O transtorno do espectro autista à luz da Gestalt

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODIGHERO, Michely Thaina Orosco de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/60633
Resumo: A escassez de estudos gestálticos referente ao Autismo evidencia a relevância da presente pesquisa. Sendo pouco explorado no contexto acadêmico, o objetivo é evidenciar o peso que o tratamento do autismo tem para o desenvolvimento da sua independência e para transformar o olhar que o outro tem sobre o autista. O estudo pretende contribuir nas investigações do tema, incorporando conteúdo teórico para uma área ainda com muita carência de estudos, buscando compreender o Transtorno do Espectro Autista sob o ponto de vista da Gestalt, como funciona a terapia e o desenvolvimento da autonomia em crianças com autismo e, assim, despertando a curiosidade de acadêmicos e profissionais, em especial os de psicologia, fomentando a elaboração de mais pesquisas relacionadas a essa temática. Para a elaboração do trabalho foram considerados os conceitos de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Asperger. A pesquisa foi realizada por meio da Revisão Bibliográfica, sendo dividida em 3 etapas: 1. Estabelecimento das perguntas norteadoras da pesquisa; 2. Seleção dos artigos para a elaboração da pesquisa e filtragem dos materiais; 3. Revisão dos dados obtidos de forma qualitativa e descritiva.
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