Jogos e brincadeiras como ferramentas didáticas para otimização da alfabetização do 3º ano: os desafios das aulas remotas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Kassia Barbosa da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40274
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os jogos e brincadeiras influenciam na alfabetização direcionada às aulas remotas. Buscando identificar a importância do papel do professor durante esse processo e como está se dando aplicabilidade do lúdico, sabendo o quanto essa ferramenta é importante para alfabetização. Salientar também a importância do processo de alfabetizar na faixa etária ideia, e como desenvolve aspectos cognitivos na criança. A partir do surgimento de uma nova realidade surge uma problemática de como essas crianças estão sendo alfabetizada de forma lúdica e como o papel do professor mediante esse ensino a distancia, os principais desafios vivenciados pelos professores alfabetizadores neste período pandêmico. Em relação aos procedimentos metodológicos, esse estudo tem como método bibliográfico e qualitativo, o que possibilitou uma melhor compreensão para alfabetização na idade certa. O primeiro capítulo fala sobre a importância do lúdico na alfabetização. O segundo capítulo é a discussão sobre a importância e os benefícios sobre a alfabetização na idade estipulada. O terceiro capítulo é discutido a eficácia de jogos e brincadeiras na alfabetização em tempos pandêmicos e o papel do professor.
id Krot_8cd08280cc3de97a2da81945f9d26b31
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/40274
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SILVA, Kassia Barbosa da2022-04-27T14:41:49Z2022-04-27T14:41:49Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40274Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os jogos e brincadeiras influenciam na alfabetização direcionada às aulas remotas. Buscando identificar a importância do papel do professor durante esse processo e como está se dando aplicabilidade do lúdico, sabendo o quanto essa ferramenta é importante para alfabetização. Salientar também a importância do processo de alfabetizar na faixa etária ideia, e como desenvolve aspectos cognitivos na criança. A partir do surgimento de uma nova realidade surge uma problemática de como essas crianças estão sendo alfabetizada de forma lúdica e como o papel do professor mediante esse ensino a distancia, os principais desafios vivenciados pelos professores alfabetizadores neste período pandêmico. Em relação aos procedimentos metodológicos, esse estudo tem como método bibliográfico e qualitativo, o que possibilitou uma melhor compreensão para alfabetização na idade certa. O primeiro capítulo fala sobre a importância do lúdico na alfabetização. O segundo capítulo é a discussão sobre a importância e os benefícios sobre a alfabetização na idade estipulada. O terceiro capítulo é discutido a eficácia de jogos e brincadeiras na alfabetização em tempos pandêmicos e o papel do professor.AlfabetizaçãoPapel do professorAulas remotasJogos e brincadeirasFaixa etária idealJogos e brincadeiras como ferramentas didáticas para otimização da alfabetização do 3º ano: os desafios das aulas remotasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisPedagogiaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALKASSIA_BARBOSA.pdfKASSIA_BARBOSA.pdfapplication/pdf241519https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/40274/1/KASSIA_BARBOSA.pdfd1f631addc9f5f4810a83560620c85d2MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/40274/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/402742022-04-27 11:41:49.629oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-04-27T14:41:49falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-04-27T14:41:49Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Jogos e brincadeiras como ferramentas didáticas para otimização da alfabetização do 3º ano: os desafios das aulas remotas
title Jogos e brincadeiras como ferramentas didáticas para otimização da alfabetização do 3º ano: os desafios das aulas remotas
spellingShingle Jogos e brincadeiras como ferramentas didáticas para otimização da alfabetização do 3º ano: os desafios das aulas remotas
SILVA, Kassia Barbosa da
Alfabetização
Papel do professor
Aulas remotas
Jogos e brincadeiras
Faixa etária ideal
title_short Jogos e brincadeiras como ferramentas didáticas para otimização da alfabetização do 3º ano: os desafios das aulas remotas
title_full Jogos e brincadeiras como ferramentas didáticas para otimização da alfabetização do 3º ano: os desafios das aulas remotas
title_fullStr Jogos e brincadeiras como ferramentas didáticas para otimização da alfabetização do 3º ano: os desafios das aulas remotas
title_full_unstemmed Jogos e brincadeiras como ferramentas didáticas para otimização da alfabetização do 3º ano: os desafios das aulas remotas
title_sort Jogos e brincadeiras como ferramentas didáticas para otimização da alfabetização do 3º ano: os desafios das aulas remotas
author SILVA, Kassia Barbosa da
author_facet SILVA, Kassia Barbosa da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Kassia Barbosa da
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Papel do professor
Aulas remotas
Jogos e brincadeiras
Faixa etária ideal
topic Alfabetização
Papel do professor
Aulas remotas
Jogos e brincadeiras
Faixa etária ideal
description Esta pesquisa tem como objetivo compreender como os jogos e brincadeiras influenciam na alfabetização direcionada às aulas remotas. Buscando identificar a importância do papel do professor durante esse processo e como está se dando aplicabilidade do lúdico, sabendo o quanto essa ferramenta é importante para alfabetização. Salientar também a importância do processo de alfabetizar na faixa etária ideia, e como desenvolve aspectos cognitivos na criança. A partir do surgimento de uma nova realidade surge uma problemática de como essas crianças estão sendo alfabetizada de forma lúdica e como o papel do professor mediante esse ensino a distancia, os principais desafios vivenciados pelos professores alfabetizadores neste período pandêmico. Em relação aos procedimentos metodológicos, esse estudo tem como método bibliográfico e qualitativo, o que possibilitou uma melhor compreensão para alfabetização na idade certa. O primeiro capítulo fala sobre a importância do lúdico na alfabetização. O segundo capítulo é a discussão sobre a importância e os benefícios sobre a alfabetização na idade estipulada. O terceiro capítulo é discutido a eficácia de jogos e brincadeiras na alfabetização em tempos pandêmicos e o papel do professor.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-27T14:41:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-27T14:41:49Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40274
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/40274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/40274/1/KASSIA_BARBOSA.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/40274/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d1f631addc9f5f4810a83560620c85d2
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460420351623168