Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Ana Cláudia Teobaldo de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36448
Resumo: Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista, esse tema tem como objetivo despertar o interesse pelo conhecimento sobre o espectro autista e sobre as adversidades enfrentadas pelo autista na escola regular de ensino. Apresento também metodologias de ensino específicas para esse transtorno, e o papel do professor como agente fundamental colaborador na transformação social e na inclusão do autista na sociedade, sendo realizado uma pesquisa qualitativa usando as técnicas de pesquisa bibliográfica na internet e livros, cuja fundamentação teórica foi realizada através dos autores que falasse sobre o tema de pesquisa. Os principais autores são ORRÚ (2007), FONSECA (2014), PRIETO (2006), HÖHER CAMARGO 2012), VYGOTSKY (2007), GÓMEZ (2009) entre outros. Concluindo que cabe a nós educadores rever as práticas pedagógicas, conhecer as peculiaridades de cada aluno, para melhor trabalhar e transmitir aprendizagem e desenvolvimento a todos os educandos e conseguir desenvolver o papel de educador da forma mais abrangente e em todos os sentidos possíveis.
id Krot_732caff80be43e021b9e194c9645da51
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36448
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling OLIVEIRA, Ana Cláudia Teobaldo de2022-02-15T15:00:59Z2022-02-15T15:00:59Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36448Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista, esse tema tem como objetivo despertar o interesse pelo conhecimento sobre o espectro autista e sobre as adversidades enfrentadas pelo autista na escola regular de ensino. Apresento também metodologias de ensino específicas para esse transtorno, e o papel do professor como agente fundamental colaborador na transformação social e na inclusão do autista na sociedade, sendo realizado uma pesquisa qualitativa usando as técnicas de pesquisa bibliográfica na internet e livros, cuja fundamentação teórica foi realizada através dos autores que falasse sobre o tema de pesquisa. Os principais autores são ORRÚ (2007), FONSECA (2014), PRIETO (2006), HÖHER CAMARGO 2012), VYGOTSKY (2007), GÓMEZ (2009) entre outros. Concluindo que cabe a nós educadores rever as práticas pedagógicas, conhecer as peculiaridades de cada aluno, para melhor trabalhar e transmitir aprendizagem e desenvolvimento a todos os educandos e conseguir desenvolver o papel de educador da forma mais abrangente e em todos os sentidos possíveis.AutismoProfessorMetodologiaInclusãoDesafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANA_CLÁUDIA_TEOBALDO_DE_OLIVEIRA.pdfANA_CLÁUDIA_TEOBALDO_DE_OLIVEIRA.pdfapplication/pdf325609https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36448/1/ANA_CL%c3%81UDIA_TEOBALDO_DE_OLIVEIRA.pdf10e9b1f9e0c6bad191d711f3f309ed0dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36448/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/364482022-02-15 14:42:00.671oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36448Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-15T17:42falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-15T17:42Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA)
title Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA)
spellingShingle Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA)
OLIVEIRA, Ana Cláudia Teobaldo de
Autismo
Professor
Metodologia
Inclusão
title_short Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA)
title_full Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA)
title_fullStr Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA)
title_full_unstemmed Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA)
title_sort Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA)
author OLIVEIRA, Ana Cláudia Teobaldo de
author_facet OLIVEIRA, Ana Cláudia Teobaldo de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Ana Cláudia Teobaldo de
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Professor
Metodologia
Inclusão
topic Autismo
Professor
Metodologia
Inclusão
description Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista, esse tema tem como objetivo despertar o interesse pelo conhecimento sobre o espectro autista e sobre as adversidades enfrentadas pelo autista na escola regular de ensino. Apresento também metodologias de ensino específicas para esse transtorno, e o papel do professor como agente fundamental colaborador na transformação social e na inclusão do autista na sociedade, sendo realizado uma pesquisa qualitativa usando as técnicas de pesquisa bibliográfica na internet e livros, cuja fundamentação teórica foi realizada através dos autores que falasse sobre o tema de pesquisa. Os principais autores são ORRÚ (2007), FONSECA (2014), PRIETO (2006), HÖHER CAMARGO 2012), VYGOTSKY (2007), GÓMEZ (2009) entre outros. Concluindo que cabe a nós educadores rever as práticas pedagógicas, conhecer as peculiaridades de cada aluno, para melhor trabalhar e transmitir aprendizagem e desenvolvimento a todos os educandos e conseguir desenvolver o papel de educador da forma mais abrangente e em todos os sentidos possíveis.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-02-15T15:00:59Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-02-15T15:00:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36448
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36448/1/ANA_CL%c3%81UDIA_TEOBALDO_DE_OLIVEIRA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36448/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 10e9b1f9e0c6bad191d711f3f309ed0d
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460218537443328