo: https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5487
Resumo: Esta pesquisa que tem como tema Educação em tempo de pandemia da covid-19: o programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, é resultado de minha participação no programa em questão, e tem como objetivo relatar as contribuições que os bolsistas do PIBID levaram/trouxeram para as práticas de ensino através das experiências de iniciação à docência, reuniões, estudos, planejamentos, atividades e aprendizados desenvolvidos remotamente nas escolas selecionadas pelo programa, sendo ela documental e teórica, com abordagem qualitativa. Pretende-se através deste trabalho mostrar os percursos que os bolsistas do PIBID, Edital 02/2020, do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, do campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no período compreendido entre 17 de novembro de 2020 a 30 de abril de 2022, enfrentaram durante o ensino remoto com crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, mostrando os desafios, as contribuições e aprendizagens, levando em conta a importância do uso das TICs como construto desse processo.
id UNEB-8_f5081f9b36ea34003bc2b3c07b8033aa
oai_identifier_str oai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5487
network_acronym_str UNEB-8
network_name_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository_id_str
spelling Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBIDEducation in times of the Covid-19 pandemic: The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program-PIBIDPIBIDIniciação à docênciaTIC 'sPandemiaEnsino remotoEsta pesquisa que tem como tema Educação em tempo de pandemia da covid-19: o programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, é resultado de minha participação no programa em questão, e tem como objetivo relatar as contribuições que os bolsistas do PIBID levaram/trouxeram para as práticas de ensino através das experiências de iniciação à docência, reuniões, estudos, planejamentos, atividades e aprendizados desenvolvidos remotamente nas escolas selecionadas pelo programa, sendo ela documental e teórica, com abordagem qualitativa. Pretende-se através deste trabalho mostrar os percursos que os bolsistas do PIBID, Edital 02/2020, do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, do campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no período compreendido entre 17 de novembro de 2020 a 30 de abril de 2022, enfrentaram durante o ensino remoto com crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, mostrando os desafios, as contribuições e aprendizagens, levando em conta a importância do uso das TICs como construto desse processo.This research, which has as its theme Education in times of the Covid-19 pandemic: the Institutional Teaching Initiation Scholarship Program – PIBID, is the result of my participation in the program in question, and aims to report the contributions that PIBID scholarship holders made for teaching practices through teaching initiation experiences, meetings, studies, planning, activities and learning developed remotely in the schools selected by the program, being documentary and theoretical, with a qualitative approach. The aim of this work is to show the paths that PIBID scholarship holders, Notice 02/2020, of the Pedagogy course of the Department of Human Sciences, of campus III, of the State University of Bahia (UNEB), in the period between 17 November 2020 to April 30, 2022, faced during remote teaching with children from Early Childhood Education and Elementary School I, showing the challenges, contributions and learning, taking into account the importance of using ICTs as a construct of this process.UNEBMartins, Josemar da SilvaLima, Iva Autina CavalcanteSilva, Francisco de AssisLima, Roberta Pereira de2024-06-05T20:02:56Z2024-06-05T20:02:56Z2023-12-14info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5487porinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEBinstname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEB2024-06-06T03:00:47Zoai:saberaberto.uneb.br:20.500.11896/5487Repositório InstitucionalPUBhttps://saberaberto.uneb.br/server/oai/requestrepositorio@uneb.br || sisb@uneb.bropendoar:2024-06-06T03:00:47Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID
Education in times of the Covid-19 pandemic: The Institutional Teaching Initiation Scholarship Program-PIBID
title Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID
spellingShingle Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID
Lima, Roberta Pereira de
PIBID
Iniciação à docência
TIC 's
Pandemia
Ensino remoto
title_short Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID
title_full Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID
title_fullStr Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID
title_full_unstemmed Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID
title_sort Educação em tempo de pandemia da Covid-19: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID
author Lima, Roberta Pereira de
author_facet Lima, Roberta Pereira de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Josemar da Silva
Lima, Iva Autina Cavalcante
Silva, Francisco de Assis
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Roberta Pereira de
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
Iniciação à docência
TIC 's
Pandemia
Ensino remoto
topic PIBID
Iniciação à docência
TIC 's
Pandemia
Ensino remoto
description Esta pesquisa que tem como tema Educação em tempo de pandemia da covid-19: o programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, é resultado de minha participação no programa em questão, e tem como objetivo relatar as contribuições que os bolsistas do PIBID levaram/trouxeram para as práticas de ensino através das experiências de iniciação à docência, reuniões, estudos, planejamentos, atividades e aprendizados desenvolvidos remotamente nas escolas selecionadas pelo programa, sendo ela documental e teórica, com abordagem qualitativa. Pretende-se através deste trabalho mostrar os percursos que os bolsistas do PIBID, Edital 02/2020, do curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, do campus III, da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), no período compreendido entre 17 de novembro de 2020 a 30 de abril de 2022, enfrentaram durante o ensino remoto com crianças de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, mostrando os desafios, as contribuições e aprendizagens, levando em conta a importância do uso das TICs como construto desse processo.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
2024-06-05T20:02:56Z
2024-06-05T20:02:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5487
url https://saberaberto.uneb.br/handle/20.500.11896/5487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UNEB
publisher.none.fl_str_mv UNEB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
collection Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB
repository.name.fl_str_mv Saber Aberto – Repositório Institucional da UNEB - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@uneb.br || sisb@uneb.br
_version_ 1802131150378893312