A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro Autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BOEIRA, Amanda da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36563
Resumo: O autismo é uma síndrome de comportamento com causas diferentes onde o processo de desenvolvimento infantil situa-se profundamente distorcido. Contudo, é preciso compreender quais são as limitações que crianças autistas possuem, quais atividades físicas podem intervir e ajudar na melhora do movimento motor, da cognição e da qualidade de vida das mesmas. Com isso é de extrema importância a atuação do Profissional de Educação Física capacitado para levar e conduzir a atividade física para essas crianças. Nesta revisão será possível encontrar vastos autores e seus pontos de vista relacionados ao autismo e a atividade física, elaborados de tal forma que se complementem. O principal objetivo da pesquisa é evidenciar os benefícios oriundos da prática de atividades físicas voltadas a crianças com autismo, sendo um estudo prévio de pesquisa, evidenciar que as influências advindas dos exercícios, tais como: natação, equitação, esportes coletivos, corrida, dança e lutas resultam em melhorias comportamentais significativas, comportamentos estereotipados, cognição, atenção e desenvolvimento social e emocional.
id Krot_c42ffd0c7ae16e3b400cf8669bccd2d1
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36563
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro AutistaAutismoBenefícios da atividade físicaAtividade físicaCrianças com TEATEAO autismo é uma síndrome de comportamento com causas diferentes onde o processo de desenvolvimento infantil situa-se profundamente distorcido. Contudo, é preciso compreender quais são as limitações que crianças autistas possuem, quais atividades físicas podem intervir e ajudar na melhora do movimento motor, da cognição e da qualidade de vida das mesmas. Com isso é de extrema importância a atuação do Profissional de Educação Física capacitado para levar e conduzir a atividade física para essas crianças. Nesta revisão será possível encontrar vastos autores e seus pontos de vista relacionados ao autismo e a atividade física, elaborados de tal forma que se complementem. O principal objetivo da pesquisa é evidenciar os benefícios oriundos da prática de atividades físicas voltadas a crianças com autismo, sendo um estudo prévio de pesquisa, evidenciar que as influências advindas dos exercícios, tais como: natação, equitação, esportes coletivos, corrida, dança e lutas resultam em melhorias comportamentais significativas, comportamentos estereotipados, cognição, atenção e desenvolvimento social e emocional.2022-02-16T20:52:20Z2022-02-16T20:52:20Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36563BOEIRA, Amanda da Silvaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-16T20:59:03Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36563Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-16T20:59:03falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-16T20:59:03Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro Autista
title A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro Autista
spellingShingle A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro Autista
BOEIRA, Amanda da Silva
Autismo
Benefícios da atividade física
Atividade física
Crianças com TEA
TEA
title_short A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro Autista
title_full A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro Autista
title_fullStr A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro Autista
title_full_unstemmed A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro Autista
title_sort A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro Autista
author BOEIRA, Amanda da Silva
author_facet BOEIRA, Amanda da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BOEIRA, Amanda da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Benefícios da atividade física
Atividade física
Crianças com TEA
TEA
topic Autismo
Benefícios da atividade física
Atividade física
Crianças com TEA
TEA
description O autismo é uma síndrome de comportamento com causas diferentes onde o processo de desenvolvimento infantil situa-se profundamente distorcido. Contudo, é preciso compreender quais são as limitações que crianças autistas possuem, quais atividades físicas podem intervir e ajudar na melhora do movimento motor, da cognição e da qualidade de vida das mesmas. Com isso é de extrema importância a atuação do Profissional de Educação Física capacitado para levar e conduzir a atividade física para essas crianças. Nesta revisão será possível encontrar vastos autores e seus pontos de vista relacionados ao autismo e a atividade física, elaborados de tal forma que se complementem. O principal objetivo da pesquisa é evidenciar os benefícios oriundos da prática de atividades físicas voltadas a crianças com autismo, sendo um estudo prévio de pesquisa, evidenciar que as influências advindas dos exercícios, tais como: natação, equitação, esportes coletivos, corrida, dança e lutas resultam em melhorias comportamentais significativas, comportamentos estereotipados, cognição, atenção e desenvolvimento social e emocional.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-02-16T20:52:20Z
2022-02-16T20:52:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36563
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36563
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672991704285184