A INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DOS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (PORTARIAS Nº 1.382 E Nº 1.383 DE 2017)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34672 |
Resumo: | A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL É UMA DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE), QUE DETERMINA DIRETRIZES, METAS E ESTRATÉGIAS PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O PERÍODO DE 2014 A 2024. A META 12 DO PNE É ELEVAR, ATÉ 2024, A TAXA BRUTA DE MATRÍCULA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA 50% E A TAXA LÍQUIDA PARA 33% DA POPULAÇÃO DE 18 A 24 ANOS (SASE, 2014). EM 31 DE OUTUBRO DE 2017 FORAM PUBLICADOS AS PORTARIAS 1.382 E 1.383, RELATIVAS AOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA OS ATOS DE AUTORIZAÇÃO, RECONHECIMENTO E RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. COM AS NOVAS PORTARIAS, HÁ OBJETOS DE ANÁLISE DISTINTOS NOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA AVALIAR OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. ALÉM DISSO, NO NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA PARA AUTORIZAÇÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA PUBLICADO EM 2017 (INEP, 2017B, P. 52), APARECE O TERMO “PRÁTICAS EXITOSAS OU INOVADORAS”. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE EM 2017, CONSIDERANDO-SE O ENSINO PÚBLICO E PRIVADO, HAVIAM 35.443 CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS EM 2.448 INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO PAÍS (INEP, 2018). DESSE TOTAL, O NÚMERO DE MATRÍCULAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ATINGIU QUASE 1,07 MILHÃO EM 2017, O QUE REPRESENTA UMA PARTICIPAÇÃO DE 33,3% DO TOTAL DE MATRÍCULAS DE INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR. NESTE ARTIGO DESTACAM-SE OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EM VIGOR E APRESENTA-SE O RESULTADO OBTIDO EM UMA PESQUISA DE CAMPO DESENVOLVIDA EM UM NÚMERO RELEVANTE DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, REPRESENTADAS POR SEUS DOCENTES, COORDENADORES, DIRETORES E COMPONENTES DAS REITORIAS. ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO POSSIBILITAR A ANÁLISE DAS INOVAÇÕES REALIZADAS PELAS IES COM BASE NOS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DIRECIONADA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, CONSIDERANDO CURSOS OFERECIDOS NA MODALIDADE PRESENCIAL E ESPECIALMENTE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA (E-LEARNING). |
id |
Krot_60670df63049ee011cb1ae1c7db79e45 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34672 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DOS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (PORTARIAS Nº 1.382 E Nº 1.383 DE 2017)Ensino SuperiorInovação EducacionalInstrumentos de AvaliaçãoA EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL É UMA DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE), QUE DETERMINA DIRETRIZES, METAS E ESTRATÉGIAS PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O PERÍODO DE 2014 A 2024. A META 12 DO PNE É ELEVAR, ATÉ 2024, A TAXA BRUTA DE MATRÍCULA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA 50% E A TAXA LÍQUIDA PARA 33% DA POPULAÇÃO DE 18 A 24 ANOS (SASE, 2014). EM 31 DE OUTUBRO DE 2017 FORAM PUBLICADOS AS PORTARIAS 1.382 E 1.383, RELATIVAS AOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA OS ATOS DE AUTORIZAÇÃO, RECONHECIMENTO E RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. COM AS NOVAS PORTARIAS, HÁ OBJETOS DE ANÁLISE DISTINTOS NOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA AVALIAR OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. ALÉM DISSO, NO NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA PARA AUTORIZAÇÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA PUBLICADO EM 2017 (INEP, 2017B, P. 52), APARECE O TERMO “PRÁTICAS EXITOSAS OU INOVADORAS”. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE EM 2017, CONSIDERANDO-SE O ENSINO PÚBLICO E PRIVADO, HAVIAM 35.443 CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS EM 2.448 INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO PAÍS (INEP, 2018). DESSE TOTAL, O NÚMERO DE MATRÍCULAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ATINGIU QUASE 1,07 MILHÃO EM 2017, O QUE REPRESENTA UMA PARTICIPAÇÃO DE 33,3% DO TOTAL DE MATRÍCULAS DE INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR. NESTE ARTIGO DESTACAM-SE OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EM VIGOR E APRESENTA-SE O RESULTADO OBTIDO EM UMA PESQUISA DE CAMPO DESENVOLVIDA EM UM NÚMERO RELEVANTE DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, REPRESENTADAS POR SEUS DOCENTES, COORDENADORES, DIRETORES E COMPONENTES DAS REITORIAS. ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO POSSIBILITAR A ANÁLISE DAS INOVAÇÕES REALIZADAS PELAS IES COM BASE NOS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DIRECIONADA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, CONSIDERANDO CURSOS OFERECIDOS NA MODALIDADE PRESENCIAL E ESPECIALMENTE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA (E-LEARNING).ABED2021-10-11T14:29:01Z2021-10-11T14:29:01Z2019-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34672PINTO, LUIZ FERNANDO GOMESMAÑAS, ANTONIO VICOporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-11T14:29:01Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34672Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-11T14:29:01falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-11T14:29:01Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DOS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (PORTARIAS Nº 1.382 E Nº 1.383 DE 2017) |
