Como a tecnologia pode auxiliar alunos com deficiência visual no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALKMIM, Cristiny Rithiely Alves
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39667
Resumo: Verifica-se a importância de se procurar formas de incluir alunos com deficiência no ambiente escolar e de torná-los mais independentes nas tarefas cotidianas. Na busca de entender como a tecnologia pode impactar no processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência visual surge um conceito relativamente novo: a Tecnologia Assistiva. O objetivo geral deste trabalho procura descrever de qual forma a tecnologia pode ser um agente facilitador no cotidiano escolar do aluno com deficiência. Este trabalho se constituiu através de um estudo de caráter qualitativo e descritivo. Por meio deste estudo evidenciou-se a importância da existência de ferramentas para auxiliar alunos com deficiências, bem como a necessidade dos docentes conhecê-las e utilizá-las. Essas ferramentas podem contribuir na garantia dos direitos de aprendizagem dos alunos com deficiência, proporcionando autonomia e inclusão, além de ajudar nas relações sociais, até porque são através das relações estabelecidas com o outro que a aprendizagem acontece. Foram utilizados neste estudo alguns trabalhos de autores que falam sobre inclusão de deficientes visuais e tecnologia, com ênfase nos trabalhos de Maria Elisabete Rodrigues Freire Gasparetto e Teófilo Alves Galvão Filho.
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