Ludicidade e educação: a música como elemento lúdico e articulador das dimensões brincar e educar na Educação Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAETANO, Antônia Veras
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39666
Resumo: Este trabalho teve como foco abordar a importância da música na educação infantil, descrevendo a sua finalidade para o desenvolvimento da criança como um todo. A música é uma linguagem que expressa ideias, sensações, sentimentos e oportuniza experiências significativas, a música se estabelece de sons e silêncios, ela está presente nas mais diversas ocasiões sociais sejam elas de jubilo ou alegria, dor ou saudade. O presente trabalho tem como objetivo geral compreender a importância da música no âmbito da educação infantil como elemento lúdico e articulador das dimensões brincar e educar, bem como os benefícios de aprendizagens e desenvolvimento que ela pode proporcionar para as crianças da educação infantil. O objetivo derivou da seguinte pergunta: De que forma a música contribui para o desenvolvimento integral da criança? Os objetivos específicos foram assim elaborados: Analisar a interação e socialização entre as crianças que realizam as práticas de atividades musicais, envolvendo o brincar; distinguir as estratégias utilizadas na musicalidade, que possibilitará a criança desenvolver a criatividade, a percepção e a imaginação e apresentar a relevância da música como recurso pedagógico, na educação infantil, considerando a sua importância nas culturas populares. Apresentando também, introdução, desenvolvimento onde apresenta a fundamentação teórica, contendo o aponte teórico, analise e reflexão de dados obtidos e considerações finais. Para recolher dados empíricos foi feito uma pesquisa de abordagem bibliográfica qualitativa, os conceitos discutidos são fundamentados por autores de efetiva atuação e experiência na área tais como Kishimoto (2010), Vieira; Leão (2006), Ferreira (2021), Martinez e Pederiva (2021), Montenegro (2021), Piaget (1995), Gonçalves (2017), Vigostski (2001) e vários outros autores. A música contribui para o desenvolvimento infantil em seus vários aspectos físico-motor, intelectual, afetivo-emocional e social beneficiando as crianças da educação infantil.
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Os objetivos específicos foram assim elaborados: Analisar a interação e socialização entre as crianças que realizam as práticas de atividades musicais, envolvendo o brincar; distinguir as estratégias utilizadas na musicalidade, que possibilitará a criança desenvolver a criatividade, a percepção e a imaginação e apresentar a relevância da música como recurso pedagógico, na educação infantil, considerando a sua importância nas culturas populares. Apresentando também, introdução, desenvolvimento onde apresenta a fundamentação teórica, contendo o aponte teórico, analise e reflexão de dados obtidos e considerações finais. Para recolher dados empíricos foi feito uma pesquisa de abordagem bibliográfica qualitativa, os conceitos discutidos são fundamentados por autores de efetiva atuação e experiência na área tais como Kishimoto (2010), Vieira; Leão (2006), Ferreira (2021), Martinez e Pederiva (2021), Montenegro (2021), Piaget (1995), Gonçalves (2017), Vigostski (2001) e vários outros autores. 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