Repensando o processo diagnóstico dos transtornos de espectro autista.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Tiago Soares
Data de Publicação: 2013
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/10869/5461
Resumo: Psicologia
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O autismo é classificado como transtorno invasivo do desenvolvimento, envolvendo dificuldades nas habilidades sociais e comunicativas. Pessoas com autismo apresentam atraso no seu desenvolvimento em geral, e demonstram comportamentos repetitivos, estereotipados e limitados. Na realização deste estudo de caso acompanhou, durante 1 ano, duas crianças de 3 anos de idade em processo de diagnóstico, que eram atendidas no programa de educação precoce da Secretaria de Educação do DF. Foram realizadas entrevistas com as mães e professores, e diversas observações de atendimento das crianças citadas no estudo. Os resultados indicaram que as suspeitas de diagnóstico levantadas pela equipe da escola estavam corretas, pois ao longo do período em que esse trabalho foi realizado, as famílias conseguiram concluir o diagnóstico junto a uma equipe médica. Alguns questionamentos surgiram ao longo desse diagnóstico, pois foi percebida uma queixa comum nas duas famílias, ambas em nenhum momento, se sentiram participantes de todo o processo e não souberam informar quais informações sobre o processo foram utilizadas pelos profissionais para chegar a tal diagnóstico. 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