Alfabetização científica nos anos iniciais do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Amalia de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51291
Resumo: O objetivo geral do estudo foi identificar as concepções sobre Alfabetização Científica (AC) nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de uma revisão da literatura, feita nas seguintes bases: biblioteca virtual Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), Biblioteca e Dissertações da Tese Digital Brasileira (BDTD) e no google acadêmico. Os Descritores foram: Alfabetização cientifica, educação infantil e aprendizagem. Teve como critérios de inclusão estudos publicados nos anos de 2015 a 2021, abordando aspectos relacionados as c Ao tentar definir o termo "alfabetização científica", encontramos um conceito que tem sido amplamente discutido na literatura científica de ensino. No entanto, esse termo ainda é muito amplo e às vezes controverso devido a diferentes visões sobre sua definição e características. A princípio, nos questionamos sobre duas formas de expressão, ora sinônimos, ora com significados diferentes ou mesmo complementares: letramento científico e letramento científico concepções sobre Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, foram excluídos trabalhos incompletos e que fugiam ao objetivo proposto. Considerando as inúmeras inter-relações entre o ser humano e o meio ambiente, e vice-versa, e a consequente demanda por ensino de ciências, pesquisadores da área em todo o mundo reconhecem a importância do ensino de ciências e têm um consenso sobre seus objetivos. O processo de alfabetização científica “pode e deve começar desde a fase inicial da educação escolar”, antes mesmo da leitura e da escrita, a fim de promover a integração dos alunos à cultura científica por meio de práticas pedagógicas interdisciplinares e contextuais. Enfatiza a importância da educação inicial em ciências, pois permite que os alunos discutam e proponham soluções que sejam compatíveis com seu desenvolvimento e visão de mundo, mas, em certo sentido, isso os capacitará posteriormente, conhecimento científico. Os professores devem trazer para a pauta da sala de aula questões envolvendo ciência, tecnologia e sua relação com a sociedade, para que possam ampliar o conhecimento das crianças e adotar uma postura questionadora diante de questões atuais.
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A princípio, nos questionamos sobre duas formas de expressão, ora sinônimos, ora com significados diferentes ou mesmo complementares: letramento científico e letramento científico concepções sobre Alfabetização Científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, foram excluídos trabalhos incompletos e que fugiam ao objetivo proposto. Considerando as inúmeras inter-relações entre o ser humano e o meio ambiente, e vice-versa, e a consequente demanda por ensino de ciências, pesquisadores da área em todo o mundo reconhecem a importância do ensino de ciências e têm um consenso sobre seus objetivos. O processo de alfabetização científica “pode e deve começar desde a fase inicial da educação escolar”, antes mesmo da leitura e da escrita, a fim de promover a integração dos alunos à cultura científica por meio de práticas pedagógicas interdisciplinares e contextuais. 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