A ludicidade na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BATISTA, Talita Cristina Gandra
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58500
Resumo: O presente trabalho parte da premissa de que o lúdico deve ser entendido como uma dimensão fundamental para a aprendizagem humana. Por esse motivo, sua utilização como estratégia de ensino que valoriza os saberes da infância é um tema muito discutido e debatido atualmente nos cursos de formação de professores. Assumindo como objetivo compreender a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras no processo do desenvolvimento infantil e suas contribuições para a educação, procura-se nesta pesquisa relacionar a dimensão lúdica dessas atividades com o processo de aprendizagem inerente à criança enquanto sujeito da brincadeira. O mundo das crianças é norteado por jogos, brinquedos e brincadeiras, pois estes estão presentes na vida do ser humano desde muito cedo. Por isso as atividades lúdicas são necessárias para a absorção dos conhecimentos, pois tais atividades permitem que a criança desenvolva a percepção.
id Krot_0decf60bfcb9087ce88a3b385aace348
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58500
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A ludicidade na educação infantilLúdicoBrincarJogosBrinquedosCriançasO presente trabalho parte da premissa de que o lúdico deve ser entendido como uma dimensão fundamental para a aprendizagem humana. Por esse motivo, sua utilização como estratégia de ensino que valoriza os saberes da infância é um tema muito discutido e debatido atualmente nos cursos de formação de professores. Assumindo como objetivo compreender a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras no processo do desenvolvimento infantil e suas contribuições para a educação, procura-se nesta pesquisa relacionar a dimensão lúdica dessas atividades com o processo de aprendizagem inerente à criança enquanto sujeito da brincadeira. O mundo das crianças é norteado por jogos, brinquedos e brincadeiras, pois estes estão presentes na vida do ser humano desde muito cedo. Por isso as atividades lúdicas são necessárias para a absorção dos conhecimentos, pois tais atividades permitem que a criança desenvolva a percepção.2023-07-05T13:31:41Z2023-07-05T13:31:41Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58500BATISTA, Talita Cristina Gandraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-05T13:31:41Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58500Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-05T13:31:41falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-05T13:31:41Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A ludicidade na educação infantil
title A ludicidade na educação infantil
spellingShingle A ludicidade na educação infantil
BATISTA, Talita Cristina Gandra
Lúdico
Brincar
Jogos
Brinquedos
Crianças
title_short A ludicidade na educação infantil
title_full A ludicidade na educação infantil
title_fullStr A ludicidade na educação infantil
title_full_unstemmed A ludicidade na educação infantil
title_sort A ludicidade na educação infantil
author BATISTA, Talita Cristina Gandra
author_facet BATISTA, Talita Cristina Gandra
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BATISTA, Talita Cristina Gandra
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Brincar
Jogos
Brinquedos
Crianças
topic Lúdico
Brincar
Jogos
Brinquedos
Crianças
description O presente trabalho parte da premissa de que o lúdico deve ser entendido como uma dimensão fundamental para a aprendizagem humana. Por esse motivo, sua utilização como estratégia de ensino que valoriza os saberes da infância é um tema muito discutido e debatido atualmente nos cursos de formação de professores. Assumindo como objetivo compreender a importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras no processo do desenvolvimento infantil e suas contribuições para a educação, procura-se nesta pesquisa relacionar a dimensão lúdica dessas atividades com o processo de aprendizagem inerente à criança enquanto sujeito da brincadeira. O mundo das crianças é norteado por jogos, brinquedos e brincadeiras, pois estes estão presentes na vida do ser humano desde muito cedo. Por isso as atividades lúdicas são necessárias para a absorção dos conhecimentos, pois tais atividades permitem que a criança desenvolva a percepção.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-07-05T13:31:41Z
2023-07-05T13:31:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58500
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672909104807936