PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, JANAÍNA MOREIRA DE
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34197
Resumo: Esta pesquisa bibliográfica abordou sobre planejamento de marketing para pequenas e médias empresas, em um mercado extremamente competitivo, onde a cada dia novas empresas surgem, contudo, a grande maioria permanece por pouco tempo no mercado. As pequenas e médias empresas precisam ter o máximo de direcionamento das suas estratégias para alcançar o sucesso e a consolidação no mercado. O objetivo principal deste estudo foi identificar os benefícios e a relevância do planejamento de marketing voltado para as pequenas e médias empresas. A metodologia utilizada nesta pesquisa caracteriza-se em uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa e interpretativa, baseada principalmente em obras de diversos autores da área de Administração como Kotler e Keller (2012), Kotler e Armstrong (2006), Churchill e Peter (2005), além de levantamento de informações sobre o tema em revistas, artigos, entre outros. O trabalho foi relevante permitindo apontar o planejamento de marketing como um ponto de destaque para as pequenas e médias empresas, desmitificando o fato de que esse planejamento era possível apenas para as empresas de grande porte. Verificou-se que o marketing é uma ferramenta que beneficia a gestão das instituições, pois, o mercado atual demonstra a necessidade de adaptação constante e superação de obstáculos e fraquezas.
id Krot_83a6d48f68da98199c4d82bf3d9617b1
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34197
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling LIMA, JANAÍNA MOREIRA DE2021-09-30T12:22:54Z2021-09-30T12:22:54Z2018https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34197Esta pesquisa bibliográfica abordou sobre planejamento de marketing para pequenas e médias empresas, em um mercado extremamente competitivo, onde a cada dia novas empresas surgem, contudo, a grande maioria permanece por pouco tempo no mercado. As pequenas e médias empresas precisam ter o máximo de direcionamento das suas estratégias para alcançar o sucesso e a consolidação no mercado. O objetivo principal deste estudo foi identificar os benefícios e a relevância do planejamento de marketing voltado para as pequenas e médias empresas. A metodologia utilizada nesta pesquisa caracteriza-se em uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa e interpretativa, baseada principalmente em obras de diversos autores da área de Administração como Kotler e Keller (2012), Kotler e Armstrong (2006), Churchill e Peter (2005), além de levantamento de informações sobre o tema em revistas, artigos, entre outros. O trabalho foi relevante permitindo apontar o planejamento de marketing como um ponto de destaque para as pequenas e médias empresas, desmitificando o fato de que esse planejamento era possível apenas para as empresas de grande porte. Verificou-se que o marketing é uma ferramenta que beneficia a gestão das instituições, pois, o mercado atual demonstra a necessidade de adaptação constante e superação de obstáculos e fraquezas.Planejamento de marketingBenefícios do MarketingPLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJANAINA MOREIRA DE LIMA_1470272_assignsubmission_file_JANAINA_MOREIRA_DE_LIMA_ATIVIDADE_DEFESA.pdfJANAINA MOREIRA DE LIMA_1470272_assignsubmission_file_JANAINA_MOREIRA_DE_LIMA_ATIVIDADE_DEFESA.pdfapplication/pdf506291https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34197/1/JANAINA%20MOREIRA%20DE%20LIMA_1470272_assignsubmission_file_JANAINA_MOREIRA_DE_LIMA_ATIVIDADE_DEFESA.pdf504f81b2fcc98a0fdd4a89da564c087fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34197/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/341972023-07-18 17:51:57.863oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34197Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-18T20:51:57falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-18T20:51:57Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME)
title PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME)
spellingShingle PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME)
LIMA, JANAÍNA MOREIRA DE
Planejamento de marketing
Benefícios do Marketing
title_short PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME)
title_full PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME)
title_fullStr PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME)
title_full_unstemmed PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME)
title_sort PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME)
author LIMA, JANAÍNA MOREIRA DE
author_facet LIMA, JANAÍNA MOREIRA DE
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, JANAÍNA MOREIRA DE
dc.subject.por.fl_str_mv Planejamento de marketing
Benefícios do Marketing
topic Planejamento de marketing
Benefícios do Marketing
description Esta pesquisa bibliográfica abordou sobre planejamento de marketing para pequenas e médias empresas, em um mercado extremamente competitivo, onde a cada dia novas empresas surgem, contudo, a grande maioria permanece por pouco tempo no mercado. As pequenas e médias empresas precisam ter o máximo de direcionamento das suas estratégias para alcançar o sucesso e a consolidação no mercado. O objetivo principal deste estudo foi identificar os benefícios e a relevância do planejamento de marketing voltado para as pequenas e médias empresas. A metodologia utilizada nesta pesquisa caracteriza-se em uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa e interpretativa, baseada principalmente em obras de diversos autores da área de Administração como Kotler e Keller (2012), Kotler e Armstrong (2006), Churchill e Peter (2005), além de levantamento de informações sobre o tema em revistas, artigos, entre outros. O trabalho foi relevante permitindo apontar o planejamento de marketing como um ponto de destaque para as pequenas e médias empresas, desmitificando o fato de que esse planejamento era possível apenas para as empresas de grande porte. Verificou-se que o marketing é uma ferramenta que beneficia a gestão das instituições, pois, o mercado atual demonstra a necessidade de adaptação constante e superação de obstáculos e fraquezas.
publishDate 2018
dc.date.issued.fl_str_mv 2018
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-09-30T12:22:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-30T12:22:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34197
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34197/1/JANAINA%20MOREIRA%20DE%20LIMA_1470272_assignsubmission_file_JANAINA_MOREIRA_DE_LIMA_ATIVIDADE_DEFESA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34197/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 504f81b2fcc98a0fdd4a89da564c087f
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460385899610112