A importância do psicólogo no processo de inclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BONASSA, Carina Miranda
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53646
Resumo: Esta pesquisa apresenta a importância do psicólogo no processo de inclusão escolar e o impacto da ausência desse profissional na formação dos indivíduos e na concepção do ensino-aprendizagem e que o psicólogo escolar pode atuar de maneira interdisciplinar, fomentando a cooperação de toda a equipe em ações, na promoção de espaços mais saudáveis, democráticos e diversos e de reflexão sobre preconceitos e na superação de limites a partir do sentimento de pertencimento e inserção. Este estudo demonstra que a psicologia no campo escolar construiu um espaço de diálogo entre profissionais, familiares e alunos e o papel do psicólogo se tornou imprescindível na inclusão social a fim de manejar as situações vivenciadas na escola e fora dela. Para realizar essa pesquisa foram investigadas quais as bibliografias disponíveis nos portais e plataformas de conhecimento PubMed, Scielo e Google Academics publicados nos últimos dez anos. Considerando os princípios da educação inclusiva de que toda pessoa tem o direito de acesso à educação; toda pessoa aprende; o processo de aprendizagem de cada pessoa é singular; o convívio no ambiente escolar comum beneficia todos; e a educação inclusiva diz respeito a todos. Foram privilegiadas as publicações mais recentes e como critério de exclusão os que tinham o texto completo disponível para leitura. Algumas pesquisas demonstraram que a socialização apresenta inúmeros benefícios às crianças com necessidades educacionais especiais, no desenvolvimento cognitivo, emocional e comportamental e que proporcionar às essas crianças oportunidades de conviver com outras possibilita o estímulo às suas capacidades interativas e desenvolve a competência social, fornecendo modelos de interação, além de contribuir para que outras crianças e a comunidade aprendam a conviver com as diferenças. Foram 34 publicações selecionadas dentre os idiomas português, inglês e espanhol. Após a triagem, foram registradas citações e reconstruídos novos conhecimentos acerca do tema. Assim, este estudo insere sua contribuição à comunidade acadêmica, proporcionando mais ferramentas para lidar com a inclusão no campo escolar.
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Para realizar essa pesquisa foram investigadas quais as bibliografias disponíveis nos portais e plataformas de conhecimento PubMed, Scielo e Google Academics publicados nos últimos dez anos. Considerando os princípios da educação inclusiva de que toda pessoa tem o direito de acesso à educação; toda pessoa aprende; o processo de aprendizagem de cada pessoa é singular; o convívio no ambiente escolar comum beneficia todos; e a educação inclusiva diz respeito a todos. Foram privilegiadas as publicações mais recentes e como critério de exclusão os que tinham o texto completo disponível para leitura. 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