A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro Autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36563 |
Resumo: | O autismo é uma síndrome de comportamento com causas diferentes onde o processo de desenvolvimento infantil situa-se profundamente distorcido. Contudo, é preciso compreender quais são as limitações que crianças autistas possuem, quais atividades físicas podem intervir e ajudar na melhora do movimento motor, da cognição e da qualidade de vida das mesmas. Com isso é de extrema importância a atuação do Profissional de Educação Física capacitado para levar e conduzir a atividade física para essas crianças. Nesta revisão será possível encontrar vastos autores e seus pontos de vista relacionados ao autismo e a atividade física, elaborados de tal forma que se complementem. O principal objetivo da pesquisa é evidenciar os benefícios oriundos da prática de atividades físicas voltadas a crianças com autismo, sendo um estudo prévio de pesquisa, evidenciar que as influências advindas dos exercícios, tais como: natação, equitação, esportes coletivos, corrida, dança e lutas resultam em melhorias comportamentais significativas, comportamentos estereotipados, cognição, atenção e desenvolvimento social e emocional. |
id |
Krot_c42ffd0c7ae16e3b400cf8669bccd2d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36563 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro AutistaAutismoBenefícios da atividade físicaAtividade físicaCrianças com TEATEAO autismo é uma síndrome de comportamento com causas diferentes onde o processo de desenvolvimento infantil situa-se profundamente distorcido. Contudo, é preciso compreender quais são as limitações que crianças autistas possuem, quais atividades físicas podem intervir e ajudar na melhora do movimento motor, da cognição e da qualidade de vida das mesmas. Com isso é de extrema importância a atuação do Profissional de Educação Física capacitado para levar e conduzir a atividade física para essas crianças. Nesta revisão será possível encontrar vastos autores e seus pontos de vista relacionados ao autismo e a atividade física, elaborados de tal forma que se complementem. O principal objetivo da pesquisa é evidenciar os benefícios oriundos da prática de atividades físicas voltadas a crianças com autismo, sendo um estudo prévio de pesquisa, evidenciar que as influências advindas dos exercícios, tais como: natação, equitação, esportes coletivos, corrida, dança e lutas resultam em melhorias comportamentais significativas, comportamentos estereotipados, cognição, atenção e desenvolvimento social e emocional.2022-02-16T20:52:20Z2022-02-16T20:52:20Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36563BOEIRA, Amanda da Silvaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-16T20:59:03Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/36563Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-02-16T20:59:03falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-02-16T20:59:03Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro Autista |
title |
A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro Autista |
spellingShingle |
A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro Autista BOEIRA, Amanda da Silva Autismo Benefícios da atividade física Atividade física Crianças com TEA TEA |
title_short |
A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro Autista |
title_full |
A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro Autista |
title_fullStr |
A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro Autista |
title_full_unstemmed |
A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro Autista |
title_sort |
A relevância da atividade física para crianças com Transtorno de Espectro Autista |
author |
BOEIRA, Amanda da Silva |
author_facet |
BOEIRA, Amanda da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BOEIRA, Amanda da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Autismo Benefícios da atividade física Atividade física Crianças com TEA TEA |
topic |
Autismo Benefícios da atividade física Atividade física Crianças com TEA TEA |
description |
O autismo é uma síndrome de comportamento com causas diferentes onde o processo de desenvolvimento infantil situa-se profundamente distorcido. Contudo, é preciso compreender quais são as limitações que crianças autistas possuem, quais atividades físicas podem intervir e ajudar na melhora do movimento motor, da cognição e da qualidade de vida das mesmas. Com isso é de extrema importância a atuação do Profissional de Educação Física capacitado para levar e conduzir a atividade física para essas crianças. Nesta revisão será possível encontrar vastos autores e seus pontos de vista relacionados ao autismo e a atividade física, elaborados de tal forma que se complementem. O principal objetivo da pesquisa é evidenciar os benefícios oriundos da prática de atividades físicas voltadas a crianças com autismo, sendo um estudo prévio de pesquisa, evidenciar que as influências advindas dos exercícios, tais como: natação, equitação, esportes coletivos, corrida, dança e lutas resultam em melhorias comportamentais significativas, comportamentos estereotipados, cognição, atenção e desenvolvimento social e emocional. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2022-02-16T20:52:20Z 2022-02-16T20:52:20Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36563 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/36563 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672991704285184 |