A ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45465 |
Resumo: | A teoria sócio interacionista tem uma grande contribuição no campo das ideias, referente aos estudos relacionados à educação, sendo uma abordagem que compreende os seres como sujeitos históricos, considerando seus contextos históricos, culturais e sociais. Posto isso, buscou-se desenvolver a presente monografia, expondo conceitos que concernem à teoria supracitada, visando compreender como ela se dá no contexto da educação infantil, sob os aspectos lúdicos que contribuem ao processo de ensino aprendizagem dos alunos, através do método de revisão de bibliografia, tendo como base autores como Vygotsky (1989), Leontiev (1978), Pasqualini (2010), Kishimoto (1998) entre outros. Sendo assim, temos como principal objetivo no decorrer deste trabalho compreender, a partir das pesquisas bibliográficas e recortes teóricos, as contribuições da ludicidade e da mediação docente para o processo de ensino aprendizagem no contexto da Educação Infantil. Ademais, dentre os objetivos específicos buscaremos conceituar a educação infantil sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular; fundamentar a ludicidade e desenvolvimento do ensino e aprendizagem e explicitar a importância da mediação docente neste processo. |
id |
Krot_8129b46a293aba5b14bcc05e3ee7228d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45465 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
COSTA, Fernanda Aléxiah de Jesus2022-08-11T17:07:54Z2022-08-11T17:07:54Z2020https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45465A teoria sócio interacionista tem uma grande contribuição no campo das ideias, referente aos estudos relacionados à educação, sendo uma abordagem que compreende os seres como sujeitos históricos, considerando seus contextos históricos, culturais e sociais. Posto isso, buscou-se desenvolver a presente monografia, expondo conceitos que concernem à teoria supracitada, visando compreender como ela se dá no contexto da educação infantil, sob os aspectos lúdicos que contribuem ao processo de ensino aprendizagem dos alunos, através do método de revisão de bibliografia, tendo como base autores como Vygotsky (1989), Leontiev (1978), Pasqualini (2010), Kishimoto (1998) entre outros. Sendo assim, temos como principal objetivo no decorrer deste trabalho compreender, a partir das pesquisas bibliográficas e recortes teóricos, as contribuições da ludicidade e da mediação docente para o processo de ensino aprendizagem no contexto da Educação Infantil. Ademais, dentre os objetivos específicos buscaremos conceituar a educação infantil sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular; fundamentar a ludicidade e desenvolvimento do ensino e aprendizagem e explicitar a importância da mediação docente neste processo.LúdicoEducaçãoTeoria sócio interacionistaMediaçãoBrincadeiraA ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALFERNANDA_ALEXIAH_COSTA.pdfFERNANDA_ALEXIAH_COSTA.pdfapplication/pdf229414https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45465/1/FERNANDA_ALEXIAH_COSTA.pdf030affdf76c2c5c5f1acdad18ef1aa7aMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45465/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/454652022-08-11 14:07:55.008oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45465Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-11T17:07:55falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-11T17:07:55Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantil |
title |
A ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantil |
spellingShingle |
A ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantil COSTA, Fernanda Aléxiah de Jesus Lúdico Educação Teoria sócio interacionista Mediação Brincadeira |
title_short |
A ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantil |
title_full |
A ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantil |
title_fullStr |
A ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantil |
title_sort |
A ludicidade e educação: as contribuições da teoria sócio interacionista para aprendizagem na educação infantil |
author |
COSTA, Fernanda Aléxiah de Jesus |
author_facet |
COSTA, Fernanda Aléxiah de Jesus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
COSTA, Fernanda Aléxiah de Jesus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lúdico Educação Teoria sócio interacionista Mediação Brincadeira |
topic |
Lúdico Educação Teoria sócio interacionista Mediação Brincadeira |
description |
A teoria sócio interacionista tem uma grande contribuição no campo das ideias, referente aos estudos relacionados à educação, sendo uma abordagem que compreende os seres como sujeitos históricos, considerando seus contextos históricos, culturais e sociais. Posto isso, buscou-se desenvolver a presente monografia, expondo conceitos que concernem à teoria supracitada, visando compreender como ela se dá no contexto da educação infantil, sob os aspectos lúdicos que contribuem ao processo de ensino aprendizagem dos alunos, através do método de revisão de bibliografia, tendo como base autores como Vygotsky (1989), Leontiev (1978), Pasqualini (2010), Kishimoto (1998) entre outros. Sendo assim, temos como principal objetivo no decorrer deste trabalho compreender, a partir das pesquisas bibliográficas e recortes teóricos, as contribuições da ludicidade e da mediação docente para o processo de ensino aprendizagem no contexto da Educação Infantil. Ademais, dentre os objetivos específicos buscaremos conceituar a educação infantil sob a perspectiva da Base Nacional Comum Curricular; fundamentar a ludicidade e desenvolvimento do ensino e aprendizagem e explicitar a importância da mediação docente neste processo. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-11T17:07:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-11T17:07:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45465 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45465/1/FERNANDA_ALEXIAH_COSTA.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/45465/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
030affdf76c2c5c5f1acdad18ef1aa7a 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460237458997248 |