O processo de aprendizagem da criança com TEA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Emilly Carolina Rodrigues de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62680
Resumo: O presente texto é uma revisão bibliográfica de pesquisa qualitativa e descritiva, que tem como problematização investigar quais as dificuldades no processo de aprendizagem e inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os principais objetivos são conceituar o TEA, pois se trata de um transtorno que afeta o neurodesenvolvimento e existe uma variedade de sintomas. O presente texto também tem como objetivo, contextualizar a inclusão da criança com TEA no sistema educacional brasileiro, mostrando a atuação do psicólogo escolar diante de diversos desafios, de modo que ajude a compreender concretização do direito a inclusão do autista no ensino básico. Deste modo o texto busca introduzir fundamentos a respeito da condição autista, colaborando para o enriquecimento conceitual dos docentes. Assim esse texto mostra conhecimentos importantes sobre a condição de crianças autistas, possibilitando o conhecimento de algumas estratégias e recursos pedagógicos que podem auxiliar no processo de inclusão de estudantes com TEA.
id Krot_6423931cf44c565dec1a29ed29910e0e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62680
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling OLIVEIRA, Emilly Carolina Rodrigues de2023-09-04T20:13:20Z2023-09-04T20:13:20Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62680O presente texto é uma revisão bibliográfica de pesquisa qualitativa e descritiva, que tem como problematização investigar quais as dificuldades no processo de aprendizagem e inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os principais objetivos são conceituar o TEA, pois se trata de um transtorno que afeta o neurodesenvolvimento e existe uma variedade de sintomas. O presente texto também tem como objetivo, contextualizar a inclusão da criança com TEA no sistema educacional brasileiro, mostrando a atuação do psicólogo escolar diante de diversos desafios, de modo que ajude a compreender concretização do direito a inclusão do autista no ensino básico. Deste modo o texto busca introduzir fundamentos a respeito da condição autista, colaborando para o enriquecimento conceitual dos docentes. Assim esse texto mostra conhecimentos importantes sobre a condição de crianças autistas, possibilitando o conhecimento de algumas estratégias e recursos pedagógicos que podem auxiliar no processo de inclusão de estudantes com TEA.AutismoInclusãoAprendizagemEducaçãoPsicologoO processo de aprendizagem da criança com TEAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPsicologiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEMILLY+CAROLINA+RODRIGUES+DE+OLIVEIRA.pdfEMILLY+CAROLINA+RODRIGUES+DE+OLIVEIRA.pdfapplication/pdf211711https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62680/1/EMILLY%2bCAROLINA%2bRODRIGUES%2bDE%2bOLIVEIRA.pdf87b046ed4fc4710f8f0ed120d37a7614MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62680/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/626802023-09-04 17:13:20.592oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62680Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-04T20:13:20falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-04T20:13:20Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O processo de aprendizagem da criança com TEA
title O processo de aprendizagem da criança com TEA
spellingShingle O processo de aprendizagem da criança com TEA
OLIVEIRA, Emilly Carolina Rodrigues de
Autismo
Inclusão
Aprendizagem
Educação
Psicologo
title_short O processo de aprendizagem da criança com TEA
title_full O processo de aprendizagem da criança com TEA
title_fullStr O processo de aprendizagem da criança com TEA
title_full_unstemmed O processo de aprendizagem da criança com TEA
title_sort O processo de aprendizagem da criança com TEA
author OLIVEIRA, Emilly Carolina Rodrigues de
author_facet OLIVEIRA, Emilly Carolina Rodrigues de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Emilly Carolina Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Inclusão
Aprendizagem
Educação
Psicologo
topic Autismo
Inclusão
Aprendizagem
Educação
Psicologo
description O presente texto é uma revisão bibliográfica de pesquisa qualitativa e descritiva, que tem como problematização investigar quais as dificuldades no processo de aprendizagem e inclusão da criança com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os principais objetivos são conceituar o TEA, pois se trata de um transtorno que afeta o neurodesenvolvimento e existe uma variedade de sintomas. O presente texto também tem como objetivo, contextualizar a inclusão da criança com TEA no sistema educacional brasileiro, mostrando a atuação do psicólogo escolar diante de diversos desafios, de modo que ajude a compreender concretização do direito a inclusão do autista no ensino básico. Deste modo o texto busca introduzir fundamentos a respeito da condição autista, colaborando para o enriquecimento conceitual dos docentes. Assim esse texto mostra conhecimentos importantes sobre a condição de crianças autistas, possibilitando o conhecimento de algumas estratégias e recursos pedagógicos que podem auxiliar no processo de inclusão de estudantes com TEA.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-04T20:13:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-04T20:13:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62680
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62680/1/EMILLY%2bCAROLINA%2bRODRIGUES%2bDE%2bOLIVEIRA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/62680/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 87b046ed4fc4710f8f0ed120d37a7614
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460308408795136