Utilização das mídias sociais como ferramenta estratégica para o empreendedorismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51471 |
Resumo: | As mídias sociais podem ser conceituadas como um conjunto de ações estratégicas aplicadas nos meios digitais, para atrair e fidelizar clientes, elevando a participação da empresa no mercado. Engloba a prática de promover produtos, serviços ou a própria marca através da internet, chegando aos consumidores de forma rápida, personalizada e eficiente. A internet deixou de ser vista apenas como meio de pesquisas, e passou a fazer parte da vida das pessoas de maneira direta, facilitando a disseminação de informações de modo interativo e claro entre empresa e clientes. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e as empresas para se manter competitivas e atender as necessidades dos clientes devem se adaptar ao novo cenário mundial, mais conhecida como a era da informação, e essa geração digital tem demandado um posicionamento das empresas e marcas dentro desse meio, e as mídias sociais oferecem as ferramentas necessárias para tornar os relacionamentos empresa/cliente mais horizontais. O objetivo geral do estudo foi discorrer sobre a utilização das mídias sociais como ferramentas estratégicas para o empreendedorismo. A metodologia adotada nesta pesquisa, trata-se de revisão de literatura, com base nos autores como Brito (2021), Santana et al., (2019), por meio de consultas a livros, artigos, sites confiáveis. A Revisão de Literatura foi escolhida para a realização desta pesquisa, porque é calçada em definições científicas, tendo uma base confiável de informações. Na pesquisa foi realizada a leitura analítica de forma que as teorias levantadas conduzam a obtenção da resposta ao problema de pesquisa apresentado. O período utilizado para busca, foram dos últimos 10 anos. Para tanto, será cruzado os descritores: empreendedorismo, mídias socias, estratégias, onde se encontrou 45 estudos, e que, após a exclusão, utilizou-se 40 para a construção deste estudo. As pesquisas serão realizadas em sites de revista de saúde e na base de dados da Scientífic Eletronic Library Online (SciELO). |
id |
Krot_632f6d6bc11d16f514d0a876ca5e20bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51471 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
MELO, Tayse Malheiros2023-04-10T12:45:47Z2023-04-10T12:45:47Z2022https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51471As mídias sociais podem ser conceituadas como um conjunto de ações estratégicas aplicadas nos meios digitais, para atrair e fidelizar clientes, elevando a participação da empresa no mercado. Engloba a prática de promover produtos, serviços ou a própria marca através da internet, chegando aos consumidores de forma rápida, personalizada e eficiente. A internet deixou de ser vista apenas como meio de pesquisas, e passou a fazer parte da vida das pessoas de maneira direta, facilitando a disseminação de informações de modo interativo e claro entre empresa e clientes. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e as empresas para se manter competitivas e atender as necessidades dos clientes devem se adaptar ao novo cenário mundial, mais conhecida como a era da informação, e essa geração digital tem demandado um posicionamento das empresas e marcas dentro desse meio, e as mídias sociais oferecem as ferramentas necessárias para tornar os relacionamentos empresa/cliente mais horizontais. O objetivo geral do estudo foi discorrer sobre a utilização das mídias sociais como ferramentas estratégicas para o empreendedorismo. A metodologia adotada nesta pesquisa, trata-se de revisão de literatura, com base nos autores como Brito (2021), Santana et al., (2019), por meio de consultas a livros, artigos, sites confiáveis. A Revisão de Literatura foi escolhida para a realização desta pesquisa, porque é calçada em definições científicas, tendo uma base confiável de informações. Na pesquisa foi realizada a leitura analítica de forma que as teorias levantadas conduzam a obtenção da resposta ao problema de pesquisa apresentado. O período utilizado para busca, foram dos últimos 10 anos. Para tanto, será cruzado os descritores: empreendedorismo, mídias socias, estratégias, onde se encontrou 45 estudos, e que, após a exclusão, utilizou-se 40 para a construção deste estudo. As pesquisas serão realizadas em sites de revista de saúde e na base de dados da Scientífic Eletronic Library Online (SciELO).EmpreendedorismoMídias sociasEstratégiasUtilização das mídias sociais como ferramenta estratégica para o empreendedorismoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTAYSE_MALHEIROS_MELO.pdfTAYSE_MALHEIROS_MELO.pdfapplication/pdf361329https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51471/1/TAYSE_MALHEIROS_MELO.pdf04487065cbd1e0e72063406f17cedd6bMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51471/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/514712023-07-24 15:07:51.318oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-24T18:07:51falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-24T18:07:51Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Utilização das mídias sociais como ferramenta estratégica para o empreendedorismo |
title |
Utilização das mídias sociais como ferramenta estratégica para o empreendedorismo |
spellingShingle |
Utilização das mídias sociais como ferramenta estratégica para o empreendedorismo MELO, Tayse Malheiros Empreendedorismo Mídias socias Estratégias |
title_short |
Utilização das mídias sociais como ferramenta estratégica para o empreendedorismo |
title_full |
Utilização das mídias sociais como ferramenta estratégica para o empreendedorismo |
title_fullStr |
Utilização das mídias sociais como ferramenta estratégica para o empreendedorismo |
title_full_unstemmed |
Utilização das mídias sociais como ferramenta estratégica para o empreendedorismo |
title_sort |
Utilização das mídias sociais como ferramenta estratégica para o empreendedorismo |
author |
MELO, Tayse Malheiros |
author_facet |
MELO, Tayse Malheiros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MELO, Tayse Malheiros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Mídias socias Estratégias |
topic |
Empreendedorismo Mídias socias Estratégias |
description |
As mídias sociais podem ser conceituadas como um conjunto de ações estratégicas aplicadas nos meios digitais, para atrair e fidelizar clientes, elevando a participação da empresa no mercado. Engloba a prática de promover produtos, serviços ou a própria marca através da internet, chegando aos consumidores de forma rápida, personalizada e eficiente. A internet deixou de ser vista apenas como meio de pesquisas, e passou a fazer parte da vida das pessoas de maneira direta, facilitando a disseminação de informações de modo interativo e claro entre empresa e clientes. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e as empresas para se manter competitivas e atender as necessidades dos clientes devem se adaptar ao novo cenário mundial, mais conhecida como a era da informação, e essa geração digital tem demandado um posicionamento das empresas e marcas dentro desse meio, e as mídias sociais oferecem as ferramentas necessárias para tornar os relacionamentos empresa/cliente mais horizontais. O objetivo geral do estudo foi discorrer sobre a utilização das mídias sociais como ferramentas estratégicas para o empreendedorismo. A metodologia adotada nesta pesquisa, trata-se de revisão de literatura, com base nos autores como Brito (2021), Santana et al., (2019), por meio de consultas a livros, artigos, sites confiáveis. A Revisão de Literatura foi escolhida para a realização desta pesquisa, porque é calçada em definições científicas, tendo uma base confiável de informações. Na pesquisa foi realizada a leitura analítica de forma que as teorias levantadas conduzam a obtenção da resposta ao problema de pesquisa apresentado. O período utilizado para busca, foram dos últimos 10 anos. Para tanto, será cruzado os descritores: empreendedorismo, mídias socias, estratégias, onde se encontrou 45 estudos, e que, após a exclusão, utilizou-se 40 para a construção deste estudo. As pesquisas serão realizadas em sites de revista de saúde e na base de dados da Scientífic Eletronic Library Online (SciELO). |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-04-10T12:45:47Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-04-10T12:45:47Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51471 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51471/1/TAYSE_MALHEIROS_MELO.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/51471/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
04487065cbd1e0e72063406f17cedd6b 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460322030845952 |