title |
A INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DOS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (PORTARIAS Nº 1.382 E Nº 1.383 DE 2017) |
spellingShingle |
A INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DOS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (PORTARIAS Nº 1.382 E Nº 1.383 DE 2017) PINTO, LUIZ FERNANDO GOMES Ensino Superior Inovação Educacional Instrumentos de Avaliação |
title_short |
A INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DOS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (PORTARIAS Nº 1.382 E Nº 1.383 DE 2017) |
title_full |
A INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DOS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (PORTARIAS Nº 1.382 E Nº 1.383 DE 2017) |
title_fullStr |
A INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DOS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (PORTARIAS Nº 1.382 E Nº 1.383 DE 2017) |
title_full_unstemmed |
A INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DOS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (PORTARIAS Nº 1.382 E Nº 1.383 DE 2017) |
title_sort |
A INOVAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DOS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO (PORTARIAS Nº 1.382 E Nº 1.383 DE 2017) |
author |
PINTO, LUIZ FERNANDO GOMES |
author_facet |
PINTO, LUIZ FERNANDO GOMES MAÑAS, ANTONIO VICO |
author_role |
author |
author2 |
MAÑAS, ANTONIO VICO |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PINTO, LUIZ FERNANDO GOMES MAÑAS, ANTONIO VICO |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Superior Inovação Educacional Instrumentos de Avaliação |
topic |
Ensino Superior Inovação Educacional Instrumentos de Avaliação |
description |
A EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL É UMA DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE), QUE DETERMINA DIRETRIZES, METAS E ESTRATÉGIAS PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL PARA O PERÍODO DE 2014 A 2024. A META 12 DO PNE É ELEVAR, ATÉ 2024, A TAXA BRUTA DE MATRÍCULA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA 50% E A TAXA LÍQUIDA PARA 33% DA POPULAÇÃO DE 18 A 24 ANOS (SASE, 2014). EM 31 DE OUTUBRO DE 2017 FORAM PUBLICADOS AS PORTARIAS 1.382 E 1.383, RELATIVAS AOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO DE CURSOS DE GRADUAÇÃO PARA OS ATOS DE AUTORIZAÇÃO, RECONHECIMENTO E RENOVAÇÃO DE RECONHECIMENTO NAS MODALIDADES PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. COM AS NOVAS PORTARIAS, HÁ OBJETOS DE ANÁLISE DISTINTOS NOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PARA AVALIAR OS CURSOS DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA. ALÉM DISSO, NO NOVO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EXTERNA PARA AUTORIZAÇÃO DE CURSO DE GRADUAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA PUBLICADO EM 2017 (INEP, 2017B, P. 52), APARECE O TERMO “PRÁTICAS EXITOSAS OU INOVADORAS”. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE EM 2017, CONSIDERANDO-SE O ENSINO PÚBLICO E PRIVADO, HAVIAM 35.443 CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS EM 2.448 INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR NO PAÍS (INEP, 2018). DESSE TOTAL, O NÚMERO DE MATRÍCULAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ATINGIU QUASE 1,07 MILHÃO EM 2017, O QUE REPRESENTA UMA PARTICIPAÇÃO DE 33,3% DO TOTAL DE MATRÍCULAS DE INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR. NESTE ARTIGO DESTACAM-SE OS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EM VIGOR E APRESENTA-SE O RESULTADO OBTIDO EM UMA PESQUISA DE CAMPO DESENVOLVIDA EM UM NÚMERO RELEVANTE DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, REPRESENTADAS POR SEUS DOCENTES, COORDENADORES, DIRETORES E COMPONENTES DAS REITORIAS. ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO POSSIBILITAR A ANÁLISE DAS INOVAÇÕES REALIZADAS PELAS IES COM BASE NOS NOVOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DIRECIONADA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM, CONSIDERANDO CURSOS OFERECIDOS NA MODALIDADE PRESENCIAL E ESPECIALMENTE PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA (E-LEARNING). |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06 2021-10-11T14:29:01Z 2021-10-11T14:29:01Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34672 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34672 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
publisher.none.fl_str_mv |
ABED |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672936262926336 |