Musculação para idosos debilitados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Matheus Felipe Carvalho de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38013
Resumo: Com a musculação como exercício físico diário, o idoso aumenta a expectativa de vida, tendo melhoras gradativas em suas capacidades físicas, sociais e mentais, consequentemente, o indivíduo tende a obter outros hábitos, alcançando uma melhor qualidade de vida. A prática constante de exercício físico parece ser uma das iniciativas para melhorar a qualidade de vida, conforme o estilo de vida sedentário representa um fator de risco para surgir doenças crônico-degenerativas. A musculação é um tipo de ginástica com peso, predominantemente pelo exercício resistido. A pesquisa foi uma revisão de literatura, baseada em trabalhos publicados entre os anos de 2011 a 2021, buscando títulos pertinentes ao tema, nas bases de dados Scielo, Pubmed, Google Scholar e Capes Periódicos. A musculação é um tipo de exercício resistido, com variáveis cargas, amplitude, tempo de contração e velocidade. As atividades físicas contribuem para a melhoria da saúde e qualidade de vida, porém a musculação se ressalta por vários fatores, como amenizar as perdas funcionais durante o envelhecimento, beneficia o fator psicossocial, reduzindo o estresse, aumentando a interação social, autoestima e combate do sedentarismo. O aumento da prática da musculação pelos idosos, demonstra que estão, cada vez mais, buscando uma vida mais ativa e saudável. A prática do treinamento com força tem diversas vantagens, inclusive a redução dos riscos de doenças, melhora na qualidade do sono, fortalece a musculatura e corrobora com a resistência cardiovascular e respiratório.
id Krot_7072bb4042b95a31d7d43045683a89aa
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/38013
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Musculação para idosos debilitadosIdososTerceira idadeMusculaçãoBenefíciosTreinamentosCom a musculação como exercício físico diário, o idoso aumenta a expectativa de vida, tendo melhoras gradativas em suas capacidades físicas, sociais e mentais, consequentemente, o indivíduo tende a obter outros hábitos, alcançando uma melhor qualidade de vida. A prática constante de exercício físico parece ser uma das iniciativas para melhorar a qualidade de vida, conforme o estilo de vida sedentário representa um fator de risco para surgir doenças crônico-degenerativas. A musculação é um tipo de ginástica com peso, predominantemente pelo exercício resistido. A pesquisa foi uma revisão de literatura, baseada em trabalhos publicados entre os anos de 2011 a 2021, buscando títulos pertinentes ao tema, nas bases de dados Scielo, Pubmed, Google Scholar e Capes Periódicos. A musculação é um tipo de exercício resistido, com variáveis cargas, amplitude, tempo de contração e velocidade. As atividades físicas contribuem para a melhoria da saúde e qualidade de vida, porém a musculação se ressalta por vários fatores, como amenizar as perdas funcionais durante o envelhecimento, beneficia o fator psicossocial, reduzindo o estresse, aumentando a interação social, autoestima e combate do sedentarismo. O aumento da prática da musculação pelos idosos, demonstra que estão, cada vez mais, buscando uma vida mais ativa e saudável. A prática do treinamento com força tem diversas vantagens, inclusive a redução dos riscos de doenças, melhora na qualidade do sono, fortalece a musculatura e corrobora com a resistência cardiovascular e respiratório.2022-03-16T18:02:11Z2022-03-16T18:02:11Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38013SOUZA, Matheus Felipe Carvalho deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-16T18:02:11Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/38013Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-03-16T18:02:11falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-03-16T18:02:11Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Musculação para idosos debilitados
title Musculação para idosos debilitados
spellingShingle Musculação para idosos debilitados
SOUZA, Matheus Felipe Carvalho de
Idosos
Terceira idade
Musculação
Benefícios
Treinamentos
title_short Musculação para idosos debilitados
title_full Musculação para idosos debilitados
title_fullStr Musculação para idosos debilitados
title_full_unstemmed Musculação para idosos debilitados
title_sort Musculação para idosos debilitados
author SOUZA, Matheus Felipe Carvalho de
author_facet SOUZA, Matheus Felipe Carvalho de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA, Matheus Felipe Carvalho de
dc.subject.por.fl_str_mv Idosos
Terceira idade
Musculação
Benefícios
Treinamentos
topic Idosos
Terceira idade
Musculação
Benefícios
Treinamentos
description Com a musculação como exercício físico diário, o idoso aumenta a expectativa de vida, tendo melhoras gradativas em suas capacidades físicas, sociais e mentais, consequentemente, o indivíduo tende a obter outros hábitos, alcançando uma melhor qualidade de vida. A prática constante de exercício físico parece ser uma das iniciativas para melhorar a qualidade de vida, conforme o estilo de vida sedentário representa um fator de risco para surgir doenças crônico-degenerativas. A musculação é um tipo de ginástica com peso, predominantemente pelo exercício resistido. A pesquisa foi uma revisão de literatura, baseada em trabalhos publicados entre os anos de 2011 a 2021, buscando títulos pertinentes ao tema, nas bases de dados Scielo, Pubmed, Google Scholar e Capes Periódicos. A musculação é um tipo de exercício resistido, com variáveis cargas, amplitude, tempo de contração e velocidade. As atividades físicas contribuem para a melhoria da saúde e qualidade de vida, porém a musculação se ressalta por vários fatores, como amenizar as perdas funcionais durante o envelhecimento, beneficia o fator psicossocial, reduzindo o estresse, aumentando a interação social, autoestima e combate do sedentarismo. O aumento da prática da musculação pelos idosos, demonstra que estão, cada vez mais, buscando uma vida mais ativa e saudável. A prática do treinamento com força tem diversas vantagens, inclusive a redução dos riscos de doenças, melhora na qualidade do sono, fortalece a musculatura e corrobora com a resistência cardiovascular e respiratório.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-16T18:02:11Z
2022-03-16T18:02:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38013
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38013
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673018004668416