O processo de aprendizagem da criança com TEA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62680 |
Resumo: | O presente texto é uma revisão bibliográfica de pesquisa qualitativa e descritiva, que tem como problematização investigar quais as dificuldades no processo de aprendizagem e inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os principais objetivos são conceituar o TEA, pois se trata de um transtorno que afeta o neurodesenvolvimento e existe uma variedade de sintomas. O presente texto também tem como objetivo, contextualizar a inclusão da criança com TEA no sistema educacional brasileiro, mostrando a atuação do psicólogo escolar diante de diversos desafios, de modo que ajude a compreender concretização do direito a inclusão do autista no ensino básico. Deste modo o texto busca introduzir fundamentos a respeito da condição autista, colaborando para o enriquecimento conceitual dos docentes. Assim esse texto mostra conhecimentos importantes sobre a condição de crianças autistas, possibilitando o conhecimento de algumas estratégias e recursos pedagógicos que podem auxiliar no processo de inclusão de estudantes com TEA. |
id |
Krot_6423931cf44c565dec1a29ed29910e0e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62680 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
OLIVEIRA, Emilly Carolina Rodrigues de2023-09-04T20:13:20Z2023-09-04T20:13:20Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62680O presente texto é uma revisão bibliográfica de pesquisa qualitativa e descritiva, que tem como problematização investigar quais as dificuldades no processo de aprendizagem e inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os principais objetivos são conceituar o TEA, pois se trata de um transtorno que afeta o neurodesenvolvimento e existe uma variedade de sintomas. O presente texto também tem como objetivo, contextualizar a inclusão da criança com TEA no sistema educacional brasileiro, mostrando a atuação do psicólogo escolar diante de diversos desafios, de modo que ajude a compreender concretização do direito a inclusão do autista no ensino básico. Deste modo o texto busca introduzir fundamentos a respeito da condição autista, colaborando para o enriquecimento conceitual dos docentes. Assim esse texto mostra conhecimentos importantes sobre a condição de crianças autistas, possibilitando o conhecimento de algumas estratégias e recursos pedagógicos que podem auxiliar no processo de inclusão de estudantes com TEA.AutismoInclusãoAprendizagemEducaçãoPsicologoO processo de aprendizagem da criança com TEAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEMILLY+CAROLINA+RODRIGUES+DE+OLIVEIRA.pdfEMILLY+CAROLINA+RODRIGUES+DE+OLIVEIRA.pdfapplication/pdf211711https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62680/1/EMILLY%2bCAROLINA%2bRODRIGUES%2bDE%2bOLIVEIRA.pdf87b046ed4fc4710f8f0ed120d37a7614MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62680/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/626802023-09-04 17:13:20.592oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62680Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-04T20:13:20falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-04T20:13:20Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O processo de aprendizagem da criança com TEA |
title |
O processo de aprendizagem da criança com TEA |
spellingShingle |
O processo de aprendizagem da criança com TEA OLIVEIRA, Emilly Carolina Rodrigues de Autismo Inclusão Aprendizagem Educação Psicologo |
title_short |
O processo de aprendizagem da criança com TEA |
title_full |
O processo de aprendizagem da criança com TEA |
title_fullStr |
O processo de aprendizagem da criança com TEA |
title_full_unstemmed |
O processo de aprendizagem da criança com TEA |
title_sort |
O processo de aprendizagem da criança com TEA |
author |
OLIVEIRA, Emilly Carolina Rodrigues de |
author_facet |
OLIVEIRA, Emilly Carolina Rodrigues de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Emilly Carolina Rodrigues de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Inclusão Aprendizagem Educação Psicologo |
topic |
Autismo Inclusão Aprendizagem Educação Psicologo |
description |
O presente texto é uma revisão bibliográfica de pesquisa qualitativa e descritiva, que tem como problematização investigar quais as dificuldades no processo de aprendizagem e inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os principais objetivos são conceituar o TEA, pois se trata de um transtorno que afeta o neurodesenvolvimento e existe uma variedade de sintomas. O presente texto também tem como objetivo, contextualizar a inclusão da criança com TEA no sistema educacional brasileiro, mostrando a atuação do psicólogo escolar diante de diversos desafios, de modo que ajude a compreender concretização do direito a inclusão do autista no ensino básico. Deste modo o texto busca introduzir fundamentos a respeito da condição autista, colaborando para o enriquecimento conceitual dos docentes. Assim esse texto mostra conhecimentos importantes sobre a condição de crianças autistas, possibilitando o conhecimento de algumas estratégias e recursos pedagógicos que podem auxiliar no processo de inclusão de estudantes com TEA. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-09-04T20:13:20Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-09-04T20:13:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62680 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62680 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62680/1/EMILLY%2bCAROLINA%2bRODRIGUES%2bDE%2bOLIVEIRA.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62680/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
87b046ed4fc4710f8f0ed120d37a7614 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460308408795136 |