Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36448 |
Resumo: | Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista, esse tema tem como objetivo despertar o interesse pelo conhecimento sobre o espectro autista e sobre as adversidades enfrentadas pelo autista na escola regular de ensino. Apresento também metodologias de ensino específicas para esse transtorno, e o papel do professor como agente fundamental colaborador na transformação social e na inclusão do autista na sociedade, sendo realizado uma pesquisa qualitativa usando as técnicas de pesquisa bibliográfica na internet e livros, cuja fundamentação teórica foi realizada através dos autores que falasse sobre o tema de pesquisa. Os principais autores são ORRÚ (2007), FONSECA (2014), PRIETO (2006), HÖHER CAMARGO 2012), VYGOTSKY (2007), GÓMEZ (2009) entre outros. Concluindo que cabe a nós educadores rever as práticas pedagógicas, conhecer as peculiaridades de cada aluno, para melhor trabalhar e transmitir aprendizagem e desenvolvimento a todos os educandos e conseguir desenvolver o papel de educador da forma mais abrangente e em todos os sentidos possíveis. |
id |
Krot_732caff80be43e021b9e194c9645da51 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36448 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
OLIVEIRA, Ana Cláudia Teobaldo de2022-02-15T15:00:59Z2022-02-15T15:00:59Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36448Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista, esse tema tem como objetivo despertar o interesse pelo conhecimento sobre o espectro autista e sobre as adversidades enfrentadas pelo autista na escola regular de ensino. Apresento também metodologias de ensino específicas para esse transtorno, e o papel do professor como agente fundamental colaborador na transformação social e na inclusão do autista na sociedade, sendo realizado uma pesquisa qualitativa usando as técnicas de pesquisa bibliográfica na internet e livros, cuja fundamentação teórica foi realizada através dos autores que falasse sobre o tema de pesquisa. Os principais autores são ORRÚ (2007), FONSECA (2014), PRIETO (2006), HÖHER CAMARGO 2012), VYGOTSKY (2007), GÓMEZ (2009) entre outros. Concluindo que cabe a nós educadores rever as práticas pedagógicas, conhecer as peculiaridades de cada aluno, para melhor trabalhar e transmitir aprendizagem e desenvolvimento a todos os educandos e conseguir desenvolver o papel de educador da forma mais abrangente e em todos os sentidos possíveis.AutismoProfessorMetodologiaInclusãoDesafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALANA_CLÁUDIA_TEOBALDO_DE_OLIVEIRA.pdfANA_CLÁUDIA_TEOBALDO_DE_OLIVEIRA.pdfapplication/pdf325609https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36448/1/ANA_CL%c3%81UDIA_TEOBALDO_DE_OLIVEIRA.pdf10e9b1f9e0c6bad191d711f3f309ed0dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36448/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/364482022-02-15 14:42:00.671oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36448Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-15T17:42falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-15T17:42Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA) |
title |
Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA) |
spellingShingle |
Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA) OLIVEIRA, Ana Cláudia Teobaldo de Autismo Professor Metodologia Inclusão |
title_short |
Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA) |
title_full |
Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA) |
title_fullStr |
Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA) |
title_full_unstemmed |
Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA) |
title_sort |
Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista (TEA) |
author |
OLIVEIRA, Ana Cláudia Teobaldo de |
author_facet |
OLIVEIRA, Ana Cláudia Teobaldo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Ana Cláudia Teobaldo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Professor Metodologia Inclusão |
topic |
Autismo Professor Metodologia Inclusão |
description |
Desafios no processo de ensino e aprendizagem do aluno autista, esse tema tem como objetivo despertar o interesse pelo conhecimento sobre o espectro autista e sobre as adversidades enfrentadas pelo autista na escola regular de ensino. Apresento também metodologias de ensino específicas para esse transtorno, e o papel do professor como agente fundamental colaborador na transformação social e na inclusão do autista na sociedade, sendo realizado uma pesquisa qualitativa usando as técnicas de pesquisa bibliográfica na internet e livros, cuja fundamentação teórica foi realizada através dos autores que falasse sobre o tema de pesquisa. Os principais autores são ORRÚ (2007), FONSECA (2014), PRIETO (2006), HÖHER CAMARGO 2012), VYGOTSKY (2007), GÓMEZ (2009) entre outros. Concluindo que cabe a nós educadores rever as práticas pedagógicas, conhecer as peculiaridades de cada aluno, para melhor trabalhar e transmitir aprendizagem e desenvolvimento a todos os educandos e conseguir desenvolver o papel de educador da forma mais abrangente e em todos os sentidos possíveis. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-02-15T15:00:59Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-02-15T15:00:59Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36448 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36448 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36448/1/ANA_CL%c3%81UDIA_TEOBALDO_DE_OLIVEIRA.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/36448/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
10e9b1f9e0c6bad191d711f3f309ed0d 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460218537443328 |