Comunicação efetiva: o pilar de segurança entre o cliente e o hospital

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Patrícia
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53276
Resumo: Um dos desafios para garantir a segurança do paciente no ambiente hospitalar é a comunicação efetiva entre os profissionais que atuam no cenário hospitalar. A comunicação é fundamental ao desenvolvimento do trabalho, pois é o elo de interação que fortalece o vínculo entre a equipe interdisciplinar e o cliente (NOGUEIRA; RODRIGUES, 2015). A comunicação e o trabalho da equipe multidisciplinar na saúde são determinantes na qualidade da assistência ao paciente. Tanto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) observou um alto índice de eventos adversos, relacionados à assistência aos pacientes, que levaram a investigar e propor soluções para prevenção dos danos, por meio da criação da portaria de nº 529, que foi instituída em 1º de abril de 2013, que retrata sobre as 6 metas de segurança do paciente, na qual a comunicação efetiva insere-se como uma dessas metas, garantindo um serviço de qualidade (BRASIL, 2013; MARQUES; LIEBER, 2014). A atuação do trabalho interdisciplinar vislumbra a complexidade da interação e integração da equipe, com o único propósito de promover a produção de cuidados. Além do mais a própria complexidade do cuidado no ambiente hospitalar, requer do profissional a capacidade de articulação com os demais integrantes da equipe. Existem fragilidades que levam a falha da comunicação entre os clientes, colaboradores e equipe, tais como: desinformação, desestímulo, desperdício, desconfiança, desencontro, desorientação e desestabilidade, também, falhas relacionadas à passagem das informações entre os profissionais. Essas fragilidades interferem no desempenho do trabalho em equipe, causando insatisfação para todos envolvidos do processo de trabalho, seja o paciente/cliente, os profissionais da área de saúde e a própria instituição. Mediante ao exposto, para tornar a comunicação entre os profissionais um processo de trabalho efetivo é necessário desenvolver potencialidades, sendo elas pilares de ligação entre equipes almejando um objetivo comum a todos, o cuidado holístico do cliente. Para isso é necessário envolvimento da gestão hospitalar organizada, na figura do gestor que direciona a equipe por meio de capacitação, educação continuada, treinamentos, simulações para desenvolver habilidade, liderança na tomada de decisão e empatia entre os sujeitos envolvidos na ação de cuidar de forma interdisciplinar. Cabe ressaltar que o gestor tem responsabilidade pela manutenção de um ambiente de trabalho saudável pautado em ambiente motivacional, encorajado na percepção do reconhecimento e justiça. Aposta se na educação permanente da equipe interdisciplinar com uma abordagem mais participativa, da equipe com a finalidade de reconhecer os erros que podem ser evitados por falha na comunicação, por meio de simulação realista, envolvendo toda equipe, mostrando a importância do elo entre a equipe para garantir a segurança do paciente, com a comunicação efetiva com protagonista do cuidado.
id Krot_75331d89278aaad25d0284ae8ded69f3
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53276
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling RIBEIRO, Patrícia2023-05-04T14:45:05Z2023-05-04T14:45:05Z2023https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53276Um dos desafios para garantir a segurança do paciente no ambiente hospitalar é a comunicação efetiva entre os profissionais que atuam no cenário hospitalar. A comunicação é fundamental ao desenvolvimento do trabalho, pois é o elo de interação que fortalece o vínculo entre a equipe interdisciplinar e o cliente (NOGUEIRA; RODRIGUES, 2015). A comunicação e o trabalho da equipe multidisciplinar na saúde são determinantes na qualidade da assistência ao paciente. Tanto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) observou um alto índice de eventos adversos, relacionados à assistência aos pacientes, que levaram a investigar e propor soluções para prevenção dos danos, por meio da criação da portaria de nº 529, que foi instituída em 1º de abril de 2013, que retrata sobre as 6 metas de segurança do paciente, na qual a comunicação efetiva insere-se como uma dessas metas, garantindo um serviço de qualidade (BRASIL, 2013; MARQUES; LIEBER, 2014). A atuação do trabalho interdisciplinar vislumbra a complexidade da interação e integração da equipe, com o único propósito de promover a produção de cuidados. Além do mais a própria complexidade do cuidado no ambiente hospitalar, requer do profissional a capacidade de articulação com os demais integrantes da equipe. Existem fragilidades que levam a falha da comunicação entre os clientes, colaboradores e equipe, tais como: desinformação, desestímulo, desperdício, desconfiança, desencontro, desorientação e desestabilidade, também, falhas relacionadas à passagem das informações entre os profissionais. Essas fragilidades interferem no desempenho do trabalho em equipe, causando insatisfação para todos envolvidos do processo de trabalho, seja o paciente/cliente, os profissionais da área de saúde e a própria instituição. Mediante ao exposto, para tornar a comunicação entre os profissionais um processo de trabalho efetivo é necessário desenvolver potencialidades, sendo elas pilares de ligação entre equipes almejando um objetivo comum a todos, o cuidado holístico do cliente. Para isso é necessário envolvimento da gestão hospitalar organizada, na figura do gestor que direciona a equipe por meio de capacitação, educação continuada, treinamentos, simulações para desenvolver habilidade, liderança na tomada de decisão e empatia entre os sujeitos envolvidos na ação