Responsabilidade civil por abandono afetivo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROCHA, Lucia Cristiane Araujo da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43480
Resumo: A presente monografia objetiva-se analisar o abandono afetivo e a responsabilização dos pais com relação aos filhos, tendo em vista que o abandono afetivo pode causar traumas e danos psicológicos irreparáveis na vida da criança. A técnica de pesquisa eleita foi a bibliográfica de cunho explicativo que foram utilizadas as fontes primárias, tais como as doutrinas, dentre outras áreas pertinentes ao tema, assim como serão utilizadas as fontes secundárias, sendo eles, livros, revistas jurídicas jurisprudências internet e a legislação pertinente e que deseja aferir a responsabilidade dos pais e o dever de compensar o dano causado aos filhos pelos transtornos relacionados à falta de afetividade, discutir a problemática em torno da valoração do afeto na seara jurídica. Assim é necessário pontuar os princípios constitucionais pois com bases nestes princípios, será avaliado quando cabe ou não a indenização moral pecuniária por abandono, com fundamento na Constituição Federal de 1988, irá discorrer sobre a dignidade da pessoa humana princípio este fundamental para o estudo desse tema. Será analisado o Estatuto da Criança e Adolescente, bem como o Código Civil de 2002. Por conseguinte, será avaliado os requisitos para a possibilidade de responsabilização civil dos genitores pelo abandono moral. Por fim será feita uma análise jurisprudencial com decisões favoráveis e não favoráveis a indenização por danos morais.
id Krot_76a810090a975e39b7f1b67bef28ac78
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43480
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Responsabilidade civil por abandono afetivoFamíliaResponsabilidade civilAbandono afetivoDignidade humanaIndenizaçãoA presente monografia objetiva-se analisar o abandono afetivo e a responsabilização dos pais com relação aos filhos, tendo em vista que o abandono afetivo pode causar traumas e danos psicológicos irreparáveis na vida da criança. A técnica de pesquisa eleita foi a bibliográfica de cunho explicativo que foram utilizadas as fontes primárias, tais como as doutrinas, dentre outras áreas pertinentes ao tema, assim como serão utilizadas as fontes secundárias, sendo eles, livros, revistas jurídicas jurisprudências internet e a legislação pertinente e que deseja aferir a responsabilidade dos pais e o dever de compensar o dano causado aos filhos pelos transtornos relacionados à falta de afetividade, discutir a problemática em torno da valoração do afeto na seara jurídica. Assim é necessário pontuar os princípios constitucionais pois com bases nestes princípios, será avaliado quando cabe ou não a indenização moral pecuniária por abandono, com fundamento na Constituição Federal de 1988, irá discorrer sobre a dignidade da pessoa humana princípio este fundamental para o estudo desse tema. Será analisado o Estatuto da Criança e Adolescente, bem como o Código Civil de 2002. Por conseguinte, será avaliado os requisitos para a possibilidade de responsabilização civil dos genitores pelo abandono moral. Por fim será feita uma análise jurisprudencial com decisões favoráveis e não favoráveis a indenização por danos morais.2022-07-04T12:36:21Z2022-07-04T12:36:21Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43480ROCHA, Lucia Cristiane Araujo daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-04T12:36:21Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43480Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-04T12:36:21falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-04T12:36:21Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Responsabilidade civil por abandono afetivo
title Responsabilidade civil por abandono afetivo
spellingShingle Responsabilidade civil por abandono afetivo
ROCHA, Lucia Cristiane Araujo da
Família
Responsabilidade civil
Abandono afetivo
Dignidade humana
Indenização
title_short Responsabilidade civil por abandono afetivo
title_full Responsabilidade civil por abandono afetivo
title_fullStr Responsabilidade civil por abandono afetivo
title_full_unstemmed Responsabilidade civil por abandono afetivo
title_sort Responsabilidade civil por abandono afetivo
author ROCHA, Lucia Cristiane Araujo da
author_facet ROCHA, Lucia Cristiane Araujo da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ROCHA, Lucia Cristiane Araujo da
dc.subject.por.fl_str_mv Família
Responsabilidade civil
Abandono afetivo
Dignidade humana
Indenização
topic Família
Responsabilidade civil
Abandono afetivo
Dignidade humana
Indenização
description A presente monografia objetiva-se analisar o abandono afetivo e a responsabilização dos pais com relação aos filhos, tendo em vista que o abandono afetivo pode causar traumas e danos psicológicos irreparáveis na vida da criança. A técnica de pesquisa eleita foi a bibliográfica de cunho explicativo que foram utilizadas as fontes primárias, tais como as doutrinas, dentre outras áreas pertinentes ao tema, assim como serão utilizadas as fontes secundárias, sendo eles, livros, revistas jurídicas jurisprudências internet e a legislação pertinente e que deseja aferir a responsabilidade dos pais e o dever de compensar o dano causado aos filhos pelos transtornos relacionados à falta de afetividade, discutir a problemática em torno da valoração do afeto na seara jurídica. Assim é necessário pontuar os princípios constitucionais pois com bases nestes princípios, será avaliado quando cabe ou não a indenização moral pecuniária por abandono, com fundamento na Constituição Federal de 1988, irá discorrer sobre a dignidade da pessoa humana princípio este fundamental para o estudo desse tema. Será analisado o Estatuto da Criança e Adolescente, bem como o Código Civil de 2002. Por conseguinte, será avaliado os requisitos para a possibilidade de responsabilização civil dos genitores pelo abandono moral. Por fim será feita uma análise jurisprudencial com decisões favoráveis e não favoráveis a indenização por danos morais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-07-04T12:36:21Z
2022-07-04T12:36:21Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43480
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43480
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672988831186944