A ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Fernanda Aléxiah de Jesus
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45465
Resumo: A teoria sócio interacionista tem uma grande contribuição no campo das ideias, referente aos estudos relacionados à educação, sendo uma abordagem que compreende os seres como sujeitos históricos, considerando seus contextos históricos, culturais e sociais. Posto isso, buscou-se desenvolver a presente monografia, expondo conceitos que concernem à teoria supracitada, visando compreender como ela se dá no contexto da educação infantil, sob os aspectos lúdicos que contribuem ao processo de ensino aprendizagem dos alunos, através do método de revisão de bibliografia, tendo como base autores como Vygotsky (1989), Leontiev (1978), Pasqualini (2010), Kishimoto (1998) entre outros. Sendo assim, temos como principal objetivo no decorrer deste trabalho compreender, a partir das pesquisas bibliográficas e recortes teóricos, as contribuições da ludicidade e da mediação docente para o processo de ensino aprendizagem no contexto da Educação Infantil. Ademais, dentre os objetivos específicos buscaremos conceituar a educação infantil sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular; fundamentar a ludicidade e desenvolvimento do ensino e aprendizagem e explicitar a importância da mediação docente neste processo.
id Krot_8129b46a293aba5b14bcc05e3ee7228d
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45465
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling COSTA, Fernanda Aléxiah de Jesus2022-08-11T17:07:54Z2022-08-11T17:07:54Z2020https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45465A teoria sócio interacionista tem uma grande contribuição no campo das ideias, referente aos estudos relacionados à educação, sendo uma abordagem que compreende os seres como sujeitos históricos, considerando seus contextos históricos, culturais e sociais. Posto isso, buscou-se desenvolver a presente monografia, expondo conceitos que concernem à teoria supracitada, visando compreender como ela se dá no contexto da educação infantil, sob os aspectos lúdicos que contribuem ao processo de ensino aprendizagem dos alunos, através do método de revisão de bibliografia, tendo como base autores como Vygotsky (1989), Leontiev (1978), Pasqualini (2010), Kishimoto (1998) entre outros. Sendo assim, temos como principal objetivo no decorrer deste trabalho compreender, a partir das pesquisas bibliográficas e recortes teóricos, as contribuições da ludicidade e da mediação docente para o processo de ensino aprendizagem no contexto da Educação Infantil. Ademais, dentre os objetivos específicos buscaremos conceituar a educação infantil sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular; fundamentar a ludicidade e desenvolvimento do ensino e aprendizagem e explicitar a importância da mediação docente neste processo.LúdicoEducaçãoTeoria sócio interacionistaMediaçãoBrincadeiraA ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFERNANDA_ALEXIAH_COSTA.pdfFERNANDA_ALEXIAH_COSTA.pdfapplication/pdf229414https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45465/1/FERNANDA_ALEXIAH_COSTA.pdf030affdf76c2c5c5f1acdad18ef1aa7aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45465/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/454652022-08-11 14:07:55.008oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45465Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T17:07:55falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T17:07:55Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantil
title A ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantil
spellingShingle A ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantil
COSTA, Fernanda Aléxiah de Jesus
Lúdico
Educação
Teoria sócio interacionista
Mediação
Brincadeira
title_short A ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantil
title_full A ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantil
title_fullStr A ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantil
title_full_unstemmed A ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantil
title_sort A ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantil
author COSTA, Fernanda Aléxiah de Jesus
author_facet COSTA, Fernanda Aléxiah de Jesus
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv COSTA, Fernanda Aléxiah de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Lúdico
Educação
Teoria sócio interacionista
Mediação
Brincadeira
topic Lúdico
Educação
Teoria sócio interacionista
Mediação
Brincadeira
description A teoria sócio interacionista tem uma grande contribuição no campo das ideias, referente aos estudos relacionados à educação, sendo uma abordagem que compreende os seres como sujeitos históricos, considerando seus contextos históricos, culturais e sociais. Posto isso, buscou-se desenvolver a presente monografia, expondo conceitos que concernem à teoria supracitada, visando compreender como ela se dá no contexto da educação infantil, sob os aspectos lúdicos que contribuem ao processo de ensino aprendizagem dos alunos, através do método de revisão de bibliografia, tendo como base autores como Vygotsky (1989), Leontiev (1978), Pasqualini (2010), Kishimoto (1998) entre outros. Sendo assim, temos como principal objetivo no decorrer deste trabalho compreender, a partir das pesquisas bibliográficas e recortes teóricos, as contribuições da ludicidade e da mediação docente para o processo de ensino aprendizagem no contexto da Educação Infantil. Ademais, dentre os objetivos específicos buscaremos conceituar a educação infantil sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular; fundamentar a ludicidade e desenvolvimento do ensino e aprendizagem e explicitar a importância da mediação docente neste processo.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-11T17:07:54Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-08-11T17:07:54Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45465
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45465
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45465/1/FERNANDA_ALEXIAH_COSTA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45465/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 030affdf76c2c5c5f1acdad18ef1aa7a
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460237458997248