Comunicação efetiva: o pilar de segurança entre o cliente e o hospital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Patrícia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53276
Resumo: Um dos desafios para garantir a segurança do paciente no ambiente hospitalar é a comunicação efetiva entre os profissionais que atuam no cenário hospitalar. A comunicação é fundamental ao desenvolvimento do trabalho, pois é o elo de interação que fortalece o vínculo entre a equipe interdisciplinar e o cliente (NOGUEIRA; RODRIGUES, 2015). A comunicação e o trabalho da equipe multidisciplinar na saúde são determinantes na qualidade da assistência ao paciente. Tanto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) observou um alto índice de eventos adversos, relacionados à assistência aos pacientes, que levaram a investigar e propor soluções para prevenção dos danos, por meio da criação da portaria de nº 529, que foi instituída em 1º de abril de 2013, que retrata sobre as 6 metas de segurança do paciente, na qual a comunicação efetiva insere-se como uma dessas metas, garantindo um serviço de qualidade (BRASIL, 2013; MARQUES; LIEBER, 2014). A atuação do trabalho interdisciplinar vislumbra a complexidade da interação e integração da equipe, com o único propósito de promover a produção de cuidados. Além do mais a própria complexidade do cuidado no ambiente hospitalar, requer do profissional a capacidade de articulação com os demais integrantes da equipe. Existem fragilidades que levam a falha da comunicação entre os clientes, colaboradores e equipe, tais como: desinformação, desestímulo, desperdício, desconfiança, desencontro, desorientação e desestabilidade, também, falhas relacionadas à passagem das informações entre os profissionais. Essas fragilidades interferem no desempenho do trabalho em equipe, causando insatisfação para todos envolvidos do processo de trabalho, seja o paciente/cliente, os profissionais da área de saúde e a própria instituição. Mediante ao exposto, para tornar a comunicação entre os profissionais um processo de trabalho efetivo é necessário desenvolver potencialidades, sendo elas pilares de ligação entre equipes almejando um objetivo comum a todos, o cuidado holístico do cliente. Para isso é necessário envolvimento da gestão hospitalar organizada, na figura do gestor que direciona a equipe por meio de capacitação, educação continuada, treinamentos, simulações para desenvolver habilidade, liderança na tomada de decisão e empatia entre os sujeitos envolvidos na ação de cuidar de forma interdisciplinar. Cabe ressaltar que o gestor tem responsabilidade pela manutenção de um ambiente de trabalho saudável pautado em ambiente motivacional, encorajado na percepção do reconhecimento e justiça. Aposta se na educação permanente da equipe interdisciplinar com uma abordagem mais participativa, da equipe com a finalidade de reconhecer os erros que podem ser evitados por falha na comunicação, por meio de simulação realista, envolvendo toda equipe, mostrando a importância do elo entre a equipe para garantir a segurança do paciente, com a comunicação efetiva com protagonista do cuidado.
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