PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34197 |
Resumo: | Esta pesquisa bibliográfica abordou sobre planejamento de marketing para pequenas e médias empresas, em um mercado extremamente competitivo, onde a cada dia novas empresas surgem, contudo, a grande maioria permanece por pouco tempo no mercado. As pequenas e médias empresas precisam ter o máximo de direcionamento das suas estratégias para alcançar o sucesso e a consolidação no mercado. O objetivo principal deste estudo foi identificar os benefícios e a relevância do planejamento de marketing voltado para as pequenas e médias empresas. A metodologia utilizada nesta pesquisa caracteriza-se em uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa e interpretativa, baseada principalmente em obras de diversos autores da área de Administração como Kotler e Keller (2012), Kotler e Armstrong (2006), Churchill e Peter (2005), além de levantamento de informações sobre o tema em revistas, artigos, entre outros. O trabalho foi relevante permitindo apontar o planejamento de marketing como um ponto de destaque para as pequenas e médias empresas, desmitificando o fato de que esse planejamento era possível apenas para as empresas de grande porte. Verificou-se que o marketing é uma ferramenta que beneficia a gestão das instituições, pois, o mercado atual demonstra a necessidade de adaptação constante e superação de obstáculos e fraquezas. |
id |
Krot_83a6d48f68da98199c4d82bf3d9617b1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34197 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
LIMA, JANAÍNA MOREIRA DE2021-09-30T12:22:54Z2021-09-30T12:22:54Z2018https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34197Esta pesquisa bibliográfica abordou sobre planejamento de marketing para pequenas e médias empresas, em um mercado extremamente competitivo, onde a cada dia novas empresas surgem, contudo, a grande maioria permanece por pouco tempo no mercado. As pequenas e médias empresas precisam ter o máximo de direcionamento das suas estratégias para alcançar o sucesso e a consolidação no mercado. O objetivo principal deste estudo foi identificar os benefícios e a relevância do planejamento de marketing voltado para as pequenas e médias empresas. A metodologia utilizada nesta pesquisa caracteriza-se em uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa e interpretativa, baseada principalmente em obras de diversos autores da área de Administração como Kotler e Keller (2012), Kotler e Armstrong (2006), Churchill e Peter (2005), além de levantamento de informações sobre o tema em revistas, artigos, entre outros. O trabalho foi relevante permitindo apontar o planejamento de marketing como um ponto de destaque para as pequenas e médias empresas, desmitificando o fato de que esse planejamento era possível apenas para as empresas de grande porte. Verificou-se que o marketing é uma ferramenta que beneficia a gestão das instituições, pois, o mercado atual demonstra a necessidade de adaptação constante e superação de obstáculos e fraquezas.Planejamento de marketingBenefícios do MarketingPLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisAdministraçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALJANAINA MOREIRA DE LIMA_1470272_assignsubmission_file_JANAINA_MOREIRA_DE_LIMA_ATIVIDADE_DEFESA.pdfJANAINA MOREIRA DE LIMA_1470272_assignsubmission_file_JANAINA_MOREIRA_DE_LIMA_ATIVIDADE_DEFESA.pdfapplication/pdf506291https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34197/1/JANAINA%20MOREIRA%20DE%20LIMA_1470272_assignsubmission_file_JANAINA_MOREIRA_DE_LIMA_ATIVIDADE_DEFESA.pdf504f81b2fcc98a0fdd4a89da564c087fMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34197/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/341972023-07-18 17:51:57.863oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/34197Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-18T20:51:57falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-18T20:51:57Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME) |
title |
PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME) |
spellingShingle |
PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME) LIMA, JANAÍNA MOREIRA DE Planejamento de marketing Benefícios do Marketing |
title_short |
PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME) |
title_full |
PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME) |
title_fullStr |
PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME) |
title_full_unstemmed |
PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME) |
title_sort |
PLANEJAMENTO DE MARKETING PARA PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS (PME) |
author |
LIMA, JANAÍNA MOREIRA DE |
author_facet |
LIMA, JANAÍNA MOREIRA DE |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LIMA, JANAÍNA MOREIRA DE |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Planejamento de marketing Benefícios do Marketing |
topic |
Planejamento de marketing Benefícios do Marketing |
description |
Esta pesquisa bibliográfica abordou sobre planejamento de marketing para pequenas e médias empresas, em um mercado extremamente competitivo, onde a cada dia novas empresas surgem, contudo, a grande maioria permanece por pouco tempo no mercado. As pequenas e médias empresas precisam ter o máximo de direcionamento das suas estratégias para alcançar o sucesso e a consolidação no mercado. O objetivo principal deste estudo foi identificar os benefícios e a relevância do planejamento de marketing voltado para as pequenas e médias empresas. A metodologia utilizada nesta pesquisa caracteriza-se em uma revisão bibliográfica, com abordagem qualitativa e interpretativa, baseada principalmente em obras de diversos autores da área de Administração como Kotler e Keller (2012), Kotler e Armstrong (2006), Churchill e Peter (2005), além de levantamento de informações sobre o tema em revistas, artigos, entre outros. O trabalho foi relevante permitindo apontar o planejamento de marketing como um ponto de destaque para as pequenas e médias empresas, desmitificando o fato de que esse planejamento era possível apenas para as empresas de grande porte. Verificou-se que o marketing é uma ferramenta que beneficia a gestão das instituições, pois, o mercado atual demonstra a necessidade de adaptação constante e superação de obstáculos e fraquezas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-30T12:22:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-30T12:22:54Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34197 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/34197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34197/1/JANAINA%20MOREIRA%20DE%20LIMA_1470272_assignsubmission_file_JANAINA_MOREIRA_DE_LIMA_ATIVIDADE_DEFESA.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/34197/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
504f81b2fcc98a0fdd4a89da564c087f 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460385899610112 |