de cuidar de forma interdisciplinar. Cabe ressaltar que o gestor tem responsabilidade pela manutenção de um ambiente de trabalho saudável pautado em ambiente motivacional, encorajado na percepção do reconhecimento e justiça. Aposta se na educação permanente da equipe interdisciplinar com uma abordagem mais participativa, da equipe com a finalidade de reconhecer os erros que podem ser evitados por falha na comunicação, por meio de simulação realista, envolvendo toda equipe, mostrando a importância do elo entre a equipe para garantir a segurança do paciente, com a comunicação efetiva com protagonista do cuidado.Comunicação efetivasegurança do pacienteComunicação efetiva: o pilar de segurança entre o cliente e o hospitalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectEnfermagemporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL01 - Comunicação efetiva.pdf01 - Comunicação efetiva.pdfapplication/pdf100528https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/53276/1/01%20-%20Comunica%c3%a7%c3%a3o%20efetiva.pdf2bdd51b27437284b5c47ef2562adfc4aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/53276/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/532762023-05-04 11:52:18.086oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-05-04T14:52:18falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-05-04T14:52:18Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicação efetiva: o pilar de segurança entre o cliente e o hospital
title Comunicação efetiva: o pilar de segurança entre o cliente e o hospital
spellingShingle Comunicação efetiva: o pilar de segurança entre o cliente e o hospital
RIBEIRO, Patrícia
Comunicação efetiva
segurança do paciente
title_short Comunicação efetiva: o pilar de segurança entre o cliente e o hospital
title_full Comunicação efetiva: o pilar de segurança entre o cliente e o hospital
title_fullStr Comunicação efetiva: o pilar de segurança entre o cliente e o hospital
title_full_unstemmed Comunicação efetiva: o pilar de segurança entre o cliente e o hospital
title_sort Comunicação efetiva: o pilar de segurança entre o cliente e o hospital
author RIBEIRO, Patrícia
author_facet RIBEIRO, Patrícia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação efetiva
segurança do paciente
topic Comunicação efetiva
segurança do paciente
description Um dos desafios para garantir a segurança do paciente no ambiente hospitalar é a comunicação efetiva entre os profissionais que atuam no cenário hospitalar. A comunicação é fundamental ao desenvolvimento do trabalho, pois é o elo de interação que fortalece o vínculo entre a equipe interdisciplinar e o cliente (NOGUEIRA; RODRIGUES, 2015). A comunicação e o trabalho da equipe multidisciplinar na saúde são determinantes na qualidade da assistência ao paciente. Tanto que a Organização Mundial de Saúde (OMS) observou um alto índice de eventos adversos, relacionados à assistência aos pacientes, que levaram a investigar e propor soluções para prevenção dos danos, por meio da criação da portaria de nº 529, que foi instituída em 1º de abril de 2013, que retrata sobre as 6 metas de segurança do paciente, na qual a comunicação efetiva insere-se como uma dessas metas, garantindo um serviço de qualidade (BRASIL, 2013; MARQUES; LIEBER, 2014). A atuação do trabalho interdisciplinar vislumbra a complexidade da interação e integração da equipe, com o único propósito de promover a produção de cuidados. Além do mais a própria complexidade do cuidado no ambiente hospitalar, requer do profissional a capacidade de articulação com os demais integrantes da equipe. Existem fragilidades que levam a falha da comunicação entre os clientes, colaboradores e equipe, tais como: desinformação, desestímulo, desperdício, desconfiança, desencontro, desorientação e desestabilidade, também, falhas relacionadas à passagem das informações entre os profissionais. Essas fragilidades interferem no desempenho do trabalho em equipe, causando insatisfação para todos envolvidos do processo de trabalho, seja o paciente/cliente, os profissionais da área de saúde e a própria instituição. Mediante ao exposto, para tornar a comunicação entre os profissionais um processo de trabalho efetivo é necessário desenvolver potencialidades, sendo elas pilares de ligação entre equipes almejando um objetivo comum a todos, o cuidado holístico do cliente. Para isso é necessário envolvimento da gestão hospitalar organizada, na figura do gestor que direciona a equipe por meio de capacitação, educação continuada, treinamentos, simulações para desenvolver habilidade, liderança na tomada de decisão e empatia entre os sujeitos envolvidos na ação de cuidar de forma interdisciplinar. Cabe ressaltar que o gestor tem responsabilidade pela manutenção de um ambiente de trabalho saudável pautado em ambiente motivacional, encorajado na percepção do reconhecimento e justiça. Aposta se na educação permanente da equipe interdisciplinar com uma abordagem mais participativa, da equipe com a finalidade de reconhecer os erros que podem ser evitados por falha na comunicação, por meio de simulação realista, envolvendo toda equipe, mostrando a importância do elo entre a equipe para garantir a segurança do paciente, com a comunicação efetiva com protagonista do cuidado.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-04T14:45:05Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-04T14:45:05Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53276
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/53276/1/01%20-%20Comunica%c3%a7%c3%a3o%20efetiva.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/53276/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2bdd51b27437284b5c47ef2562adfc4a
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460399878176768