Ludicidade no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALVES, Altamira de Fátima Costa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51290
Resumo: O estudo teve por objetivo compreender a importância do jogo como ferramenta facilitadora na aprendizagem de conteúdos relacionados à matemática na educação infantil a fim de estimular mudanças positivas e incentivando a aprendizagem criativa para as crianças. Trata-se de uma revisão de literatura, realizada nas bases de dados SCIELO, Biblioteca e Dissertações da Tese Digital Brasileira e no google acadêmico, os critérios de inclusãofooram estudos publicados nos anos de 2010 a 2021, com aspectos relacionados ao tema proposto, os critérios de não inclusão foram, estudos incompletos e os que fugiram aos objetivos do estudo. A proposta aprovada pela BNCC para a Educação Infantil é voltada para o desenvolvimento de competências e habilidades, gira em torno de comportamentos, habilidades, conhecimentos e vivências que irão ajudar a desenvolver estratégias para resolução de problemas no dia a dia do educando. A BNCC determina interações e brincadeiras como os eixos estruturantes na educação infantil. Estabelecendo assim, direitos de aprendizagem como: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Brincar contribui para o desenvolvimento integral da humanidade em todos os aspectos Físico, social, cultural, emocional, emocional e cognitivo. É por isso que é importante Pais e educadores sabem que o lúdico deve ser experimentado na infância, e brincar faz parte da alegria de aprender. O lúdico trouxe grandes contribuições para a educação infantil, entre as quais nesta fase, as crianças descobrem sua autonomia, seus sentimentos e começam interaja com outras crianças, compartilhe experiências e brinquedos. Em um ambiente escolar, brincar é essencial porque passa Atividades divertidas que as crianças descobrem e ganham recompensas Professor, ele define as regras e posições para desenvolver o jogo, Isso proporciona aprendizado para a criança. Através do estudo pode-se evidenciar que uma das formas de viabilizar o ensino de matemática na educação infantil é por meio de atividades lúdicas, inclusive lúdicas, pois essas atividades proporcionam a troca de informações e criam um ambiente propício ao desenvolvimento da socialização, cooperação e respeito mútuo entre os alunos. Na educação infantil, o brincar pode desenvolver as crianças cognitivamente, socialmente, emocionalmente e linguisticamente, além de proporcionar diversão.
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