Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Evanilsa Coelho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173773
Resumo: TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
id UFSC_bd8a9fe518abece5774fc89691d61fae
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/173773
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visualGêneroDeficiência visualTecnologia assistivaTCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.Este trabalho de conclusão de curso se propõe a abordar a temática relacionada à introdução de estudos sobre gênero para estudantes universitários com deficiência visual, considerando que na contemporaneidade existem poucos trabalhos abordando novas formas de atuação envolvendo estudos de gênero para esse público. Seus objetivos são evidenciar a contribuição da temática de gênero no processo de ensino; introduzir leituras sobre gênero e diversidade sexual com auxílio de tecnologia assistiva e propor reflexões acerca de gênero considerando as percepções dos estudantes com deficiência visual. A análise das percepções possibilitou constatar a importância do acesso a discussões que envolvam gênero e sexualidades para os estudantes com deficiência visual, contribuindo para a inclusão social e transformações no ambiente educacional.This final project aims to address the theme related to the introduction of gender university studies for students with visual disability, whereas in contemporary times there are few studies addressing new forms of activity involving gender studies for this audience. Its objectives are to highlignt the contribution of gender in educational process; readings on gender and sexual diversity with the help of assistive technology and propose reflections about genre considering the perceptions of students with visual impairment. The analysis of perceptions enabled us to see the importance of access to discussions involving gender and Sexualities to students with visual disabilities, contributing to social inclusion and transformations in the educational environment.Mello, Profa. Me. Anahi Guedes deUniversidade Federal de Santa CatarinaMartins, Evanilsa Coelho2017-02-24T22:23:55Z2017-02-24T22:23:55Z2017-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis64application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173773porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-24T22:23:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/173773Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-02-24T22:23:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual
title Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual
spellingShingle Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual
Martins, Evanilsa Coelho
Gênero
Deficiência visual
Tecnologia assistiva
title_short Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual
title_full Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual
title_fullStr Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual
title_full_unstemmed Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual
title_sort Uma proposta de oficina de gênero com apoio da tecnologia assistiva para estudantes com deficiência visual
author Martins, Evanilsa Coelho
author_facet Martins, Evanilsa Coelho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mello, Profa. Me. Anahi Guedes de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Evanilsa Coelho
dc.subject.por.fl_str_mv Gênero
Deficiência visual
Tecnologia assistiva
topic Gênero
Deficiência visual
Tecnologia assistiva
description TCC(especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia de Ciências Humanas. Gênero e Diversidade na Escola.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-02-24T22:23:55Z
2017-02-24T22:23:55Z
2017-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173773
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/173773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 64
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652322637611008