A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOURA, SILVANA CAMINHA
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34314
Resumo: O presente trabalho faz uma abordagem sobre o marketing para as micro e pequenas empresas – MPE’s, com o intuito de apresentar o marketing e as suas ferramentas como auxílio para esses pequenos empreendimentos, de forma que, com a inserção do planejamento de marketing, as empresas possam manter-se vivas no mercado. As MPE's são grandes responsáveis pelo desenvolvimento da economia brasileira, representando 99,2% dos empreendimentos em operação, sendo as maiores geradoras de renda e empregos no país. Apesar dos ótimos dados, muitas dessas empresas são concebidas por pessoas que se arriscam e não estão preparadas para adentrar no mercado, cerca de 56,4% destes negócios se extinguem até os três primeiros anos de vida, em decorrência da falta de planejamento de marketing. Os novos empresários abrem a empresa com a finalidade de ganhar dinheiro e fazer sucesso sem o menor conhecimento de causa. Para a diminuição da taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas, o presente estudo teve como objetivo descrever a importância de se elaborar o planejamento de marketing, bem como sua relevância para garantir a sobrevivência das MPE's. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi à pesquisa bibliográfica. Ao longo da realização desse estudo foi possível perceber qual a importância que a realização de um planejamento de traz para a organização. Com a inserção do planejamento de marketing na gestão da empresa, independentemente de seu ramo e seu porte, é uma forma de manter a empresa orientada ao mercado, permitindo maior interação com os clientes, além de, minimizar os riscos e ameaças que o mercado apresenta, o planejamento contribui para promover ações que serão importantes para conquistar vantagens sobre a concorrência, aumentar a participação no mercado e seus lucros. Conclui-se que a elaboração do planejamento de marketing contribui para o desenvolvimento das empresas, independentemente do seu porte.
id Krot_7348f6901254fc1f0661d9e2d56bb8c2
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34314
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling MOURA, SILVANA CAMINHA2021-09-30T19:12:28Z2021-09-30T19:12:28Z2018https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34314O presente trabalho faz uma abordagem sobre o marketing para as micro e pequenas empresas – MPE’s, com o intuito de apresentar o marketing e as suas ferramentas como auxílio para esses pequenos empreendimentos, de forma que, com a inserção do planejamento de marketing, as empresas possam manter-se vivas no mercado. As MPE's são grandes responsáveis pelo desenvolvimento da economia brasileira, representando 99,2% dos empreendimentos em operação, sendo as maiores geradoras de renda e empregos no país. Apesar dos ótimos dados, muitas dessas empresas são concebidas por pessoas que se arriscam e não estão preparadas para adentrar no mercado, cerca de 56,4% destes negócios se extinguem até os três primeiros anos de vida, em decorrência da falta de planejamento de marketing. Os novos empresários abrem a empresa com a finalidade de ganhar dinheiro e fazer sucesso sem o menor conhecimento de causa. Para a diminuição da taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas, o presente estudo teve como objetivo descrever a importância de se elaborar o planejamento de marketing, bem como sua relevância para garantir a sobrevivência das MPE's. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi à pesquisa bibliográfica. Ao longo da realização desse estudo foi possível perceber qual a importância que a realização de um planejamento de traz para a organização. Com a inserção do planejamento de marketing na gestão da empresa, independentemente de seu ramo e seu porte, é uma forma de manter a empresa orientada ao mercado, permitindo maior interação com os clientes, além de, minimizar os riscos e ameaças que o mercado apresenta, o planejamento contribui para promover ações que serão importantes para conquistar vantagens sobre a concorrência, aumentar a participação no mercado e seus lucros. Conclui-se que a elaboração do planejamento de marketing contribui para o desenvolvimento das empresas, independentemente do seu porte.MarketingPlanejamento de MarketingA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESASinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSILVANA CAMINHA MOURA_1327981_assignsubmission_file_SILVANA_CAMINHA_APRESENTAÇÃO.pdfSILVANA CAMINHA MOURA_1327981_assignsubmission_file_SILVANA_CAMINHA_APRESENTAÇÃO.pdfapplication/pdf1151346https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34314/1/SILVANA%20CAMINHA%20MOURA_1327981_assignsubmission_file_SILVANA_CAMINHA_APRESENTA%c3%87%c3%83O.pdffcbbcfb128d53a9af0e1ad6836442804MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34314/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/343142021-10-01 11:10:04.986oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34314Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-01T14:10:04falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-01T14:10:04Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
spellingShingle A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
MOURA, SILVANA CAMINHA
Marketing
Planejamento de Marketing
title_short A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title_full A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title_fullStr A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title_full_unstemmed A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
title_sort A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
author MOURA, SILVANA CAMINHA
author_facet MOURA, SILVANA CAMINHA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MOURA, SILVANA CAMINHA
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Planejamento de Marketing
topic Marketing
Planejamento de Marketing
description O presente trabalho faz uma abordagem sobre o marketing para as micro e pequenas empresas – MPE’s, com o intuito de apresentar o marketing e as suas ferramentas como auxílio para esses pequenos empreendimentos, de forma que, com a inserção do planejamento de marketing, as empresas possam manter-se vivas no mercado. As MPE's são grandes responsáveis pelo desenvolvimento da economia brasileira, representando 99,2% dos empreendimentos em operação, sendo as maiores geradoras de renda e empregos no país. Apesar dos ótimos dados, muitas dessas empresas são concebidas por pessoas que se arriscam e não estão preparadas para adentrar no mercado, cerca de 56,4% destes negócios se extinguem até os três primeiros anos de vida, em decorrência da falta de planejamento de marketing. Os novos empresários abrem a empresa com a finalidade de ganhar dinheiro e fazer sucesso sem o menor conhecimento de causa. Para a diminuição da taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas, o presente estudo teve como objetivo descrever a importância de se elaborar o planejamento de marketing, bem como sua relevância para garantir a sobrevivência das MPE's. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi à pesquisa bibliográfica. Ao longo da realização desse estudo foi possível perceber qual a importância que a realização de um planejamento de traz para a organização. Com a inserção do planejamento de marketing na gestão da empresa, independentemente de seu ramo e seu porte, é uma forma de manter a empresa orientada ao mercado, permitindo maior interação com os clientes, além de, minimizar os riscos e ameaças que o mercado apresenta, o planejamento contribui para promover ações que serão importantes para conquistar vantagens sobre a concorrência, aumentar a participação no mercado e seus lucros. Conclui-se que a elaboração do planejamento de marketing contribui para o desenvolvimento das empresas, independentemente do seu porte.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-30T19:12:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-30T19:12:28Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34314
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34314/1/SILVANA%20CAMINHA%20MOURA_1327981_assignsubmission_file_SILVANA_CAMINHA_APRESENTA%c3%87%c3%83O.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34314/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fcbbcfb128d53a9af0e1ad6836442804
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460309263384576