A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34314 |
Resumo: | O presente trabalho faz uma abordagem sobre o marketing para as micro e pequenas empresas – MPE’s, com o intuito de apresentar o marketing e as suas ferramentas como auxílio para esses pequenos empreendimentos, de forma que, com a inserção do planejamento de marketing, as empresas possam manter-se vivas no mercado. As MPE's são grandes responsáveis pelo desenvolvimento da economia brasileira, representando 99,2% dos empreendimentos em operação, sendo as maiores geradoras de renda e empregos no país. Apesar dos ótimos dados, muitas dessas empresas são concebidas por pessoas que se arriscam e não estão preparadas para adentrar no mercado, cerca de 56,4% destes negócios se extinguem até os três primeiros anos de vida, em decorrência da falta de planejamento de marketing. Os novos empresários abrem a empresa com a finalidade de ganhar dinheiro e fazer sucesso sem o menor conhecimento de causa. Para a diminuição da taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas, o presente estudo teve como objetivo descrever a importância de se elaborar o planejamento de marketing, bem como sua relevância para garantir a sobrevivência das MPE's. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi à pesquisa bibliográfica. Ao longo da realização desse estudo foi possível perceber qual a importância que a realização de um planejamento de traz para a organização. Com a inserção do planejamento de marketing na gestão da empresa, independentemente de seu ramo e seu porte, é uma forma de manter a empresa orientada ao mercado, permitindo maior interação com os clientes, além de, minimizar os riscos e ameaças que o mercado apresenta, o planejamento contribui para promover ações que serão importantes para conquistar vantagens sobre a concorrência, aumentar a participação no mercado e seus lucros. Conclui-se que a elaboração do planejamento de marketing contribui para o desenvolvimento das empresas, independentemente do seu porte. |
id |
Krot_7348f6901254fc1f0661d9e2d56bb8c2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34314 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
MOURA, SILVANA CAMINHA2021-09-30T19:12:28Z2021-09-30T19:12:28Z2018https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34314O presente trabalho faz uma abordagem sobre o marketing para as micro e pequenas empresas – MPE’s, com o intuito de apresentar o marketing e as suas ferramentas como auxílio para esses pequenos empreendimentos, de forma que, com a inserção do planejamento de marketing, as empresas possam manter-se vivas no mercado. As MPE's são grandes responsáveis pelo desenvolvimento da economia brasileira, representando 99,2% dos empreendimentos em operação, sendo as maiores geradoras de renda e empregos no país. Apesar dos ótimos dados, muitas dessas empresas são concebidas por pessoas que se arriscam e não estão preparadas para adentrar no mercado, cerca de 56,4% destes negócios se extinguem até os três primeiros anos de vida, em decorrência da falta de planejamento de marketing. Os novos empresários abrem a empresa com a finalidade de ganhar dinheiro e fazer sucesso sem o menor conhecimento de causa. Para a diminuição da taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas, o presente estudo teve como objetivo descrever a importância de se elaborar o planejamento de marketing, bem como sua relevância para garantir a sobrevivência das MPE's. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi à pesquisa bibliográfica. Ao longo da realização desse estudo foi possível perceber qual a importância que a realização de um planejamento de traz para a organização. Com a inserção do planejamento de marketing na gestão da empresa, independentemente de seu ramo e seu porte, é uma forma de manter a empresa orientada ao mercado, permitindo maior interação com os clientes, além de, minimizar os riscos e ameaças que o mercado apresenta, o planejamento contribui para promover ações que serão importantes para conquistar vantagens sobre a concorrência, aumentar a participação no mercado e seus lucros. Conclui-se que a elaboração do planejamento de marketing contribui para o desenvolvimento das empresas, independentemente do seu porte.MarketingPlanejamento de MarketingA IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESASinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSILVANA CAMINHA MOURA_1327981_assignsubmission_file_SILVANA_CAMINHA_APRESENTAÇÃO.pdfSILVANA CAMINHA MOURA_1327981_assignsubmission_file_SILVANA_CAMINHA_APRESENTAÇÃO.pdfapplication/pdf1151346https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34314/1/SILVANA%20CAMINHA%20MOURA_1327981_assignsubmission_file_SILVANA_CAMINHA_APRESENTA%c3%87%c3%83O.pdffcbbcfb128d53a9af0e1ad6836442804MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34314/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/343142021-10-01 11:10:04.986oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34314Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2021-10-01T14:10:04falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2021-10-01T14:10:04Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS |
title |
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS |
spellingShingle |
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS MOURA, SILVANA CAMINHA Marketing Planejamento de Marketing |
title_short |
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS |
title_full |
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS |
title_fullStr |
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS |
title_full_unstemmed |
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS |
title_sort |
A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA A SOBREVIVÊNCIA DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS |
author |
MOURA, SILVANA CAMINHA |
author_facet |
MOURA, SILVANA CAMINHA |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MOURA, SILVANA CAMINHA |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marketing Planejamento de Marketing |
topic |
Marketing Planejamento de Marketing |
description |
O presente trabalho faz uma abordagem sobre o marketing para as micro e pequenas empresas – MPE’s, com o intuito de apresentar o marketing e as suas ferramentas como auxílio para esses pequenos empreendimentos, de forma que, com a inserção do planejamento de marketing, as empresas possam manter-se vivas no mercado. As MPE's são grandes responsáveis pelo desenvolvimento da economia brasileira, representando 99,2% dos empreendimentos em operação, sendo as maiores geradoras de renda e empregos no país. Apesar dos ótimos dados, muitas dessas empresas são concebidas por pessoas que se arriscam e não estão preparadas para adentrar no mercado, cerca de 56,4% destes negócios se extinguem até os três primeiros anos de vida, em decorrência da falta de planejamento de marketing. Os novos empresários abrem a empresa com a finalidade de ganhar dinheiro e fazer sucesso sem o menor conhecimento de causa. Para a diminuição da taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas, o presente estudo teve como objetivo descrever a importância de se elaborar o planejamento de marketing, bem como sua relevância para garantir a sobrevivência das MPE's. A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho foi à pesquisa bibliográfica. Ao longo da realização desse estudo foi possível perceber qual a importância que a realização de um planejamento de traz para a organização. Com a inserção do planejamento de marketing na gestão da empresa, independentemente de seu ramo e seu porte, é uma forma de manter a empresa orientada ao mercado, permitindo maior interação com os clientes, além de, minimizar os riscos e ameaças que o mercado apresenta, o planejamento contribui para promover ações que serão importantes para conquistar vantagens sobre a concorrência, aumentar a participação no mercado e seus lucros. Conclui-se que a elaboração do planejamento de marketing contribui para o desenvolvimento das empresas, independentemente do seu porte. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-30T19:12:28Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-30T19:12:28Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34314 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34314/1/SILVANA%20CAMINHA%20MOURA_1327981_assignsubmission_file_SILVANA_CAMINHA_APRESENTA%c3%87%c3%83O.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34314/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fcbbcfb128d53a9af0e1ad6836442804 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460309263384576 |